Outras cartografias de viagem que as fotos realizam : percursos de (des) territorialização docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635863 |
Resumo: | Orientadores: Wencesláo Machado de Oliveira Júnior, Gisele Girardi |
id |
UNICAMP-30_95f1a8028a6ad7f1528710f66a57e8b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1082295 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Outras cartografias de viagem que as fotos realizam : percursos de (des) territorialização docente Other travel cartography that the photos : are (un) pathways territorialisation lecturerCartografiaImagemEducaçãoDesterritorializaçãoLinguagemGeografiaCartographyImageEducationDesterritorializationLanguageTerritorialisationGeographyTerritorializaçãoOrientadores: Wencesláo Machado de Oliveira Júnior, Gisele GirardiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A cartografia como ciência, como processo e como guia orientou a elaboração desta tese. O trabalho parte de uma dicotomia entre a leitura extensiva das teorias que suportaram a cartografia desde seu surgimento até os desdobramentos mais atuais e uma leitura/mapa de um processo de construção de uma cartografia pessoal da pesquisadora, a cartografia como método. Lado a lado, os dois movimentos vão sendo integrados. A desterritorialização marca a passagem do continente, onde estava ancorada a pesquisadora no início de sua trajetória, até um ponto de chegada mais entrevisto do que mapeado, um ponto de pausa. A cartografia vai acompanhando essa viagem, e a pesquisa se dá em experimentações a partir de vídeos e fotos realizados em viagens, ou as viagens que as imagens realizam e as suas potências no espaço escolar, visando a criação de novos territórios. Os movimentos e os deslocamentos, teóricos e concretos, ocasionaram as viagens e a grande produção de imagens, desterritorializações. Inicialmente, explora-se a tensão entre as múltiplas cartografias em suas visões cartesianas. Esses mapas deixam de dar conta do que vem a seguir ¿ a leitura das viagens e de seus registros em vídeos e em fotos. A conexão entre viagem e imagem e no que isto coloca no tensionamento e nas questões sobre o modo de pensar a cartografia, nas práticas geográficas, nas práticas de ensino relativas à Geografia. A expectativa era significar o material a partir de classificações, que se mostraram impossíveis, por não esgotarem as possibilidades de leitura. A experiência de rasura das fotos mostrou que o acaso criava novas possibilidades de interpretações do que já era conhecido anteriormente. Deixando a classificação, insuficiente, outra tentativa de territorialização se deu na criação do território das fabulações, entre as imagens em movimento e a inspiração da literatura de Ítalo Calvino. Por fim, a viagem chega ao porto da escola ¿ origem e destino da pesquisadora e da pesquisa. Ali são desveladas as potências do trabalho com a cartografia, agora não mais dura e bidimensional, como no princípio, mas transformada e transformadora pela sua dimensão essencialmente humanaAbstract: The cartography as a science, as a process and as a guide guided the development of this thesis. The work part of a dichotomy between the extensive reading of the theories that supported the cartography since your appearance until the most current developments and a reading/map of a process of building a personal cartography researcher, cartography as a method. Side by side, the two movements are being integrated. The deterritorialization marks the passage of the continent, where the researcher was anchored at the beginning of your career, to a point of arrival more interview than mapped, a point break. The cartography will accompany this journey, and research on experimentation from videos and pictures, made in travel, or travel to the images and their powers are held in the school space, aiming at the creation of new territories. The theoretical movements and displacements, and concrete, caused the travel and the great artistry, desterritorializações. Initially, it explores the tension between the multiple cartographies in their Cartesian views. These maps fail to realize what comes next-the reading of travel and their records in videos and pictures. The connection between trip and image and that this puts on the tensioning and on issues about the way of thinking to cartography, geographical practices, and teaching practices relating to geography. The expectation was mean the material from ratings, that proved impossible, for do not cover all the possibilities. The experience of erasure of the photos showed that the accident created new possibilities of interpretations of what was known before. Leaving the classification, insufficient, another attempt to territorialization takes place in the creation of the territory of the fabulous, between moving images and inspiration of literature of Italo Calvino. Finally, the journey arrives at the port of school ¿ source and destination of the researcher and research. There are unveiled of powers work with cartography, now no longer lasts and two-dimensional, as in principle, but transformed and transforming your essentially human dimension byDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutora em Educação[s.n.]Oliveira Junior, Wencesláo Machado de, 1965-Girardi, GiseleWunder, AlikPreve, Ana Maria HoepersMiranda, Carlos Eduardo AlbuquerqueAguiar, Valéria Trevizani Burla deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Maria Aparecida de, 1961-20182018-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (288 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635863ALMEIDA, Maria Aparecida de. Outras cartografias de viagem que as fotos realizam : percursos de (des) territorialização docente . 2018. 1 recurso online (288 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635863. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1082295Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-29T09:50:16Zoai::1082295Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-04-29T09:50:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Outras cartografias de viagem que as fotos realizam : percursos de (des) territorialização docente Other travel cartography that the photos : are (un) pathways territorialisation lecturer |
title |
Outras cartografias de viagem que as fotos realizam : percursos de (des) territorialização docente |
spellingShingle |
Outras cartografias de viagem que as fotos realizam : percursos de (des) territorialização docente Almeida, Maria Aparecida de, 1961- Cartografia Imagem Educação Desterritorialização Linguagem Geografia Cartography Image Education Desterritorialization Language Territorialisation Geography Territorialização |
title_short |
Outras cartografias de viagem que as fotos realizam : percursos de (des) territorialização docente |
title_full |
Outras cartografias de viagem que as fotos realizam : percursos de (des) territorialização docente |
title_fullStr |
Outras cartografias de viagem que as fotos realizam : percursos de (des) territorialização docente |
title_full_unstemmed |
Outras cartografias de viagem que as fotos realizam : percursos de (des) territorialização docente |
title_sort |
Outras cartografias de viagem que as fotos realizam : percursos de (des) territorialização docente |
author |
Almeida, Maria Aparecida de, 1961- |
author_facet |
Almeida, Maria Aparecida de, 1961- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira Junior, Wencesláo Machado de, 1965- Girardi, Gisele Wunder, Alik Preve, Ana Maria Hoepers Miranda, Carlos Eduardo Albuquerque Aguiar, Valéria Trevizani Burla de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Maria Aparecida de, 1961- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia Imagem Educação Desterritorialização Linguagem Geografia Cartography Image Education Desterritorialization Language Territorialisation Geography Territorialização |
topic |
Cartografia Imagem Educação Desterritorialização Linguagem Geografia Cartography Image Education Desterritorialization Language Territorialisation Geography Territorialização |
description |
Orientadores: Wencesláo Machado de Oliveira Júnior, Gisele Girardi |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-12-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635863 ALMEIDA, Maria Aparecida de. Outras cartografias de viagem que as fotos realizam : percursos de (des) territorialização docente . 2018. 1 recurso online (288 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635863. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635863 |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Maria Aparecida de. Outras cartografias de viagem que as fotos realizam : percursos de (des) territorialização docente . 2018. 1 recurso online (288 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635863. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1082295 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (288 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189140548288512 |