A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basei, Andréia Paula, 1984-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639883
Resumo: Orientador: Andréia Paula Basei
id UNICAMP-30_9467c4b70a722b4c3bf89c2fd38e02bb
oai_identifier_str oai::1157214
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, ParanáSocial participation as an element of democratic management within the scope of curricular activities complement in the micro-region of Ivaiporã, ParanáPoliticas públicas em educaçãoGestão democráticaParticipação socialEducação básicaPublic educational policiesDemocratic managementSocial participationBasic educationOrientador: Andréia Paula BaseiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa tem como foco a participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das Atividades Complementares Curriculares na microrregião de Ivaiporã, Paraná. Estas atividades desenvolvidas por meio de programas de políticas públicas são indutoras da ampliação das oportunidades de aprendizagem de crianças e adolescentes em direção a ampliação da jornada escolar na perspectiva da educação integral e da melhoria da qualidade da educação. O objetivo consiste em analisar e compreender as configurações das Atividades Complementares Curriculares em contraturno na educação básica na microrregião de Ivaiporã, PR e quais os canais, as formas e os mecanismos da participação social enquanto elemento da gestão democrática e sua influência no processo de gestão local da política educacional de ampliação da jornada escolar. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como fonte de informações os documentos elaborados e divulgados que estabelecem as diretrizes para tais atividades em nível estadual. Subsequente, o trabalho dialoga com os gestores escolares e representante do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, PR, que aderiram e desenvolvem as atividades de complementação curricular, tendo como referência um aporte teórico com bases nas discussões de políticas públicas, ampliação das oportunidades de aprendizagem, participação social e gestão democrática. Realiza-se uma análise crítica a partir dos dados empíricos coletados em que se evidencia a fragilidade destes processos no âmbito educacional. Conclui-se que a participação social é tida como elemento fundante da gestão democrática em níveis teóricos de planejamento, implementação e avaliação das políticas relativas as atividades. Todavia, em níveis práticos/efetivos se configura como pseudoparticipação ou participação parcial, caracterizando o grau de controle sobre a efetividade das ações apenas como informação e/ou como consulta obrigatória. É possível observar também que a concessão aos atores e segmentos da comunidade escolar da oportunidade/direito de participar é limitada aos canais, formas e mecanismos de participação necessários ao atendimento das exigências burocráticas nos processos decisórios para planejamento, implantação, implementação e avaliação desta política públicaAbstract: This research focuses on social participation as an element of democratic management within the scope of Curricular Activities Complementary in the micro-region of Ivaiporã, Paraná. These activities developed through public policy programs are conducive to the expansion of learning opportunities for children and adolescents in the direction of expanding the school day in the perspective of comprehensive education and improving the quality of education. The objective is to analyze and understand the configurations of Curricular Activities Complementary in basic education in the micro-region of Ivaiporã, PR and which are the channels, forms and mechanisms of social participation as an element of democratic management and its influence in the local management process educational policy to extend the school day. It is a qualitative research, which had as a source of information the documents prepared and disseminated that establish the guidelines for such activities at the state level. Subsequently, the work dialogues with school administrators and a representative from the Regional Education Center of Ivaiporã, PR, who joined and developed the curricular activities complementation, based on a theoretical contribution based on discussions of public policies, expansion of learning opportunities, social participation and democratic management. A critical analysis is carried out based on the empirical data collected, showing the fragility of these processes in the educational field. It is concluded that social participation is seen as a fundamental element of democratic management at theoretical levels of planning, implementation and evaluation of policies related to activities. However, at practical / effective levels it is configured as pseudoparticipation or partial participation, characterizing the degree of control over the effectiveness of the actions only as information and / or as a mandatory consultation. It is also possible to observe that the granting to the actors and segments of the school community the opportunity / right to participate is limited to the channels, forms and mechanisms of participation necessary to meet the bureaucratic requirements in the decision-making processes for planning, implantation, implementing and evaluating this public policyDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Gohn, Maria da Glória Marcondes, 1947-Silva, Andréia de OliveiraPaiva, Angela RandolphoMachado, CristianeGanzeli, PedroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBasei, Andréia Paula, 1984-20202020-09-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 218 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639883BASEI, Andréia Paula. A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná. 2020. 1 recurso online ( 218 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639883. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157214Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-04T17:02:53Zoai::1157214Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-11-04T17:02:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná
Social participation as an element of democratic management within the scope of curricular activities complement in the micro-region of Ivaiporã, Paraná
title A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná
spellingShingle A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná
Basei, Andréia Paula, 1984-
Politicas públicas em educação
Gestão democrática
Participação social
Educação básica
Public educational policies
Democratic management
Social participation
Basic education
title_short A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná
title_full A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná
title_fullStr A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná
title_full_unstemmed A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná
title_sort A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná
author Basei, Andréia Paula, 1984-
author_facet Basei, Andréia Paula, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gohn, Maria da Glória Marcondes, 1947-
Silva, Andréia de Oliveira
Paiva, Angela Randolpho
Machado, Cristiane
Ganzeli, Pedro
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Basei, Andréia Paula, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Politicas públicas em educação
Gestão democrática
Participação social
Educação básica
Public educational policies
Democratic management
Social participation
Basic education
topic Politicas públicas em educação
Gestão democrática
Participação social
Educação básica
Public educational policies
Democratic management
Social participation
Basic education
description Orientador: Andréia Paula Basei
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-09-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639883
BASEI, Andréia Paula. A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná. 2020. 1 recurso online ( 218 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639883. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639883
identifier_str_mv BASEI, Andréia Paula. A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná. 2020. 1 recurso online ( 218 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639883. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157214
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online ( 218 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189166329626624