A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639883 |
Resumo: | Orientador: Andréia Paula Basei |
id |
UNICAMP-30_9467c4b70a722b4c3bf89c2fd38e02bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1157214 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, ParanáSocial participation as an element of democratic management within the scope of curricular activities complement in the micro-region of Ivaiporã, ParanáPoliticas públicas em educaçãoGestão democráticaParticipação socialEducação básicaPublic educational policiesDemocratic managementSocial participationBasic educationOrientador: Andréia Paula BaseiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa tem como foco a participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das Atividades Complementares Curriculares na microrregião de Ivaiporã, Paraná. Estas atividades desenvolvidas por meio de programas de políticas públicas são indutoras da ampliação das oportunidades de aprendizagem de crianças e adolescentes em direção a ampliação da jornada escolar na perspectiva da educação integral e da melhoria da qualidade da educação. O objetivo consiste em analisar e compreender as configurações das Atividades Complementares Curriculares em contraturno na educação básica na microrregião de Ivaiporã, PR e quais os canais, as formas e os mecanismos da participação social enquanto elemento da gestão democrática e sua influência no processo de gestão local da política educacional de ampliação da jornada escolar. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, que teve como fonte de informações os documentos elaborados e divulgados que estabelecem as diretrizes para tais atividades em nível estadual. Subsequente, o trabalho dialoga com os gestores escolares e representante do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, PR, que aderiram e desenvolvem as atividades de complementação curricular, tendo como referência um aporte teórico com bases nas discussões de políticas públicas, ampliação das oportunidades de aprendizagem, participação social e gestão democrática. Realiza-se uma análise crítica a partir dos dados empíricos coletados em que se evidencia a fragilidade destes processos no âmbito educacional. Conclui-se que a participação social é tida como elemento fundante da gestão democrática em níveis teóricos de planejamento, implementação e avaliação das políticas relativas as atividades. Todavia, em níveis práticos/efetivos se configura como pseudoparticipação ou participação parcial, caracterizando o grau de controle sobre a efetividade das ações apenas como informação e/ou como consulta obrigatória. É possível observar também que a concessão aos atores e segmentos da comunidade escolar da oportunidade/direito de participar é limitada aos canais, formas e mecanismos de participação necessários ao atendimento das exigências burocráticas nos processos decisórios para planejamento, implantação, implementação e avaliação desta política públicaAbstract: This research focuses on social participation as an element of democratic management within the scope of Curricular Activities Complementary in the micro-region of Ivaiporã, Paraná. These activities developed through public policy programs are conducive to the expansion of learning opportunities for children and adolescents in the direction of expanding the school day in the perspective of comprehensive education and improving the quality of education. The objective is to analyze and understand the configurations of Curricular Activities Complementary in basic education in the micro-region of Ivaiporã, PR and which are the channels, forms and mechanisms of social participation as an element of democratic management and its influence in the local management process educational policy to extend the school day. It is a qualitative research, which had as a source of information the documents prepared and disseminated that establish the guidelines for such activities at the state level. Subsequently, the work dialogues with school administrators and a representative from the Regional Education Center of Ivaiporã, PR, who joined and developed the curricular activities complementation, based on a theoretical contribution based on discussions of public policies, expansion of learning opportunities, social participation and democratic management. A critical analysis is carried out based on the empirical data collected, showing the fragility of these processes in the educational field. It is concluded that social participation is seen as a fundamental element of democratic management at theoretical levels of planning, implementation and evaluation of policies related to activities. However, at practical / effective levels it is configured as pseudoparticipation or partial participation, characterizing the degree of control over the effectiveness of the actions only as information and / or as a mandatory consultation. It is also possible to observe that the granting to the actors and segments of the school community the opportunity / right to participate is limited to the channels, forms and mechanisms of participation necessary to meet the bureaucratic requirements in the decision-making processes for planning, implantation, implementing and evaluating this public policyDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Gohn, Maria da Glória Marcondes, 1947-Silva, Andréia de OliveiraPaiva, Angela RandolphoMachado, CristianeGanzeli, PedroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBasei, Andréia Paula, 1984-20202020-09-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 218 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639883BASEI, Andréia Paula. A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná. 2020. 1 recurso online ( 218 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639883. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157214Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-04T17:02:53Zoai::1157214Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-11-04T17:02:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná Social participation as an element of democratic management within the scope of curricular activities complement in the micro-region of Ivaiporã, Paraná |
title |
A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná |
spellingShingle |
A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná Basei, Andréia Paula, 1984- Politicas públicas em educação Gestão democrática Participação social Educação básica Public educational policies Democratic management Social participation Basic education |
title_short |
A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná |
title_full |
A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná |
title_fullStr |
A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná |
title_full_unstemmed |
A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná |
title_sort |
A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná |
author |
Basei, Andréia Paula, 1984- |
author_facet |
Basei, Andréia Paula, 1984- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gohn, Maria da Glória Marcondes, 1947- Silva, Andréia de Oliveira Paiva, Angela Randolpho Machado, Cristiane Ganzeli, Pedro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Basei, Andréia Paula, 1984- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Politicas públicas em educação Gestão democrática Participação social Educação básica Public educational policies Democratic management Social participation Basic education |
topic |
Politicas públicas em educação Gestão democrática Participação social Educação básica Public educational policies Democratic management Social participation Basic education |
description |
Orientador: Andréia Paula Basei |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-09-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639883 BASEI, Andréia Paula. A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná. 2020. 1 recurso online ( 218 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639883. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639883 |
identifier_str_mv |
BASEI, Andréia Paula. A participação social como elemento da gestão democrática no âmbito das atividades complementares curriculares em contraturno na microrregião de Ivaiporã, Paraná. 2020. 1 recurso online ( 218 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639883. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157214 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online ( 218 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189166329626624 |