(Não) sou "palhaço" : o disputado nariz vermelho nas manifestações de rua no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11749 |
Resumo: | Orientador: Suzy Maria Lagazzi |
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(Não) sou "palhaço" : o disputado nariz vermelho nas manifestações de rua no BrasilI am (not) a "clown" : the disputed red nose in the street demonstrations in BrazilAnálise do discursoFotografiasManifestações públicasPalhaçosBrasilDiscourse AnalysisPhotographsDemonstrationsClownsBrazilOrientador: Suzy Maria LagazziTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Que efeitos de sentido são produzidos quando se vai às ruas como palhaço em protesto? Nesta tese, você me acompanhará por um percurso de compreensão do processo discursivo no qual sujeitos formulam seus corpos e/ou suas palavras com o significante palhaço, produzindo, assim, efeitos de protesto, crítica, denúncia, insubmissão etc. A fim de trabalhar a questão anterior, ancorado nos princípios e procedimentos da Análise de Discurso materialista, meu objetivo foi o de descrever-interpretar fotografias cujas formulações visuais estão estruturadas por corpos-palhaço ou pela palavraria-palhaço - em certos casos, por composições-palhaço. Tais fotografias integram um arquivo que foi sendo constituído na vasculha, em blogs e portais de notícias online, por materiais visuais que textualizassem cenas de manifestações de rua brasileiras, ocorridas dos anos 2000 em diante, das quais os sujeitos participassem portando a máscara palhacesca. Em alguns casos, mesmo com o nariz vermelho fisicamente ausente na fotografia, o significante palhaço compareceu de outras maneiras na formulação visual: seja por meio da materialidade verbal compondo enunciados inscritos em cartazes, seja pelos trejeitos, apetrechos e posturas do corpo de dado sujeito. A partir das fotografias que integram o corpus de análise, dadas as variadas condições de produção nas quais foram elaboradas, chegamos a um processo discursivo cuja operação se dá por um jogo entre "ser e/ou não ser palhaço", em que esse significante tanto pode referir aquele que seria o objeto e/ou o agente de uma palhaçada. Conforme as formulações de determinadas fotografias, você verá que, ao portarem o nariz vermelho, os sujeitos refutam o gesto de um outro sujeito (seu alvo de crítica) que o fez se sentir como um palhaço, negando essa alcunha. Em outras, haverá sujeitos com a pequena máscara na face cujos efeitos de sentido de palhaço são referentes a alguém que age de jeito debochado, parodiador e provocativo, promovendo a ridicularização de seu alvo de crítica. Além disso, há sujeitos cujos corpos se formulam palhaços nas manifestações de rua contestando esses usos que mencionei anteriormente. Sim, o que você verá aqui é um abrangente inventário de disputas: não apenas pelas reivindicações, causas e queixas colocadas em pauta pelos sujeitos em protesto, mas também pelos sentidos de palhaço - dentro e fora do campo artístico. Você verá a pujante equivocidade de palhaço em funcionamento, metaforizando-se diversamente entre distintas demandas dos sujeitos no social, esse campo dissimétrico, conflituoso e dividido, que é fundado na contradiçãoAbstract: What meaning effects are produced when one takes to the streets as a clown in protest? In this thesis, you will accompany me through the understanding of the discursive process in which subjects formulate their bodies and words with the signifier clown, thus producing meaning effects of protest, criticism, denunciation, insubmission, etc. Anchored in the principles and procedures of the materialist Discourse Analysis, to work out the previous question, I aimed at describing-interpreting photographs whose visual formulations are structured by clown-bodies or clown-words - in some cases, by clown-compositions. These photographs are part of an archive constituted in the search, in blogs and online news portals, for visual materials that textualized scenes of Brazilian street demonstrations occurred from the 2000s onwards, in which there were subjects wearing the clown mask. In some cases, even with the red nose physically absent in the photograph, the signifier clown appeared in other ways in the visual formulation: either through the verbal materiality composing statements inscribed on posters or by the mannerisms, paraphernalia, and postures of the body of a given subject. Based on the photographs that make up the corpus of analysis, given their varied conditions of production, we reach a discursive process whose operation takes place between "being and/or not being a clown" - an interval in which the signifier clown can both refer to the one who would be considered the object and/or the agent of a clown act. According to the formulations of specific photographs, you will see that, by carrying the clown nose in the middle of their faces, the subjects refute the gesture of another (their target of criticism) that made them feel like a clown, denying it. In others, there will be subjects wearing the little red mask whose clown meaning effects produced refer to someone who acts in a debauched, parodiatory, and provocative way, ridiculirizing their target of criticism. In addition, there are subjects who formulate their bodies as clowns in the street demonstrations contesting such uses. Yes, here you will see a comprehensive inventory of disputes: not only for the claims, causes, and grievances put on the agenda by the protesting subjects but also for the clown meanings - inside and outside the artistic field. You will see the thriving equivocality of the signifier clown at work, metaphorizing differently among the diverse demands of the subjects in 'the social', this dissymmetrical, conflicting, and divided space, whose fundament is the contradictionDoutoradoLingüísticaDoutor em LinguísticaCNPQ165595/2017-5[s.n.]Lagazzi, Suzy Maria, 1960-Zoppi-Fontana, MónicaFederici, Conrado Augusto GandaraAdorno de Oliveira, GuilhermeUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOsthues, Romulo Santana, 1983-20232023-06-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (216 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11749OSTHUES, Romulo Santana. (Não) sou "palhaço": o disputado nariz vermelho nas manifestações de rua no Brasil. 2023. 1 recurso online (216 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11749. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1345241porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-21T16:58:06Zoai::1345241Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-08-21T16:58:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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