Percepção musical : situação atual da disciplina nos cursos superiores de musica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otutumi, Cristiane Hatsue Vital, 1978-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606564
Resumo: Orientador: Ricardo Goldemberg
id UNICAMP-30_9833f799d0db99c97e50f501df08c335
oai_identifier_str oai::420270
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Percepção musical : situação atual da disciplina nos cursos superiores de musicaMusical perception : situation of the discipline with in undergraduate music courses in BrazilPercepção musicalMúsica - Ensino superiorMusica e educação - BrasilMusical perceptionMusic and collegesMusic and education - BrazilOrientador: Ricardo GoldembergDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O presente trabalho teve por finalidade investigar a situação atual em que se encontra a disciplina Percepção Musical no âmbito dos cursos superiores de música do Brasil. Através dos professores atuantes de todo país, foi possível observar a estrutura e o perfil da disciplina no programa curricular como, por exemplo, a quantidade de docentes, de horas de aula, de alunos nas classes, além de opiniões quanto a cuidados pedagógicos, ouvido absoluto e qualidades necessárias para um bom professor da matéria. Para a conquista desses dados duas abordagens metodológicas foram utilizadas: a pesquisa quantitativa, por meio de questionários aplicados a sessenta docentes, representantes de 89,65% das Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos de música no país, e a pesquisa qualitativa, pelas entrevistas realizadas com cinco professores. O processo de organização, tratamento e interpretação das informações foi duradouro, porém, criterioso e fundamentado na análise de conteúdo segundo Bardin (2002). Então, nesse estudo, percentuais e tabelas caminham lado a lado com reflexões sobre os resultados obtidos. Inicialmente, foi feita uma revisão bibliográfica para contextualizar o meio em que se encaixa a disciplina bem como apresentar o que autores da área já relataram sobre o assunto. Ao aprofundar tais buscas viu-se necessário conhecer a quantidade de trabalhos acadêmicos e materiais didáticos relacionados, portanto, há um texto específico no capítulo um. Reunindo todas as vertentes de conteúdos foi possível verificar que embora iniciativas isoladas tenham existido há muito tempo, uma maior movimentação sobre o tema vem acontecendo nos últimos anos. Os índices percentuais confirmam queixas e afirmações cotidianas dos docentes, revelam fatos novos, e, além disso, os depoimentos contribuíram ricamente nos aspectos didáticos da disciplina. Com isso, um panorama minucioso da Percepção Musical no Brasil é apresentado nessa dissertaçãoAbstract: The main objective of the present work was to investigate the situation of the discipline Musical Perception, within undergraduate courses in Brazil nowadays. Amongst professors from all over the country, it became possible to observe both structures and profile of the discipline in the curricular program as, for example, the quantity of professors, class hours, students in classrooms, besides opinions about pedagogical concerns, absolute ear and necessary qualities a good teacher should have to teach the subject. Two methodological approaches were used in order to reach these results: quantitative research, in which questionnaires were applied among sixty professors, who represented 89.65% of the Colleges that offer music courses in the country; and qualitative research, through interviews with five professors. The process of organization and interpretation of their information took long, but was criterious and based on the analyses of content according to Bardin (2002). So, in this study, percentages and tables go along with reflections about the obtained results. Initially, a bibliographical review was conducted to contextualize about the discipline, and also show what authors of the field have already told about this subject. When this search became more profound, getting to know the amount of academic work and related didactic material turned into a necessity, thus, there is an specific text about it in the first chapter. Gathering all trends of contents made possible to verify that, although isolated initiatives have been taken for a long time, the most effervescence about the subject has only taken place in the last years. The percentage indexes confirm complaints, and professor¿s daily assertations reveal new facts, and moreover, their testimonies have immensely contributed to didactical aspects of the discipline. This way, a meticulous overview of the Musical Perception is presented in this dissertationMestradoMestre em Música[s.n.]Goldemberg, Ricardo, 1956-Pascoal, Maria Lúcia Senna MachadoMoraes, Marcos Ribeiro deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOtutumi, Cristiane Hatsue Vital, 1978-20082008-03-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf238p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606564OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital. Percepção musical: situação atual da disciplina nos cursos superiores de musica. 2008. 238p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606564. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420270porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:06:37Zoai::420270Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:06:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção musical : situação atual da disciplina nos cursos superiores de musica
Musical perception : situation of the discipline with in undergraduate music courses in Brazil
title Percepção musical : situação atual da disciplina nos cursos superiores de musica
spellingShingle Percepção musical : situação atual da disciplina nos cursos superiores de musica
Otutumi, Cristiane Hatsue Vital, 1978-
Percepção musical
Música - Ensino superior
Musica e educação - Brasil
Musical perception
Music and colleges
Music and education - Brazil
title_short Percepção musical : situação atual da disciplina nos cursos superiores de musica
title_full Percepção musical : situação atual da disciplina nos cursos superiores de musica
title_fullStr Percepção musical : situação atual da disciplina nos cursos superiores de musica
title_full_unstemmed Percepção musical : situação atual da disciplina nos cursos superiores de musica
title_sort Percepção musical : situação atual da disciplina nos cursos superiores de musica
author Otutumi, Cristiane Hatsue Vital, 1978-
author_facet Otutumi, Cristiane Hatsue Vital, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goldemberg, Ricardo, 1956-
Pascoal, Maria Lúcia Senna Machado
Moraes, Marcos Ribeiro de
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Otutumi, Cristiane Hatsue Vital, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção musical
Música - Ensino superior
Musica e educação - Brasil
Musical perception
Music and colleges
Music and education - Brazil
topic Percepção musical
Música - Ensino superior
Musica e educação - Brasil
Musical perception
Music and colleges
Music and education - Brazil
description Orientador: Ricardo Goldemberg
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-03-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606564
OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital. Percepção musical: situação atual da disciplina nos cursos superiores de musica. 2008. 238p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606564. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital. Percepção musical: situação atual da disciplina nos cursos superiores de musica. 2008. 238p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606564. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/420270
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
238p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188980090994688