Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campião, Paula Crepaldi, 1993-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639686
Resumo: Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
id UNICAMP-30_945b78b1badbac37b1ed3cc105d26f29
oai_identifier_str oai::1149247
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literaturaReasons for reading in high school : the challenges of working with literatureEnsino médioLeituraLiteraturaHigh schoolReadingLiteratureOrientador: Ezequiel Theodoro da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente estudo tem como objetivo compreender o olhar dos alunos sobre os papéis assumidos pelos textos literários nas aulas de língua portuguesa do Ensino Médio. Para tal, considerando que a função social e humanizadora da leitura literária pode ser potencializada pelo trabalho pedagógico realizado na escola, fez-se uma investigação com turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual localizada na cidade de São Paulo. Os dados coletados através de questionários sobre hábitos e motivação para a leitura (WIGFIELD; GUTHRIE, 1997; MATA et al, 2009) foram analisados quantitativa e qualitativamente em paralelo às orientações e diretrizes elaboradas pela esfera pública, que legitimam a presença e o papel da leitura literária nas aulas de língua portuguesa como eixo central da formação de leitores, frente à proposta classificatória e objetiva das avaliações de ingresso às universidades, que aferem competências julgadas como essenciais à admissão, permanência e graduação dos alunos no nível superior através da verificação de leitura de obras literárias, em sua maioria canônicas (BLOOM, 1995; CALVINO 2002), divulgadas de antemão pelas instituições. Desse modo, é central a ideia da literatura enquanto direito (CANDIDO, 1995, 2000) e do texto enquanto entidade aberta ao diálogo (BAKHTIN, 1997, 2006), assim como os apontamentos de Lajolo e Zilberman (1999) sobre a formação da leitura no Brasil, e Cereja (2004) e Leahy-Dios (2004) sobre a especificidade da literatura e da formação de leitores no Ensino Médio junto aos entraves dos vestibulares. As conclusões indicam que a fruição e a subjetividade da leitura literária são negligenciadas a partir do momento em que o trabalho com a literatura adquire na escola características não-literárias, pautadas no objetivismo e utilitarismo, frequentemente validados pelos formato dos exames vestibularesAbstract: This study aims to understand the students' perspective on the roles assumed by literary texts in Portuguese classes in high school. To this end, considering that the social and humanizing function of literary reading can be enhanced by the pedagogical work carried out in school, an investigation was made with classes from sophomore year of high school in a public school located in the city of São Paulo. The data were collected through questionnaires on habits and motivation for reading (WIGFIELD; GUTHRIE, 1997; MATA et al, 2009) and analyzed quantitatively and qualitatively in parallel to the guidelines developed by the public sphere, which legitimize the presence and role of the literary reading in Portuguese language classes as the main axis of the formation of a reading public, in opposition to the classificatory and objective proposal of college entrance examinations, which assess competences understood as essential to the admission, permanence and graduation of students at the university through the reading verification of - mostly canonical - literary works (BLOOM, 1995; CALVINO 2002), previously released by the institutions. Therefore, it is central the idea of literature as a right (CANDIDO, 1995, 2000) and of the text as an entity open to dialogue (BAKHTIN, 1997, 2006), as well as the notes of Lajolo and Zilberman (1999) on the formation of a reading public in Brazil and Cereja (2004) and Leahy-Dios (2004) on the specificity of literature and the formation of readers in high school with the barriers of college entrance examinations. The conclusion states that the enjoyment and subjectivity of the literary reading are neglected from the moment that the work with literature acquires non-literary characteristics at school, based on objectivism and usefulness, that are often validated by the format of entrance examMestradoEducaçãoMestre em EducaçãoCAPES88882.434775/2019-01[s.n.]Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-Ferreira, Norma Sandra de AlmeidaSantos, Oton Magno Santana dosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCampião, Paula Crepaldi, 1993-20202020-08-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 159 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639686CAMPIÃO, Paula Crepaldi. Motivos para a leitura no Ensino Médio: os desafios do trabalho com literatura. 2020. 1 recurso online ( 159 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639686. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1149247Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-16T07:35:22Zoai::1149247Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-09-16T07:35:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literatura
Reasons for reading in high school : the challenges of working with literature
title Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literatura
spellingShingle Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literatura
Campião, Paula Crepaldi, 1993-
Ensino médio
Leitura
Literatura
High school
Reading
Literature
title_short Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literatura
title_full Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literatura
title_fullStr Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literatura
title_full_unstemmed Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literatura
title_sort Motivos para a leitura no Ensino Médio : os desafios do trabalho com literatura
author Campião, Paula Crepaldi, 1993-
author_facet Campião, Paula Crepaldi, 1993-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-
Ferreira, Norma Sandra de Almeida
Santos, Oton Magno Santana dos
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Campião, Paula Crepaldi, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Leitura
Literatura
High school
Reading
Literature
topic Ensino médio
Leitura
Literatura
High school
Reading
Literature
description Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-08-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639686
CAMPIÃO, Paula Crepaldi. Motivos para a leitura no Ensino Médio: os desafios do trabalho com literatura. 2020. 1 recurso online ( 159 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639686. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639686
identifier_str_mv CAMPIÃO, Paula Crepaldi. Motivos para a leitura no Ensino Médio: os desafios do trabalho com literatura. 2020. 1 recurso online ( 159 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639686. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1149247
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 159 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189165470842880