Heitor Villa-Lobos : Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Josani Keunecke
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598507
Resumo: Orientador: Eduardo Augusto Ostergren
id UNICAMP-30_9a63a944268a9c333952eb87e75deaeb
oai_identifier_str oai::324891
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Heitor Villa-Lobos : Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretaçãoMúsica coralMissa (Música)Música sacraOrientador: Eduardo Augusto OstergrenDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho tem dois objetivos principais. O primeiro é o de divulgar a obra de canto coral a cappella do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos através do estudo de suas obras: Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria. O segundo objetivo é o de, através das duas obras do compositor, apresentar um método de estudo de música coral para estudantes de regência e regentes. O trabalho está dividido em 3 capítulos: 1. Estudo Preliminar da Partitura; 2. Estudo Interpretativo da Partitura; 3. Preparação dos Ensaios e Considerações Interpretativas. No Estudo Preliminar da Partitura são apresentados aspectos gerais das obras como número de movimentos, extensão das vozes, origem do texto, duração aproximada, entre outros. Assim, o regente terá dados suficientes para analisar se o seu grupo está apto tecnicamente e musicalmente para interpretar as obras. O Estudo Interpretativo da Partitura inicia-se com uma introdução de cada obra e segue com a análise de todos os movimentos das mesmas com foco no texto, ritmo, melodia, tonalidade/modalidade, harmonia, textura, timbre, elementos de expressão e forma; finalizando com o estudo paralelo à análise que abrange o estudo de cada voz, a linha de regência, o gestual, os ensaios e a concepção da peça. Por fim, no capítulo 3, há um levantamento de aspectos que podem gerar dificuldade na execução, sugestão de andamento e alguns exercícios de técnica vocal que preparam o coro para a linguagem composicional utilizada nas obras. O trabalho destaca a importância de se estudar e preparar a obra antes do 10 ensaio do regente com o coro. Há aspectos importantes da obra que só são revelados através da análise e só através dela é que o regente sentir-se-á preparado para trabalhar a obra com seu coro e interpretá-Ia. O método de estudo desenvolvido neste trabalho pode ser utilizado no estudo de outras obras musicaisAbstract: The two-fold purpose of this dissertation is: first to divulge Villa-Lobos a cappella choral music through the study of his two masterpieces: Missa São Sebastião and Bendita Sabedoria; second, to present a method for the study of choral music to be used by students and conductors. The work is divided into 3 chapters: 1. Preliminary Score Study; 2. Interpretive Score Study; 3. Rehearsal Preparation and Interpretative Considerations. In the Preliminary Score Study general aspects of the pieces are presented such as number of movements, voice extensions, text origin, approximate duration of each movement, amongst others. Thus, the conductor has basic data to help consider whether his ensemble is technically and musically able to perform the pieces. The Interpretive Score Study includes an introduction to each piece and the analyses of the various movements of the compositions focusing on: text, rhythm, melody, tonality/modality, harmony, texture, timbre, expression elements and formo The detailed examination of each voice, conducting gestures, rehearsal considerations and the overall conceiving of the pieces are also included in this chapter. Finally, in chapter 3, there is a discussion about technical aspects pointing to. performance difficulties, suggestions for expressive conducting beat-pattems and vocal technique exercises which will help the choir with the stylistic language used throughout the pieces. The study calls attention to the importance of score preparation before the leading of the first choir rehearsal by the conductor. There are important musical and technical aspects of the score that are only revealed through preliminary analysis and only through this procedure will he be better prepared for an effective rehearsal and moving performance. The study method here proposed can also be used to advantage for the preparation of Other musical compositionsMestradoMestre em Artes[s.n.]Ostergren, Eduardo Augusto, 1943-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPimenta, Josani Keunecke20032003-02-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf259 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598507PIMENTA, Josani Keunecke. Heitor Villa-Lobos: Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação. 2003. 259 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598507. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/324891porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-18T09:25:52Zoai::324891Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-18T09:25:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Heitor Villa-Lobos : Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação
title Heitor Villa-Lobos : Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação
spellingShingle Heitor Villa-Lobos : Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação
Pimenta, Josani Keunecke
Música coral
Missa (Música)
Música sacra
title_short Heitor Villa-Lobos : Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação
title_full Heitor Villa-Lobos : Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação
title_fullStr Heitor Villa-Lobos : Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação
title_full_unstemmed Heitor Villa-Lobos : Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação
title_sort Heitor Villa-Lobos : Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação
author Pimenta, Josani Keunecke
author_facet Pimenta, Josani Keunecke
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ostergren, Eduardo Augusto, 1943-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Josani Keunecke
dc.subject.por.fl_str_mv Música coral
Missa (Música)
Música sacra
topic Música coral
Missa (Música)
Música sacra
description Orientador: Eduardo Augusto Ostergren
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-02-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598507
PIMENTA, Josani Keunecke. Heitor Villa-Lobos: Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação. 2003. 259 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598507. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598507
identifier_str_mv PIMENTA, Josani Keunecke. Heitor Villa-Lobos: Missa São Sebastião e Bendita Sabedoria, um estudo para a interpretação. 2003. 259 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598507. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/324891
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
259 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188912327819264