Patrimônio impresso : constituição, práticas culturais e circulação de saberes da biblioteca Histórica da EE Culto à Ciência de Campinas/SP (1896 a 1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Joel Martins, 1979-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14443
Resumo: Orientador: Maria Cristina Menezes
id UNICAMP-30_9576fb7cd1dd7cc3bb44f28ab43066f3
oai_identifier_str oai::1371719
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Patrimônio impresso : constituição, práticas culturais e circulação de saberes da biblioteca Histórica da EE Culto à Ciência de Campinas/SP (1896 a 1930)Printed heritage : constitution, cultural practices and circulation of knowledge in the historical library of EE Culto à Ciência de Campinas, São Paulo, Brazil (1896 to 1930)Escola Estadual Culto à CiênciaEnsino secundárioBibliotecas escolares - HistóriaPatrimônio históricoEscola Estadual Culto à Ciência (São Paulo, Brazil)Higt schoolSchool historic libraryHistorical heritageOrientador: Maria Cristina MenezesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente tese investigou a constituição e a trajetória da "Biblioteca Histórica" do antigo Ginásio do Estado, em Campinas, São Paulo, atual Escola Estadual Culto à Ciência. Para tal objetivo, problematizou a referida biblioteca a partir do processo de patrimonialização da escola, tombada como patrimônio histórico e cultural do Estado de São Paulo e da cidade de Campinas, entendendo-a como um bem móvel constituído Patrimônio Histórico Bibliográfico, integrado ao patrimônio arquitetônico tombado. O referencial teórico-metodológico persegue estudos sobre a categoria "culturas escolares", buscando rastrear, nos indícios das marcas culturais, os usos que se fez desta biblioteca, bem como se formou e se desenvolveu este fundo bibliográfico. Utilizou-se dos conceitos de Julia (2001), Viñao Frago (2006) e Escolano Benito (2017), dentre outros estudiosos da temática. A pesquisa histórica foi construída com o suporte das fontes documentais preservadas no arquivo histórico da instituição, em especial, nos documentos manuscritos e nos manuais, compêndios e demais livros que integram o fundo bibliográfico. A leitura e interpretação das fontes documentais, considerando a interlocução entre elas, apontou para três importantes fases da trajetória desta biblioteca; uma primeira, marcada pelos esforços de sua instalação (1896 até 1902); uma segunda, caracterizada pelo aumento significativo no investimento de compra de livros, o que necessitou de práticas de organização e arranjo dos livros, alinhadas ao currículo da escola; e a terceira fase, uma biblioteca consolidada com os propósitos institucionais, dado o acervo razoavelmente constituído, o que direcionou seus fazeres voltados mais à circulação dos livros. Como produto da tese, a pesquisa inventariou os livros seiscentistas e setecentistas que compõem a coleção rara do acervo; copilou das atas de reuniões da congregação os compêndios adotados nos programas de ensino até 1930 e reuniu um recorte das marcas de propriedade que se imprimiu nos livros da biblioteca (etiquetas de livrarias e editoras, ex-libris, carimbos) e que autenticam o patrimônio bibliográfico da escolaAbstract: The present thesis investigated the constitution and trajectory of the "Historical Library" of the former Ginásio do Estado, in Campinas, São Paulo, current Escola Estadual Culto à Ciência. For this purpose, it problematized the aforementioned library from the process of patrimonialization of the school, listed as historical and cultural heritage of the State of São Paulo and the city of Campinas, understanding it as a movable asset constituted Historical Bibliographic Heritage, integrated with the architectural heritage overturned. The theoretical-methodological framework pursues studies on the category "school cultures", seeking to trace, in the evidence of cultural marks, the uses made of this library, as well as how this bibliographic fund was formed and developed. It used the concepts of Julia (2001), Viñao Frago (2006) and Escolano Benito (2017), among other scholars of the subject. The historical research was built with the support of the documentary sources preserved in the institution's historical archive, in particular, in the handwritten documents and in the manuals, compendiums and other books that make up the bibliographic fund. The reading and interpretation of documentary sources, considering the interlocution between them, pointed to three important phases in the trajectory of this library; the first, marked by the efforts of its installation (1896 to 1902); a second, characterized by a significant increase in investment in the purchase of books, which required practices for organizing and arranging books, in line with the school's curriculum; and the third phase, a consolidated library with institutional purposes, given the reasonably constituted collection, which directed its