Políticas de educação especial e a educação básica no Brasil : a produção acadêmica entre 2015 e 2023
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/17068 |
Resumo: | Orientador: Theresa Maria de Freitas Adrião |
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Políticas de educação especial e a educação básica no Brasil : a produção acadêmica entre 2015 e 2023Special education policies and basic education in Brazil : academic production between 2015 and 2023Educação especialInclusãoEducação e EstadoEstado do conhecimentoSpecial educationInclusionEducation and stateState of knowledgeOrientador: Theresa Maria de Freitas AdriãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A dissertação tem por objetivo principal realizar o estado da arte acerca das produções de artigos acadêmicos, publicados entre 2015 e 2023 que abordaram políticas educacionais relacionadas à Educação Especial no Brasil no âmbito da Educação Básica. A série histórica selecionada corresponde ao ano de publicação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 14.126/2015). Para tal foram inventariados os artigos publicados entre 2015 e 2023 na plataforma SciELO coleção Brasil assim como nos volumes do mesmo período publicados na Revista Educação Especial – UFSM. Utilizou-se da análise de dados bibliométricos assim como um estudo do conhecimento tendo como elemento de análise a identificação das recorrências de programas e políticas abordadas, assim como campo empírico analisado, natureza das pesquisas, metodologia adotada, etapas de escolaridade da Educação Básica abordada, tema e objetivos das produções a partir dos resumos dos artigos, inventariados. Indica-se a partir dos dados apresentados participação significativa das universidades públicas na produção de conhecimento sobre Políticas de "Educação Especial", aumento das produções sobre o assunto. Apesar do período de pesquisa ter se limitado à Lei Brasileira de Inclusão (LBI) considera-se que o documento mais citado nos artigos é a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Por fim identificam-se lacunas no que se refere às etapas da educação básica estudada, observando maior incidência das pesquisas sobre o ensino fundamental e médio e raros exemplos de discussões sobre a Educação InfantilAbstract: The main objective of the dissertation is to present the state of the art regarding the production of academic articles, published between 2015 and 2023, that addressed educational policies related to Special Education in Brazil within the scope of Basic Education. The selected historical series corresponds to the year of publication of the Brazilian Law on the Inclusion of Persons with Disabilities (Law 14,126/2015). To this end, articles published between 2015 and 2023 on the SciELO Brazil collection platform were inventoried, as well as in volumes from the same period published in the Revista Educação Especial – UFSM. The bibliometric data analysis was used as well as a study of knowledge having as an element of analysis the identification of recurrences of programs and policies addressed, as well as the empirical field analyzed, the nature of the research, the methodology adopted, the stages of Basic Education schooling addressed, the theme and objectives of productions based on article summaries, and inventoried. The data presented indicates a significant participation of public universities in the production of knowledge on Special Education Policies, and an increase in production on the subject. Although the research period was limited to the Brazilian Inclusion Law (LBI), it is considered that the document most cited in the articles is the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education. Finally, gaps are identified regarding the stages of basic education studied, observing a greater incidence of research on elementary and secondary education and rare examples of discussions on Early Childhood EducationAbertoMestradoPolíticas, Administração e Sistemas EducacionaisMestre em Educação[s.n.]Adrião, Theresa Maria de Freitas, 1965-Drabach, Nadia PedrottiVenco, Selma BorghiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLopes, Nicanor Mateus, 1991-20232023-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (103 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17068LOPES, Nicanor Mateus. Políticas de educação especial e a educação básica no Brasil: a produção acadêmica entre 2015 e 2023. 2023. 1 recurso online (103 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17068. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1380419Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1380419porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-06T22:25:21Zoai::1380419Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-06T22:25:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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