O feminino pelos olhos de demonólogos espanhóis dos séculos XVI e XVII
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638955 |
Resumo: | Orientador: Rui Luis Rodrigues |
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O feminino pelos olhos de demonólogos espanhóis dos séculos XVI e XVIIThe feminine through the eyes of 16th and 17th century spanish DemonologistsDemonologia - EspanhaFeitiçaria - EspanhaDemonology - SpainWitchcraft - SpainOrientador: Rui Luis RodriguesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Em meio a intensas transformações políticas, econômicas e religiosas que perpassaram a Espanha dos séculos XVI e XVII, um fenômeno intrigante foi a grande perseguição às bruxas que se instaurou não somente na Península Ibérica, mas em todo o continente europeu e atingiu, majoritariamente, as mulheres. Esta pesquisa possuiu o intuito de investigar como a mulher e, mais especificamente, a figura da bruxa foram retratadas e constituídas dialeticamente em tratados demonológicos Católicos espanhóis. Para tanto, além de nos basearmos em um cuidadoso levantamento bibliográfico acerca do tema, procedemos à análise de um conjunto de tratados demonológicos e comportamentais, além de um manual confessional produzidos na Espanha entre os anos de 1529 e 1652. Através desse discurso particular estruturado pelos demonólogos, e levando em consideração suas especificidades, pudemos compreender mais claramente como se deu a construção teórica da bruxa; como e porque a sua existência fazia sentido dentro de uma compreensão maior da realidade e, em especial, como foi construída a sua relação pressuposta com a mulher. Assim, o estudo abarcou um corpus de seis Tratados, sendo eles quatro demonológicos (CASTAÑEGA, Martín de, Tratado de las supersticiones y hechicerías y de la possibilidad y remedio dellas, Logroño: Miguel de Eguía, 1529; CIRUELO, Pedro, Reprouacion de las supersticiones y hechizerias: Libro muy utile y necessario a todos los buenos christianos, Salamanca: Pedro de Castro, 1538 ¿ consultada também a edição de 1551 da mesma obra, publicada na cidade de Medina del Campo pela casa editorial de Guillermo de Millis; NAVARRO, Gaspar. Tribunal de superstición ladina, explorador del saber, astucia, y poder del demonio; en que se condena lo que suele correr por bueno en hechizos, agüeros, ensalmos, vanos saludadores, malefi cios, conjuros, arte notoria, cabalista, y paulina y semejantes acciones vulgare, Huesca: Pedro Blusón, 1631; BLASCO DE LANUZA, Francisco de, Patrocinio de ángeles y combate de demonios, Real Monasterio de San Juan de la Peña: Juan Nogues, 1652), dois comportamentais (CERDA, Juan de la. Libro intitulado vida politica de todos los estados de mugeres: en el qual se dan muy prouechosos y Christianos documentos y auisos, para criarse y conseruarse deuidamente las Mugeres en sus estados, Alcalá de Henares: Biuda de Juan Gracian, 1599; MARIA, Joseph de Jesus. Primera Parte de las Excelencias y victorias de la virtud de la castidad. Alcalá de Henares: Biuda de Juan Gracian, 1601) e um manual confessional (CIRUELO, Pedro. Arte de bien confessar, assi para el confessor como para el penitente. Valladollid: Maestro Nicolas Tyerri [editor], 1534). Esperamos, com esta investigação, contribuir não apenas para uma compreensão mais acurada do fenômeno da perseguição à bruxaria, mas também para uma discussão mais ampla das questões de gênero no âmbito da primeira modernidade europeiaAbstract: In the midst of the intense political, economic and religious transformations that permeated Spain in the 16th and 17th centuries, an intriguing phenomenon was the great persecution of witches that took place not only in the Iberian Peninsula, but throughout the European continent and affected, mainly, the women. This research aims to investigate how the woman and, more specifically, the figure of the witch were portrayed and dialectically constituted in Spanish Catholic demonological treatises. Therefore, besides being based on a careful bibliographical survey on the subject, we proceeded to the analysis of a set of demonological and behavioral treatises, as well as a confessional manual produced in Spain between 1529 and 1652. Through this particular discourse structured by the demonologists, and taking into consideration their specificities, we were able to understand more clearly how the witch's theoretical construction took place; how and why their existence made sense within a greater understanding of reality and in particular how their presupposed relationship with women was built. Thus, the study encompassed a corpus of six Treaties, four of them being demonological (CASTAÑEGA, Martín de, Tratado de las supersticiones y hechicerías y de la possibilidad y remedio dellas, Logroño: Miguel de Eguía, 1529; CIRUELO, Pedro, Reprouacion de las supersticiones y hechizerias: Libro muy utile y necessario a todos los buenos christianos, Salamanca: Pedro de Castro, 1538 ¿ consultada também a edição de 1551 da mesma obra, publicada na cidade de Medina del Campo pela casa editorial de Guillermo de Millis; NAVARRO, Gaspar. Tribunal de superstición ladina, explorador del saber, astucia, y poder del demonio; en que se condena lo que suele correr por bueno en hechizos, agüeros, ensalmos, vanos saludadores, malefi cios, conjuros, arte notoria, cabalista, y paulina y semejantes acciones vulgare, Huesca: Pedro Blusón, 1631; BLASCO DE LANUZA, Francisco de, Patrocinio de ángeles y combate de demonios, Real Monasterio de San Juan de la Peña: Juan Nogues, 1652) two behavioral (CERDA, Juan de la. Libro intitulado vida politica de todos los estados de mugeres: en el qual se dan muy prouechosos y Christianos documentos y auisos, para criarse y conseruarse deuidamente las Mugeres en sus estados, Alcalá de Henares: Biuda de Juan Gracian, 1599; MARIA, Joseph de Jesus. Primera Parte de las Excelencias y victorias de la virtud de la castidad. Alcalá de Henares: Biuda de Juan Gracian, 1601) and a confessional manual (CIRUELO, Pedro. Arte de bien confessar, assi para el confessor como para el penitente. Valladollid: Maestro Nicolas Tyerri [editor], 1534). We hope, with this investigation, to contribute not only to a more accurate understanding of the phenomenon of the persecution of witchcraft, but also to a broader discussion of gender issues in the context of an Early Modern EuropeMestradoHistória CulturalMestra em HistóriaCNPQ130200/2018-2 [s.n.]Rodrigues, Rui Luis, 1966-Megiani, Ana Paula TorresRodrigues, Aldair CarlosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASWitzler, Nara Barrozo, 1994-20202020-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (160 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638955WITZLER, Nara Barrozo. O feminino pelos olhos de demonólogos espanhóis dos séculos XVI e XVII. 2020. 1 recurso online (160 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638955. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128928Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-22T11:06:48Zoai::1128928Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-22T11:06:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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