Análise do ambiente organizacional de um "cluster" de confecção do vestuário em Fortaleza - CE : potencialidades e obstáculos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638888 |
Resumo: | Orientador: Rosley Anholon |
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Análise do ambiente organizacional de um "cluster" de confecção do vestuário em Fortaleza - CE : potencialidades e obstáculosAnalysis of the organizational environment of a clothing manufacturing cluster in Fortaleza - CE : potentialities and obstaclesArranjos produtivos locaisRoupas - ConfecçãoLocal productive arrangementsClothing industryOrientador: Rosley AnholonTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: O Estado do Ceará é um dos maiores polos de confecção do vestuário do Brasil, sendo Fortaleza, sua capital, a cidade mais representativa, concentrando aproximadamente 72% das empresas do Estado. Diante deste grande volume de empresas, com foco em um mesmo segmento, surge a indagação se este aglomerado consegue proporcionar vantagens significativas em comparação com empresas que atuam isoladamente, tendo em vista que a literatura apresenta casos, desde a década de 1980, onde determinadas regiões se destacam diante da forma como suas organizações conseguem se sobressair por estarem próximas geograficamente e pelo modo como ocorre a interação entre os diversos atores da localidade. Desde os primeiros estudos sobre estas concentrações empresariais, diversas foram as nomenclaturas utilizadas, entretanto, nesta pesquisa será adotado o termo cluster, formulado por Porter (1998). Portanto, o objetivo desta tese foi analisar o ambiente organizacional de um cluster de confecção do vestuário do município de Fortaleza - CE, destacando seus obstáculos e potencialidades. Após uma extensa investigação na literatura sobre o tema, o trabalho percorreu três etapas: a primeira procurou, de forma quantitativa, identificar a região de Fortaleza mais especializada no setor de confecção; a segunda etapa analisou, de modo qualitativo e exploratório, a percepção de especialistas conhecedores do assunto e ligados a importantes instituições do município, a fim de obter uma visão preliminar do setor de confecção; e a terceira etapa, com base no parecer dos especialistas, investigou, de forma quantitativa e descritiva, a percepção dos empresários e gestores sobre o cluster identificado na primeira etapa. Como principais resultados, se verificou que há um aglomerado que possui um diferencial superior às demais empresas do setor, com gestores mais qualificados e produtos mais elaborados; como potencialidades, foi percebida a presença de economias externas como abundância de mão de obra, de fornecedores e de consumidores; entre os principais obstáculos destacam-se o desestímulo dos jovens em ingressar no setor devido aos baixos salários e ambientes de trabalho desfavoráveis, havendo também problemas decorrentes do grande número de empresas informais e de intensa falsificação de produtos. A conclusão é que o cluster possui externalidades que servem como atrativo para a instalação de empresas na região, entretanto perde na eficiência coletiva pela baixa interação entre os diversos atores, havendo poucas ações de cooperação, que é o objetivo central de um cluster. Há indícios de que seja possível fomentar a cooperação porque os empresários apontaram interesse em tais ações, mas informaram que falta uma governança com o apoio de instituições públicas e privadas para conduzir este processoAbstract: The State of Ceará is one of the largest clothing manufacturing centers in Brazil, with Fortaleza, its capital, being the most representative city, concentrating approximately 72% of the State's companies. Given this large volume of companies, focused on the same segment, the question arises whether this cluster can provide significant advantages compared to companies that operate in isolation, considering that the literature has presented cases since the 1980s, where certain regions stand out in the face of how their organizations manage to stand out for being geographically close and for the way in which interaction between the various actors in the locality occurs. Since the first studies on these business concentrations, several nomenclatures were used, however, in this research the term cluster, formulated by Porter (1998), will be adopted. Therefore, the objective of this thesis was to analyze the organizational environment of a clothing manufacturing cluster in the city of Fortaleza - CE, highlighting its obstacles and potential. After extensive research in the literature on the subject, the work went through three stages: the first sought, in a quantitative way, to identify the region of Fortaleza that is most specialized in the clothing sector; the second stage analyzed, in a qualitative and exploratory way, the perception of experts who knew the subject and linked to important institutions in the municipality, in order to obtain a preliminary view of the clothing sector; and the third stage, based on the experts' opinion, investigated, in a quantitative and descriptive way, the perception of entrepreneurs and managers about the cluster identified in the first stage. As main results, it was found that there is a cluster that has a differential superior to other companies in the sector, with more qualified managers and more elaborated products; as potentialities, the presence of external economies was perceived as an abundance of labor, suppliers and consumers; Among the main obstacles are the discouragement of young people to enter the sector due to low wages and unfavorable work environments, and there are also problems arising from the large number of informal companies and the intense counterfeiting of products. The conclusion is that the cluster has externalities that serve as an attraction for the installation of companies in the region, however it loses in collective efficiency due to the low interaction between the various actors, with few cooperation actions, which is the central objective of a cluster. There are indications that it is possible to foster cooperation because entrepreneurs have shown interest in such actions, but they informed that there is a lack of governance with the support of public and private institutions to conduct this processDoutoradoMateriais e Processos de FabricaçãoDoutor em Engenharia Mecânica[s.n.]Anholon, Rosley, 1979-Etulain, Carlos RaulNovaski, OlívioAntonialli, Armando Italo SetteQueiroz, Timóteo RamosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASTeles, Francismilton, 1975-20202020-03-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (214 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638888TELES, Francismilton. Análise do ambiente organizacional de um "cluster" de confecção do vestuário em Fortaleza - CE: potencialidades e obstáculos. 2020. 1 recurso online (214 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638888. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128846Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-15T15:38:46Zoai::1128846Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-15T15:38:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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