Arqueologia do fazer : uma trajetoria e o uso tecno-expressivo dos pigmentosna fatura da tempera

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Darli Reinalda Pinto de
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583225
Resumo: Orientador: Jose Roberto Teixeira Leite
id UNICAMP-30_94c77a854fbbb7fa3fb0b0a108c83a3e
oai_identifier_str oai::102453
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Arqueologia do fazer : uma trajetoria e o uso tecno-expressivo dos pigmentosna fatura da temperaPigmentosMateriais de pinturaArte - PesquisaOrientador: Jose Roberto Teixeira LeiteDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O tema da dissertação tem como objetivo desenvolver uma Arqueologia do Fazer Artístico a partir do estudo de uma técnica pictórica, que deu origem às primeiras pinturas rupestres nos primórdios da civilização, a do Homo Sapiens, representando a trajetória dos pigmentos como fonte de natureza cromática e como meio expressivo. Essa abordagem se concentra na investigação dos métodos e dos processos envolvidos na Fatura da Têmpera, utilizando diferentes suportes como papel artesanal, madeira, tela, lona, tecidos e outros, fazendo da Têmpera um exercício de criatividade e de meta - linguagem. A pesquisa, irá possibilitar a criação de uma sintaxe verbal e não - verbal, através da materialização de um produto artístico, criado na alquimia do Fazer Artístíco. Representa, sobretudo, um momento de reflexão do próprio FAZER e um aprofundamento do pensamento estético - plástico - visual. O fato de resgatar uma técnica milenar não visa repetir o que já foi feito, mas buscar a diferença e apresentar, enquanto produção, um conjunto de trabalhos realizados a partir de uma outra proposição metodológica no processotécnico da Têmpera. Procuro estabelecer uma relação de afinidades da pintura com o suporte, buscando uma identidade corpórea, essência da matéria utilizada, construindo uma nova materialidade pictórica e ampliando o conceito de suporte, aqui, entendido como linguagem. A origem deste projeto surgiu com a descoberta das minas naturais de pigmentos, terras coloridas,verdadeiras áreas pictóricas- poéticas- da região de Rio Acima - Nova Lima- Minas Gerais, e empregados "in natura" nas pinturas de Têmperas. Estes locais foram selecionados, por se tratarem de regiões privilegiadas em substâncias cromáticas, argilo minerais, destacando-se as terras queimadas - vermelhas - os tons ocres e os amarelos. Estas amostras foram processadas em laboratórios para a identificação de suas características mineralógicas como produção de conhecimento da natureza do material e de sua completa purificação artesanal para a pinturaAbstract: The theme of this dissertation has as its objective to develop "an Arqueology of "artistic doing" beggining from the study of a pictorial technique which gave rise to the stone paintings at the dawn of civilization of Homo Sapiens - representing the development of pigments as a source of a natural chromatic means of expression. This method concentrates on the investigation of the methods and processes involved in the making of TEMPRA and by the use of various supports such as hand made paper, wood, cloth and other fabrics (no stones) making Tempera an exercize in creativity and metalanguage. The research will make possible the creation of a verbal and no-verbal sign-sintax through the materialization of an artistic product created through the alchemy of the artistic action. It represents above ali, a moment of reflexion of the act of MAKING and a deepenting of esthetic visual plastic thoughi. The revival of an ancient technique does not search for repetition but for "difference" and through a body of work, proposes a new methodology to the process of Tempra. I seek to establish a relationship between the affinities of painting with it's support, searching a corporeal identity of the essence of the material used thereby constructing a new pictorial materiality and extending the concept of support, here assumed as language. The origin of this project carne about through the discovery of the mines of natural pigments, colored earth, and trully pictorial and poetic regions of the Rico Acima - Nova Lima - in the state of Minas Gerais and which were applied "in natura" on the Tempra paintings. These locations were-chosen for being abundant in cromatic substances among which the red earth, ocre and yellow are most common. The samplings there gathered, were processed in the laboratory in order to identify their mineralogical characteristics as a means of cataloguing the nature of the materiais and for their complete purification for applications in paintingMestradoMestre em Artes[s.n.]Leite, José Roberto Teixeira, 1930-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Darli Reinalda Pinto de19951996-02-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf application/x-compressed mp4157 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583225OLIVEIRA, Darli Reinalda Pinto de. Arqueologia do fazer: uma trajetoria e o uso tecno-expressivo dos pigmentosna fatura da tempera. 1995. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583225. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/102453https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/102453https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/102453porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-19T15:50:02Zoai::102453Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-08-19T15:50:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arqueologia do fazer : uma trajetoria e o uso tecno-expressivo dos pigmentosna fatura da tempera
title Arqueologia do fazer : uma trajetoria e o uso tecno-expressivo dos pigmentosna fatura da tempera
spellingShingle Arqueologia do fazer : uma trajetoria e o uso tecno-expressivo dos pigmentosna fatura da tempera
Oliveira, Darli Reinalda Pinto de
Pigmentos
Materiais de pintura
Arte - Pesquisa
title_short Arqueologia do fazer : uma trajetoria e o uso tecno-expressivo dos pigmentosna fatura da tempera
title_full Arqueologia do fazer : uma trajetoria e o uso tecno-expressivo dos pigmentosna fatura da tempera
title_fullStr Arqueologia do fazer : uma trajetoria e o uso tecno-expressivo dos pigmentosna fatura da tempera
title_full_unstemmed Arqueologia do fazer : uma trajetoria e o uso tecno-expressivo dos pigmentosna fatura da tempera
title_sort Arqueologia do fazer : uma trajetoria e o uso tecno-expressivo dos pigmentosna fatura da tempera
author Oliveira, Darli Reinalda Pinto de
author_facet Oliveira, Darli Reinalda Pinto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leite, José Roberto Teixeira, 1930-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Darli Reinalda Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Pigmentos
Materiais de pintura
Arte - Pesquisa
topic Pigmentos
Materiais de pintura
Arte - Pesquisa
description Orientador: Jose Roberto Teixeira Leite
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1996-02-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583225
OLIVEIRA, Darli Reinalda Pinto de. Arqueologia do fazer: uma trajetoria e o uso tecno-expressivo dos pigmentosna fatura da tempera. 1995. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583225. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583225
identifier_str_mv OLIVEIRA, Darli Reinalda Pinto de. Arqueologia do fazer: uma trajetoria e o uso tecno-expressivo dos pigmentosna fatura da tempera. 1995. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583225. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/102453
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/102453
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/102453
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf application/x-compressed mp4
157 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188783092924416