Uma proposta minimalista para o processo de aquisição da linguagem : relações locais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ruth Elisabeth Vasconcellos, 1960-
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588518
Resumo: Orientador: Mary A. Kato
id UNICAMP-30_996df2b77856103fc2acc0ded11f7cff
oai_identifier_str oai::186712
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Uma proposta minimalista para o processo de aquisição da linguagem : relações locaisMinimalismoGramática gerativaAquisição de linguagemPsicolinguísticaOrientador: Mary A. KatoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta tese circunscreve-se ao quadro da Teoria Gerativa, mais especificamente aos modelos de Princípios e Parâmetros (Chomsky, 1981 e obras posteriores). Nosso objetivo central é verificar se há na Faculdade da Linguagem alguma propriedade essencial para o processo de aquisição da linguagem, para além da marcação paramétrica prevista na Gramática Universal. Para tanto, realizamos um percurso que sai do modelo de Regência e Ligação e chega ao Programa Minimalista. Nosso interesse ao discutir o modelo de Regência e Ligação está nas diferentes concepções de "parâmetro", bem como em verificar a concepção que o Programa Minimalista herda de seu antecessor. Discutimos, ainda, as principais hipóteses de aprendizagem propostas no âmbito da área de aquisição da linguagem, assumindo finalmente a hipótese continuísta. A partir de uma breve incursão ao funcionamento do Programa Minimalista, podemos verificar como um quadro ontológica e metodologicamente minimalista permite pensar a aquisição da linguagem de uma forma inusitada, especificando um lugar mais claro para a sintaxe e para a sua relação com os componentes de performance, a partir de fenômenos muito locais que são, em última instância, codificados como princípios da Faculdade da Linguagem. Nesse espírito, levantamos a hipótese de que a relação básica pela qual a criança se guia em seu processo de aquisição é a relação de c-comando. A visão que sustenta conceitualmente esta hipótese é a de que o que quer que ocorra no processo de aquisição, só deve contar com propriedades intrínsecas à Faculdade da Linguagem. Para verificar a plausibilidade empírica de nossa proposta, examinamos alguns fenômenos do Português do Brasil, bem como um fenômeno translingüístico observado na produção inicial de crianças: a assimetria sujeito / objeto. Isso nos permitiu motivar conceitual, teórica e empiricamente nossa propostaAbstract: This work focuses on whether or not there is a specific property of the Language Faculty which could be essential for the language acquisition process, beyond the parametric variation in Universal Grammar. Our theoretical framework is the Principies & Parameters model, in its Government & Binding version, as well as in the Minimalist Program one. Our starting point is how parameters were conceived, as well as which notion of parameter the Minimalist Program has assumed. We also discuss the learnability hypotheses usually associated with the Generative framework, assuming the continuist one. After briefly discussing the inner workings of the Minimalist Program, we show how a minimalist framework can offer the language acquisition area a fresh point of view by specifying a clearer place for syntax and for its relationship with the performance components. Having this picture in mind, we propose that the basic syntactic relation that is privileged by the child acquiring his / her language is ccommand. Our hypothesis is conceptually motivated since this type of relation is already present in the Language Faculty. In order to empirically sustain our hypothesis we examine some phenomena in Brazilian Portuguese, as well as a cross-linguistic phenomenon observed in the production of small children: the asymmetry between subject and objectDoutoradoDoutor em Linguística[s.n.]Kato, Mary Aizawa, 1934-Galves, CharlotteLemos, Claudia Thereza Guimarães deSilva, Maria Cristina FigueiredoNascimento, Milton doUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLopes, Ruth Elisabeth Vasconcellos, 1960-19991999-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf192f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588518LOPES, Ruth Elisabeth Vasconcellos. Uma proposta minimalista para o processo de aquisição da linguagem: relações locais. 1999. 192f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588518. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/186712porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:06:19Zoai::186712Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta minimalista para o processo de aquisição da linguagem : relações locais
title Uma proposta minimalista para o processo de aquisição da linguagem : relações locais
spellingShingle Uma proposta minimalista para o processo de aquisição da linguagem : relações locais
Lopes, Ruth Elisabeth Vasconcellos, 1960-
Minimalismo
Gramática gerativa
Aquisição de linguagem
Psicolinguística
title_short Uma proposta minimalista para o processo de aquisição da linguagem : relações locais
title_full Uma proposta minimalista para o processo de aquisição da linguagem : relações locais
title_fullStr Uma proposta minimalista para o processo de aquisição da linguagem : relações locais
title_full_unstemmed Uma proposta minimalista para o processo de aquisição da linguagem : relações locais
title_sort Uma proposta minimalista para o processo de aquisição da linguagem : relações locais
author Lopes, Ruth Elisabeth Vasconcellos, 1960-
author_facet Lopes, Ruth Elisabeth Vasconcellos, 1960-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kato, Mary Aizawa, 1934-
Galves, Charlotte
Lemos, Claudia Thereza Guimarães de
Silva, Maria Cristina Figueiredo
Nascimento, Milton do
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ruth Elisabeth Vasconcellos, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Minimalismo
Gramática gerativa
Aquisição de linguagem
Psicolinguística
topic Minimalismo
Gramática gerativa
Aquisição de linguagem
Psicolinguística
description Orientador: Mary A. Kato
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-11-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588518
LOPES, Ruth Elisabeth Vasconcellos. Uma proposta minimalista para o processo de aquisição da linguagem: relações locais. 1999. 192f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588518. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
LOPES, Ruth Elisabeth Vasconcellos. Uma proposta minimalista para o processo de aquisição da linguagem: relações locais. 1999. 192f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588518. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/186712
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
192f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188833700347904