A tecnologia como meio expressivo do guitarrista atuante no mercado musical pop
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615505 |
Resumo: | Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva |
id |
UNICAMP-30_95dc993379b1fa9fbaa213c3142112f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::796943 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A tecnologia como meio expressivo do guitarrista atuante no mercado musical popTechnolgy as a means of expression for the guitarrist active in the pop music marketGuitarra elétricaMúsicaMusica - TecnologiaInterface musicalElectric guitarMusicMusic - TechnologyInterface musicalOrientador: José Eduardo Ribeiro de PaivaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A guitarra elétrica é um instrumento musical que nasceu das tentativas de se aumentar a projeção sonora de instrumentos como o violão, a guitarra havaiana e a guitarra acústica archtop. As primeiras guitarras elétricas foram guitarras havaianas e archtops às quais foram instalados captadores magnéticos que enviam informações sonoras para um aparelho que ficou conhecido como amplificador. Dessa maneira, uma guitarra elétrica apenas se efetiva como instrumento musical na total acepção dos termos quando está conectada a um amplificador. Com o passar dos anos o amplificador passou a também processar o som através de equalizadores, reverberadores e do efeito de tremolo. Esses tipos de processamento sonoro passaram a ser oferecidos em aparelhos externos que deram origem aos pedais de efeito sendo criada assim a rede de interfaces característica da guitarra elétrica, na qual o músico atua, além da interface de seu instrumento e de seu amplificador, com as interfaces destes outros aparelhos adicionais. Portanto, a guitarra elétrica já nasceu como instrumento musical tecnológico no sentido de estar sempre em evolução, podendo ser conectada a um número cada vez maior de artefatos de tecnologia. A partir disso, cada músico pode montar a sua rede de interfaces de maneiras completamente diferentes e particulares, com o intuito tanto de estabelecer seu timbre pessoal quanto de escolher os equipamentos e interfaces que melhor se adaptam a sua técnica musical. Devido a essa natureza, o músico deste instrumento necessita exercer, além da técnica musical propriamente dita, a técnica tecnológica, que consiste na atuação sobre esses equipamentos tecnológicos, programando seus parâmetros de acordo com a situação musical em que esteja atuando. O presente trabalho visa investigar as diferentes maneiras que cada músico faz uso desses artefatos tecnológicos como seus meios expressivos no contexto do mercado musical pop, e que tipos de resultados diferentes obtêm como sua expressão artística. Para tanto, são apresentadas e analisadas as tecnologias que lhe foram colocadas à disposição ao longo da história evolutiva da guitarra, com especial ênfase à contemporânea tecnologia da simulação de equipamentos e instrumentosAbstract: The electric guitar is a musical instrument that was born out of attempts to improve the sound projection of the acoustic guitar, the Hawaiian guitar and the acoustic archtop guitar. The first electric guitars were Hawaiian guitars and archtops on which were installed magnetic pickups that send auditory information to a device that became known as the amplifier. Thus, an electric guitar is only effective as a musical instrument in the total meaning of the terms when it is connected to an amplifier. Over the years, the amplifier has also been made in order to process the sound through built in equalizers, reverbs and tremolo effect. These types of sound processing began to be offered in external devices, which gave rise to the effects pedals. In this way, a network of interfaces had been created and became characteristic of the electric guitar. Therefore, the electric guitar was born as a technological instrument, and is always evolving and being connected to an increasing number of technological artifacts. From this, each player can set up his network in ways quite different and particular, with the aim to establish his personal stamp on choosing equipment and interfaces that best suit their musical technique. Because of the nature of the electric guitar, beyond the musical technique, the guitar player needs to exercise the technological technique, which consists in working on the technological equipments, programming their parameters according to the musical situation. The present work aims to investigate the different ways that each musician makes use of technological artifacts as his expressive means in the context of the pop music market, and what kinds of different results can be obtained as artistic expression. In order to accomplish this, it will be presented and discussed the technologies that have been made available throughout the evolutionary history of the guitar, especially the modern technology that simulates equipments and instruments that is present in effects processors, guitars and music softwareDoutoradoDoutor em Música[s.n.]Paiva, José Eduardo Ribeiro de, 1959-Goldemberg, RicardoCarrasco, Claudiney RodriguesVasquez, Edwin Ricardo PitreAlves, Daniel Durante PereiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRocha, Marcel Eduardo Leal2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf application/x-compressed mp4142 p. : il. + 1 DVD.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615505ROCHA, Marcel Eduardo Leal. A tecnologia como meio expressivo do guitarrista atuante no mercado musical pop. 2011. 142 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615505. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-23T15:03:01Zoai::796943Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-07-23T15:03:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A tecnologia como meio expressivo do guitarrista atuante no mercado musical pop Technolgy as a means of expression for the guitarrist active in the pop music market |
title |
A tecnologia como meio expressivo do guitarrista atuante no mercado musical pop |
spellingShingle |
A tecnologia como meio expressivo do guitarrista atuante no mercado musical pop Rocha, Marcel Eduardo Leal Guitarra elétrica Música Musica - Tecnologia Interface musical Electric guitar Music Music - Technology Interface musical |
title_short |
A tecnologia como meio expressivo do guitarrista atuante no mercado musical pop |
title_full |
A tecnologia como meio expressivo do guitarrista atuante no mercado musical pop |
title_fullStr |
A tecnologia como meio expressivo do guitarrista atuante no mercado musical pop |
title_full_unstemmed |
A tecnologia como meio expressivo do guitarrista atuante no mercado musical pop |
title_sort |
A tecnologia como meio expressivo do guitarrista atuante no mercado musical pop |
author |
Rocha, Marcel Eduardo Leal |
author_facet |
Rocha, Marcel Eduardo Leal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paiva, José Eduardo Ribeiro de, 1959- Goldemberg, Ricardo Carrasco, Claudiney Rodrigues Vasquez, Edwin Ricardo Pitre Alves, Daniel Durante Pereira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Marcel Eduardo Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Guitarra elétrica Música Musica - Tecnologia Interface musical Electric guitar Music Music - Technology Interface musical |
topic |
Guitarra elétrica Música Musica - Tecnologia Interface musical Electric guitar Music Music - Technology Interface musical |
description |
Orientador: José Eduardo Ribeiro de Paiva |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615505 ROCHA, Marcel Eduardo Leal. A tecnologia como meio expressivo do guitarrista atuante no mercado musical pop. 2011. 142 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615505. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615505 |
identifier_str_mv |
ROCHA, Marcel Eduardo Leal. A tecnologia como meio expressivo do guitarrista atuante no mercado musical pop. 2011. 142 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615505. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796943 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-compressed mp4 142 p. : il. + 1 DVD. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189055199444992 |