Sentidos e significados das imagens e palavras de alunos do ensino fundamental no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marçal, Maristela
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615674
Resumo: Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão
id UNICAMP-30_995423ccf20c31d5edb92cbb7b4050f6
oai_identifier_str oai::799237
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Sentidos e significados das imagens e palavras de alunos do ensino fundamental no cotidiano escolarMeanings and significance of images and words of students from elementary education in their everyday school lifeCotidiano escolarInteração escolarImagemNarrativasEveryday school lifeSchool interactionImagingNarrativesOrientador: Ana Maria Falcão de AragãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A fotografia não se limita apenas ao registro de uma imagem, mas constitui-se em um elemento revelador de pensamentos, memórias passadas, sentidos e fatos vividos. A narrativa foi o modo de transmitir as experiências do espaço escolar. Este estudo teve como objetivos: identificar e analisar as experiências de alunos do 3º e 4º ciclos do ensino fundamental, bem como perceber os significados e sentidos das imagens e palavras utilizadas por eles no cotidiano escolar e suas implicações para as relações estabelecidas entre as pessoas, os espaços e tempos e os objetos. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Silva, da cidade de Campinas. Foram analisados registros fotográficos e relatos (narrativas) do cotidiano escolar. Os resultados mostraram que os aspectos significativos destacados pelos alunos e alunas estão relacionados principalmente com a interação com o outro, com os colegas, os professores, os funcionários; esses relacionamentos foram considerados importantes na constituição pessoal dos estudantes, na percepção dos dilemas e das descobertas da adolescência, nas experiências no contexto escolar, que revelaram aspectos pedagógicos e educativos da sala de aula e fora dela, na estrutura pessoal da instituição, nas relações entre os sujeitos na dinâmica do cotidiano da escola.Abstract: Photographies aren't limited to the registration of an image, they constitute themselves as revealers of thoughts, past memories, meanings and experiences lived before. The narrative was the way chosen to transmit these experiences of the school environment. This study had as aims: identify and analyze experiences from students of the third and fourth cycles of an elementary school, as well as perceive the meanings of the images and words used by those students in the school daily routine and the implications of those in the relationships established between people, space and time and objects. This research was developed an elementary government school "Padre Francisco Silva", in the city of Campinas-SP. Narratives and pictures related to the school routine have been analyzed. The results obtained show that meaningful aspects pointed by the students are related to the interaction with others, being them school colleagues, teachers and employees. These interactions were considered fundamental in the personal constitution of the students, in the perception of dilemmas and discoveries typical in teenagers and in experiences related to the school context, which reveal educational and pedagogical aspects from the classroom and external ones, particular institutional aspects, in the personal structure of the institution and in the establishment of relationships among the subjects involving the dynamics of the school routine.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestre em Educação[s.n.]Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-Prado, Guilherme do Val ToledoChalub, Laura NoemiAyoub, ElianaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarçal, Maristela2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf165 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615674MARÇAL, Maristela. Sentidos e significados das imagens e palavras de alunos do ensino fundamental no cotidiano escolar. 2011. 165 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615674. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/799237porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:18:55Zoai::799237Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:18:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos e significados das imagens e palavras de alunos do ensino fundamental no cotidiano escolar
Meanings and significance of images and words of students from elementary education in their everyday school life
title Sentidos e significados das imagens e palavras de alunos do ensino fundamental no cotidiano escolar
spellingShingle Sentidos e significados das imagens e palavras de alunos do ensino fundamental no cotidiano escolar
Marçal, Maristela
Cotidiano escolar
Interação escolar
Imagem
Narrativas
Everyday school life
School interaction
Imaging
Narratives
title_short Sentidos e significados das imagens e palavras de alunos do ensino fundamental no cotidiano escolar
title_full Sentidos e significados das imagens e palavras de alunos do ensino fundamental no cotidiano escolar
title_fullStr Sentidos e significados das imagens e palavras de alunos do ensino fundamental no cotidiano escolar
title_full_unstemmed Sentidos e significados das imagens e palavras de alunos do ensino fundamental no cotidiano escolar
title_sort Sentidos e significados das imagens e palavras de alunos do ensino fundamental no cotidiano escolar
author Marçal, Maristela
author_facet Marçal, Maristela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-
Prado, Guilherme do Val Toledo
Chalub, Laura Noemi
Ayoub, Eliana
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Marçal, Maristela
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidiano escolar
Interação escolar
Imagem
Narrativas
Everyday school life
School interaction
Imaging
Narratives
topic Cotidiano escolar
Interação escolar
Imagem
Narrativas
Everyday school life
School interaction
Imaging
Narratives
description Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615674
MARÇAL, Maristela. Sentidos e significados das imagens e palavras de alunos do ensino fundamental no cotidiano escolar. 2011. 165 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615674. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615674
identifier_str_mv MARÇAL, Maristela. Sentidos e significados das imagens e palavras de alunos do ensino fundamental no cotidiano escolar. 2011. 165 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação , Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615674. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/799237
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
165 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189057044938752