Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639686 |
Resumo: | Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva |
id |
UNICAMP-30_945b78b1badbac37b1ed3cc105d26f29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1149247 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literaturaReasons for reading in high school : the challenges of working with literatureEnsino médioLeituraLiteraturaHigh schoolReadingLiteratureOrientador: Ezequiel Theodoro da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo tem como objetivo compreender o olhar dos alunos sobre os papéis assumidos pelos textos literários nas aulas de língua portuguesa do Ensino Médio. Para tal, considerando que a função social e humanizadora da leitura literária pode ser potencializada pelo trabalho pedagógico realizado na escola, fez-se uma investigação com turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual localizada na cidade de São Paulo. Os dados coletados através de questionários sobre hábitos e motivação para a leitura (WIGFIELD; GUTHRIE, 1997; MATA et al, 2009) foram analisados quantitativa e qualitativamente em paralelo às orientações e diretrizes elaboradas pela esfera pública, que legitimam a presença e o papel da leitura literária nas aulas de língua portuguesa como eixo central da formação de leitores, frente à proposta classificatória e objetiva das avaliações de ingresso às universidades, que aferem competências julgadas como essenciais à admissão, permanência e graduação dos alunos no nível superior através da verificação de leitura de obras literárias, em sua maioria canônicas (BLOOM, 1995; CALVINO 2002), divulgadas de antemão pelas instituições. Desse modo, é central a ideia da literatura enquanto direito (CANDIDO, 1995, 2000) e do texto enquanto entidade aberta ao diálogo (BAKHTIN, 1997, 2006), assim como os apontamentos de Lajolo e Zilberman (1999) sobre a formação da leitura no Brasil, e Cereja (2004) e Leahy-Dios (2004) sobre a especificidade da literatura e da formação de leitores no Ensino Médio junto aos entraves dos vestibulares. As conclusões indicam que a fruição e a subjetividade da leitura literária são negligenciadas a partir do momento em que o trabalho com a literatura adquire na escola características não-literárias, pautadas no objetivismo e utilitarismo, frequentemente validados pelos formato dos exames vestibularesAbstract: This study aims to understand the students' perspective on the roles assumed by literary texts in Portuguese classes in high school. To this end, considering that the social and humanizing function of literary reading can be enhanced by the pedagogical work carried out in school, an investigation was made with classes from sophomore year of high school in a public school located in the city of São Paulo. The data were collected through questionnaires on habits and motivation for reading (WIGFIELD; GUTHRIE, 1997; MATA et al, 2009) and analyzed quantitatively and qualitatively in parallel to the guidelines developed by the public sphere, which legitimize the presence and role of the literary reading in Portuguese language classes as the main axis of the formation of a reading public, in opposition to the classificatory and objective proposal of college entrance examinations, which assess competences understood as essential to the admission, permanence and graduation of students at the university through the reading verification of - mostly canonical - literary works (BLOOM, 1995; CALVINO 2002), previously released by the institutions. Therefore, it is central the idea of literature as a right (CANDIDO, 1995, 2000) and of the text as an entity open to dialogue (BAKHTIN, 1997, 2006), as well as the notes of Lajolo and Zilberman (1999) on the formation of a reading public in Brazil and Cereja (2004) and Leahy-Dios (2004) on the specificity of literature and the formation of readers in high school with the barriers of college entrance examinations. The conclusion states that the enjoyment and subjectivity of the literary reading are neglected from the moment that the work with literature acquires non-literary characteristics at school, based on objectivism and usefulness, that are often validated by the format of entrance examMestradoEducaçãoMestre em EducaçãoCAPES88882.434775/2019-01[s.n.]Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-Ferreira, Norma Sandra de AlmeidaSantos, Oton Magno Santana dosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampião, Paula Crepaldi, 1993-20202020-08-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 159 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639686CAMPIÃO, Paula Crepaldi. Motivos para a leitura no Ensino Médio: os desafios do trabalho com literatura. 2020. 1 recurso online ( 159 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639686. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1149247Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-16T07:35:22Zoai::1149247Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-09-16T07:35:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literatura Reasons for reading in high school : the challenges of working with literature |
title |
Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literatura |
spellingShingle |
Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literatura Campião, Paula Crepaldi, 1993- Ensino médio Leitura Literatura High school Reading Literature |
title_short |
Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literatura |
title_full |
Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literatura |
title_fullStr |
Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literatura |
title_full_unstemmed |
Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literatura |
title_sort |
Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literatura |
author |
Campião, Paula Crepaldi, 1993- |
author_facet |
Campião, Paula Crepaldi, 1993- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948- Ferreira, Norma Sandra de Almeida Santos, Oton Magno Santana dos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campião, Paula Crepaldi, 1993- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Leitura Literatura High school Reading Literature |
topic |
Ensino médio Leitura Literatura High school Reading Literature |
description |
Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-08-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639686 CAMPIÃO, Paula Crepaldi. Motivos para a leitura no Ensino Médio: os desafios do trabalho com literatura. 2020. 1 recurso online ( 159 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639686. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639686 |
identifier_str_mv |
CAMPIÃO, Paula Crepaldi. Motivos para a leitura no Ensino Médio: os desafios do trabalho com literatura. 2020. 1 recurso online ( 159 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639686. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1149247 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online ( 159 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189165470842880 |