Criança saudável, educação dez : a trajetória de um projeto interministerial de educação alimentar e nutricional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621405 |
Resumo: | Orientador: Maria Helena Salgado Bagnato |
id |
UNICAMP-30_95dfe0dfd4013bdfad5f3d66545beabb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::915255 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Criança saudável, educação dez : a trajetória de um projeto interministerial de educação alimentar e nutricionalCriança saudável, educação dez : trajectory of an inter-ministerial nutritional education projectEducação alimentar e nutricionalCrianças - NutriçãoPráticas educativasEducação sanitáriaFood educationChildren - NutritionEducational practicesHealth and educationOrientador: Maria Helena Salgado BagnatoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho aborda uma ação de educação alimentar e nutricional promovida pelo governo federal brasileiro, através de três Ministérios: do Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, entre 2005 e 2006. Denominado Criança Saudável, Educação Dez, esse projeto estava voltado para alunos das primeiras quatro séries do ensino fundamental, com o uso de cartilhas em forma de histórias em quadrinhos, com os personagens de Monteiro Lobato no cenário do Sítio do Picapau Amarelo. No trabalho, a gênese e o desenvolvimento da ação são abordados através da descrição dos seus documentos e materiais e a contextualização dos papéis desempenhados pelos seus mentores institucionais. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, com amplo recurso a depoimentos e entrevistas. Do ponto de vista teórico, a compreensão do projeto articula-se aos conceitos de campo intelectual e científico subsidiados por P. Bourdieu, num contexto de bloco histórico referido por A. Gramsci e do discurso competente por M. Chauí. A pesquisa mostrou que essa ação teve pontos frágeis e pontos fortes. Ela não desenvolveu uma prática capaz de convidar ao diálogo profundo e necessário os setores envolvidos, pelo uso de abordagens educativas condicionantes, instrucionais, ou seja, de transmissão de conhecimento, pela ausência de uma reflexão transdisciplinar maior por parte dos Ministérios envolvidos. Entretanto, considero positivas as parcerias interministeriais firmadas, embora de bases frágeis, pela inovação na reunião de atores intersetoriais na elaboração da ação. A realização de duas pesquisas de avaliação, uma institucional e outra externa também se apresentou como relevante no processo do projeto. A análise da gênese e evolução do projeto Criança Saudável, Educação Dez, dada na articulação dos ministérios com empresas do terceiro setor revelou que existe uma concentração de poder para realização de práticas educativas em saúde nas instâncias governamentais, na análise desse estudo, em detrimento da autonomia e independência da sociedade civil na participação e condução dessas ações.Abstract: This thesis discusses an action of food and nutrition education promoted by the brazilian federal government, through three ministries: Social Development, Health and Education, between 2005 and 2006. Called "Criança Saudável, Educação Dez", this project was aimed at students from the first four grades of elementary school, with the use of primers in the form of comics, with the characters of Monteiro Lobato in the setting of Sítio do Picapau Amarelo. At work, the genesis and development of the action are addressed through the description of their documents and materials and contextualization of the roles played by its institutional mentors. We used a qualitative methodology, with extensive use of statements and interviews. From the theoretical point of view, understanding the project articulates the concepts of the intellectual and scientific field subsidized by P. Bourdieu, in a context of historical bloc reported by A. Gramsci and competent discourse by M. Chauí. The research showed that this action had bad points and good points. Among the bad ones, I should say that the project's practice wasn't able to deepen the necessary dialogue between the engaged sectors, because of the use of strictly conditioning educational approaches that is a transmission of knowledge and because of the lack of a larger transdisciplinary reflection among the involved Ministries. However, among the good points I deem the good partnerships between ministries that were established (although on weak ground), by innovating in meeting actors along the development of that multi-sector action. Two evaluation surveys, an institutional one and an external one are very relevant too. My analysis of the rise and evolution of the project "Criança Saudável, Educação Dez", engaging ministries and third sector companies shows that government agencies are highly empowered when they carry health education programs, and that depresses the autonomy and independence of civil society participation and agency.DoutoradoEnsino e Práticas CulturaisDoutora em Educação[s.n.]Bagnato, Maria Helena Salgado, 1958-2019Triches, Rozane MarciaSilva, Eunice Almeida daBoog, Maria Cristina FaberJeffrey, Debora CristinaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues-Ciacchi, Erika Marafon, 1973-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf231 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621405RODRIGUES-CIACCHI, Erika Marafon. Criança saudável, educação dez: a trajetória de um projeto interministerial de educação alimentar e nutricional. 2013. 231 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621405. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/915255porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:08:58Zoai::915255Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:08:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criança saudável, educação dez : a trajetória de um projeto interministerial de educação alimentar e nutricional Criança saudável, educação dez : trajectory of an inter-ministerial nutritional education project |
title |
Criança saudável, educação dez : a trajetória de um projeto interministerial de educação alimentar e nutricional |
spellingShingle |
Criança saudável, educação dez : a trajetória de um projeto interministerial de educação alimentar e nutricional Rodrigues-Ciacchi, Erika Marafon, 1973- Educação alimentar e nutricional Crianças - Nutrição Práticas educativas Educação sanitária Food education Children - Nutrition Educational practices Health and education |
title_short |
Criança saudável, educação dez : a trajetória de um projeto interministerial de educação alimentar e nutricional |
title_full |
Criança saudável, educação dez : a trajetória de um projeto interministerial de educação alimentar e nutricional |
title_fullStr |
Criança saudável, educação dez : a trajetória de um projeto interministerial de educação alimentar e nutricional |
title_full_unstemmed |
Criança saudável, educação dez : a trajetória de um projeto interministerial de educação alimentar e nutricional |
title_sort |
Criança saudável, educação dez : a trajetória de um projeto interministerial de educação alimentar e nutricional |
author |
Rodrigues-Ciacchi, Erika Marafon, 1973- |
author_facet |
Rodrigues-Ciacchi, Erika Marafon, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bagnato, Maria Helena Salgado, 1958-2019 Triches, Rozane Marcia Silva, Eunice Almeida da Boog, Maria Cristina Faber Jeffrey, Debora Cristina Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues-Ciacchi, Erika Marafon, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação alimentar e nutricional Crianças - Nutrição Práticas educativas Educação sanitária Food education Children - Nutrition Educational practices Health and education |
topic |
Educação alimentar e nutricional Crianças - Nutrição Práticas educativas Educação sanitária Food education Children - Nutrition Educational practices Health and education |
description |
Orientador: Maria Helena Salgado Bagnato |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621405 RODRIGUES-CIACCHI, Erika Marafon. Criança saudável, educação dez: a trajetória de um projeto interministerial de educação alimentar e nutricional. 2013. 231 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621405. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621405 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES-CIACCHI, Erika Marafon. Criança saudável, educação dez: a trajetória de um projeto interministerial de educação alimentar e nutricional. 2013. 231 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621405. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/915255 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 231 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189106836570112 |