activities more towards the circulation of books. As a product of the thesis, the research inventoried the seventeenth and eighteenth century books that make up the rare collection of the collection; copied from the minutes of meetings of the congregation the compendiums adopted in the teaching programs until 1930 and gathered a clipping of the property marks that were printed on the library books (labels of bookstores and publishers, ex-libris, stamps) and that authenticate the bibliographic heritage from schoolDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Menezes, Maria Cristina, 1958-Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos ReisCastro, Cesar AugustoGuedes-Pinto, Ana LúciaPrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLuz, Joel Martins, 1979-20232023-08-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (264 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/14443LUZ, Joel Martins. Patrimônio impresso: constituição, práticas culturais e circulação de saberes da biblioteca Histórica da EE Culto à Ciência de Campinas/SP (1896 a 1930). 2023. 1 recurso online (264 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14443. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1371719porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T10:40:11Zoai::1371719Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-12-18T10:40:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Patrimônio impresso : constituição, práticas culturais e circulação de saberes da biblioteca Histórica da EE Culto à Ciência de Campinas/SP (1896 a 1930)
Printed heritage : constitution, cultural practices and circulation of knowledge in the historical library of EE Culto à Ciência de Campinas, São Paulo, Brazil (1896 to 1930)
title Patrimônio impresso : constituição, práticas culturais e circulação de saberes da biblioteca Histórica da EE Culto à Ciência de Campinas/SP (1896 a 1930)
spellingShingle Patrimônio impresso : constituição, práticas culturais e circulação de saberes da biblioteca Histórica da EE Culto à Ciência de Campinas/SP (1896 a 1930)
Luz, Joel Martins, 1979-
Escola Estadual Culto à Ciência
Ensino secundário
Bibliotecas escolares - História
Patrimônio histórico
Escola Estadual Culto à Ciência (São Paulo, Brazil)
Higt school
School historic library
Historical heritage
title_short Patrimônio impresso : constituição, práticas culturais e circulação de saberes da biblioteca Histórica da EE Culto à Ciência de Campinas/SP (1896 a 1930)
title_full Patrimônio impresso : constituição, práticas culturais e circulação de saberes da biblioteca Histórica da EE Culto à Ciência de Campinas/SP (1896 a 1930)
title_fullStr Patrimônio impresso : constituição, práticas culturais e circulação de saberes da biblioteca Histórica da EE Culto à Ciência de Campinas/SP (1896 a 1930)
title_full_unstemmed Patrimônio impresso : constituição, práticas culturais e circulação de saberes da biblioteca Histórica da EE Culto à Ciência de Campinas/SP (1896 a 1930)
title_sort Patrimônio impresso : constituição, práticas culturais e circulação de saberes da biblioteca Histórica da EE Culto à Ciência de Campinas/SP (1896 a 1930)
author Luz, Joel Martins, 1979-
author_facet Luz, Joel Martins, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Maria Cristina, 1958-
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Castro, Cesar Augusto
Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Prado, Guilherme do Val Toledo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Joel Martins, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Estadual Culto à Ciência
Ensino secundário
Bibliotecas escolares - História
Patrimônio histórico
Escola Estadual Culto à Ciência (São Paulo, Brazil)
Higt school
School historic library
Historical heritage
topic Escola Estadual Culto à Ciência
Ensino secundário
Bibliotecas escolares - História
Patrimônio histórico
Escola Estadual Culto à Ciência (São Paulo, Brazil)
Higt school
School historic library
Historical heritage
description Orientador: Maria Cristina Menezes
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-08-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14443
LUZ, Joel Martins. Patrimônio impresso: constituição, práticas culturais e circulação de saberes da biblioteca Histórica da EE Culto à Ciência de Campinas/SP (1896 a 1930). 2023. 1 recurso online (264 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14443. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14443
identifier_str_mv LUZ, Joel Martins. Patrimônio impresso: constituição, práticas culturais e circulação de saberes da biblioteca Histórica da EE Culto à Ciência de Campinas/SP (1896 a 1930). 2023. 1 recurso online (264 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14443. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1371719
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (264 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189193529688064