Uma historia de constituição de genero discursivo em sala de aula : cartas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Anna Carla de Oliveira Dini
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600063
Resumo: Orientador: Raquel Salek Fiad
id UNICAMP-30_95210d14aea38fabeaa377e84e81b855
oai_identifier_str oai::340753
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uma historia de constituição de genero discursivo em sala de aula : cartasGeneros discursivosEnsinoAprendizagemOrientador: Raquel Salek FiadDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho analisa como se deu a constituição de um gênero discursivo ¿ a carta ¿ em sala de aula. Para isto, considera dois aspectos: a) O resgate da experiência pedagógica, através das narrativas registradas em um diário de campo. A partir desse resgate, busco entender, como pesquisadora, os pensamentos que presidiram as minhas ações, na época, e refletir sobre elas, baseando-me no conhecimento de uma literatura sobre o assunto. b) A concepção de carta, como prática de linguagem, (re)formulada pelos alunos, a partir do que já conheciam sobre o ato de escrever cartas, trazido das experiências pessoais, e de um outro significado que este ato assumiu para eles, quando foram convidados a escrever cartas em sala de aula. A construção desta concepção pode ser observada através dos sinais deixados pelos alunos nos textos que produziramAbstract: This study intends to analyze the constitution of a discursive gender ¿ the letter ¿ carried out in Portuguese classes. This study considers to main aspects: a) The recover of my personal pedagogical experience through some narratives written in a field diary. Through this recover, I tried to understand, as a researcher, the previous ideas that guided my actions in that time. By doing so, I could reflect on my pedagogical practice, always based on some specific literature about this subject. b) The conception of the letter, as a language practice, (re)formulated by the students according to what they had already known about writing letters brought by their personal experience. After that, I investigated the new meaning the students could find out in the moment they were invited to write letters in class. The construction of a new conception of the letter gender could be observed through the traces left by the students in the texts they have writtenMestradoEnsino-Aprendizagem de Lingua MaternaMestre em Linguística Aplicada[s.n.]Fiad, Raquel Salek, 1948-Mayrink-Sabinson, Maria Laura TrindadeSilva, Lilian Lopes Martin daAbaurre, Maria Bernadete MarquesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCunha, Anna Carla de Oliveira Dini20052005-02-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf161p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600063CUNHA, Anna Carla de Oliveira Dini. Uma historia de constituição de genero discursivo em sala de aula: cartas. 2005. 161p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600063. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/340753porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:12:18Zoai::340753Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:12:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma historia de constituição de genero discursivo em sala de aula : cartas
title Uma historia de constituição de genero discursivo em sala de aula : cartas
spellingShingle Uma historia de constituição de genero discursivo em sala de aula : cartas
Cunha, Anna Carla de Oliveira Dini
Generos discursivos
Ensino
Aprendizagem
title_short Uma historia de constituição de genero discursivo em sala de aula : cartas
title_full Uma historia de constituição de genero discursivo em sala de aula : cartas
title_fullStr Uma historia de constituição de genero discursivo em sala de aula : cartas
title_full_unstemmed Uma historia de constituição de genero discursivo em sala de aula : cartas
title_sort Uma historia de constituição de genero discursivo em sala de aula : cartas
author Cunha, Anna Carla de Oliveira Dini
author_facet Cunha, Anna Carla de Oliveira Dini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiad, Raquel Salek, 1948-
Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade
Silva, Lilian Lopes Martin da
Abaurre, Maria Bernadete Marques
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Anna Carla de Oliveira Dini
dc.subject.por.fl_str_mv Generos discursivos
Ensino
Aprendizagem
topic Generos discursivos
Ensino
Aprendizagem
description Orientador: Raquel Salek Fiad
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-02-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600063
CUNHA, Anna Carla de Oliveira Dini. Uma historia de constituição de genero discursivo em sala de aula: cartas. 2005. 161p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600063. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CUNHA, Anna Carla de Oliveira Dini. Uma historia de constituição de genero discursivo em sala de aula: cartas. 2005. 161p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600063. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600063
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/340753
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
161p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188924308848640