Máscara corporal : aspectos técnicos-poéticos na composição do corpo cênico sob a perspectiva do intérprete interativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agg, Katia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619055
Resumo: Orientador: Marília Vieira Soares
id UNICAMP-30_989c0ddc09a72638b9b640222ebb61f9
oai_identifier_str oai::895610
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Máscara corporal : aspectos técnicos-poéticos na composição do corpo cênico sob a perspectiva do intérprete interativoPhysical mask : poetic-thecnical aspects on the composition on the stage body from the perspective of the interactive interpreterCorporeidadeDançaMáscarasImprovisação na dançaCorporeityDanceMasksImprovisation in danceOrientador: Marília Vieira SoaresTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A partir do olhar sobre a máscara e sua efetiva atuação no corpo cênico, desencadeou-se o interesse em pesquisar a maneira pela qual a essência deste elemento milenar, presente desde a origem da dança, pode manifestar-se na dança cênica da atualidade. Para tanto, este estudo parte da premissa de uma perspectiva integralizadora dos elementos de cena, tais como iluminação, cenário e figurino, para a expansão do entendimento e conseqüente composição da Máscara Corporal. Tal entendimento passa pela reflexão realizada por meio dos registros históricos no que se refere ao uso da máscara na dança cênica ocidental e dialoga com personalidades do cenário artístico atual da dança e do teatro. Os Laboratórios Corporais (LabCor 1 e 2) consolidaram a busca por referências aos questionamentos de como, quando e de que maneira a máscara corporal atua no processo criativo e potencializa o corpo cênico. Os laboratórios contaram ainda com o uso da saia e da luz negra como provocadores criativos do exercício cênico Aliança. Reconhece-se, assim, a máscara corporal como impulsionadora desse processo, ao propiciar ao corpo a sua desterritorialização, ou seja, um estado de suspensão promovido pelo distanciamento do corpo cotidiano e de seus referenciais já conhecidos. Ademais, a potencialidade transformadora, inerente à máscara, revela-se na relação do corpo com outros elementos cênicos na busca pela emergência de um Quem que dança ao interagir com o corpo cênico em outro tempo/espaçoAbstract: From the glance on the mask and its effective acting in the scenic body, the interest was awoken in investigating the way for which the essence of this thousand-year-old, present element, that is present since the origin of the dance, can manifest itself in the current scenic dance. To that end, this study starts from the premise of an integrated perspective of the scenic elements, such as lighting, scenery and costume, for the expansion of the understanding and consequent construction of the Physical Mask. This understanding occurs through the reflection carried out by means of the historical records of the mask use in the scenic western dance and interacts with personalities from the artistic current scenery of the dance and of the theater. The Physical Laboratories (LabCor 1 and 2) consolidated the search for references to the following questions: how, when and in which way the physical mask acts in the creative process and it intensifies the staging body. Over the laboratories there was still the use of the skirt as well as the black light as creative provocateurs of the scenic exercise Aliança. The physical mask is recognized like an impulse of this process, while it provides the body its deterritorialization, in other words, a state of suspension promoted by the distance of the daily body and of its already known referential systems. Furthermore, the transformative potentiality, which is intrinsic to the mask, is exposed in the relation of the body with other scenic elements in the search of the emergence of the one who dances while interacting with the scenic body in another time / spaceDoutoradoArtes CênicasDoutor em Artes[s.n.]Soares, Marilia Vieira, 1950-Gatti, DanielaViana, Fausto Roberto PoçoNavarro, Grácia MariaCruz, Maria Alice XimenesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAgg, Katia2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf220 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619055AGG, Katia. Máscara corporal: aspectos técnicos-poéticos na composição do corpo cênico sob a perspectiva do intérprete interativo. 2012. 220 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619055. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895610porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:49:52Zoai::895610Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:49:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Máscara corporal : aspectos técnicos-poéticos na composição do corpo cênico sob a perspectiva do intérprete interativo
Physical mask : poetic-thecnical aspects on the composition on the stage body from the perspective of the interactive interpreter
title Máscara corporal : aspectos técnicos-poéticos na composição do corpo cênico sob a perspectiva do intérprete interativo
spellingShingle Máscara corporal : aspectos técnicos-poéticos na composição do corpo cênico sob a perspectiva do intérprete interativo
Agg, Katia
Corporeidade
Dança
Máscaras
Improvisação na dança
Corporeity
Dance
Masks
Improvisation in dance
title_short Máscara corporal : aspectos técnicos-poéticos na composição do corpo cênico sob a perspectiva do intérprete interativo
title_full Máscara corporal : aspectos técnicos-poéticos na composição do corpo cênico sob a perspectiva do intérprete interativo
title_fullStr Máscara corporal : aspectos técnicos-poéticos na composição do corpo cênico sob a perspectiva do intérprete interativo
title_full_unstemmed Máscara corporal : aspectos técnicos-poéticos na composição do corpo cênico sob a perspectiva do intérprete interativo
title_sort Máscara corporal : aspectos técnicos-poéticos na composição do corpo cênico sob a perspectiva do intérprete interativo
author Agg, Katia
author_facet Agg, Katia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Marilia Vieira, 1950-
Gatti, Daniela
Viana, Fausto Roberto Poço
Navarro, Grácia Maria
Cruz, Maria Alice Ximenes
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Agg, Katia
dc.subject.por.fl_str_mv Corporeidade
Dança
Máscaras
Improvisação na dança
Corporeity
Dance
Masks
Improvisation in dance
topic Corporeidade
Dança
Máscaras
Improvisação na dança
Corporeity
Dance
Masks
Improvisation in dance
description Orientador: Marília Vieira Soares
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619055
AGG, Katia. Máscara corporal: aspectos técnicos-poéticos na composição do corpo cênico sob a perspectiva do intérprete interativo. 2012. 220 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619055. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619055
identifier_str_mv AGG, Katia. Máscara corporal: aspectos técnicos-poéticos na composição do corpo cênico sob a perspectiva do intérprete interativo. 2012. 220 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619055. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895610
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
220 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189089472151552