Arte satírica antiga e história literária moderna ilustradas pela centopeia poético-brasílica de padre-mestre José Joaquim Correia de Almeida (1820-1905)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ednaldo Cândido Moreira, 1981-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642144
Resumo: Orientador: Antonio Alcir Bernárdez Pécora
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spelling Arte satírica antiga e história literária moderna ilustradas pela centopeia poético-brasílica de padre-mestre José Joaquim Correia de Almeida (1820-1905)Ancient satirical art and modern literary history illustrated by Priest Master José Joaquim Correia de Almeida's poetic-Brazilian centipedeAlmeida, José Joaquim Correia de, 1820-1905SátiraLiteratura - História e críticaArte satíricaAlmeida, Jose Joaquim Correia deSatireSatirical practiceLiterary historySatirical artOrientador: Antonio Alcir Bernárdez PécoraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta tese discute, ao feitio histórico-teórico, uma prática poética satírica de longa duração no Brasil que é desprezada pela crítica literária em que predomina a ideia nacional. Para esse fim, a "centopeia poético-brasílica" de José Joaquim Correia de Almeida (1820 – 1905) é ilustrada ao crivo das razões genéricas e específicas da arte satírica antiga e da história literária moderna (1805 – 1888). Nas sátiras selecionadas, investigamos os paradigmas técnico-compositivos — os semântico-pragmáticos e os simbólico-modelizantes — que as definem como prática satírica móbile e mista. Partimos do pressuposto de que esse corpus satiricum não só é ordenado às convenções do cômico de tradição greco-latina-cristã, mas também à profissão de fé dialogal de uma persona dotada de uma vis comica profícua. À vista disso, não se adota em todo o corpus satiricum mapeado (1820 – 1905) o exercício livre da criação poética sem familiaridade com o fazer lógico-retórico-ficcional da supracitada tradição greco-latina-cristã; do mesmo modo que não se perfilha a matéria ficcional libertina avessa aos costumes da doutrina católica — como é o caso, por exemplo, do sensualismo da prosa realista; ou da prática oitocentista abrangente do soneto sem argumento, sem tema, assunto ou proposição evidentes de um poeta "Margarida". Aceita-se, afirmativamente, que os artifícios retórico-poéticos produzem artefatos satíricos cujos efeitos descritivos imateriais de alusão, de remissão e de evidência encenam conceitos e temas semelhantes àqueles propagados pelas instâncias de produção, de circulação e de recepção dos saberes oitocentistas. Assim sendo, a sátira considera falível (e risível) qualquer discurso humano que se propuser unívoco. Na pirâmide "dos saberes" dessa "centopeia poética" oitocentista, acima do intelecto humano e da sociedade está a metafísica cristã; abaixo e reunidos de modo quase equânime estão os homens e os brutos. Nos sentidos figurados pelas cenas satíricas há homens-brutos e brutos-homens, e é por isso que a animalia europeia é emulada nos textos como processo analógico didático que faz corresponder a matéria e o estilo satíricos apresentados em apólogos, epigramas, fábulas, quadras, sextilhas e sonetos, com o fim de se dramatizar os vícios humanos, abstraídos, comicamente, pelo ato de intelecção da persona que dramatiza a similitude imaterial das condições singulares e históricas de cada objeto ou preceito, ou pessoa, ou discurso. Esses gêneros poéticos têm em comum uma relação de símile satírica, metafórica, cujo decoro urbano horaciano é considerado a ponto de ter-se o autor adquirido em mais de uma ocasião os epítetos de "boca do céu" ou de "Tolentino brasileiro"Abstract: Through an approach that unites History and Theory, in this thesis, we discuss a long-term satirical poetic practice in Brazil despised by literary criticism and in which a vision of the nation prevails. With this objective in mind, José Joaquim Correia de Almeida (1820-1905) illustrated his "poetic-Brazilian centipede" under the light of generic and specific reasons of ancient satirical art and Brazilian literary history (1805-1888). In those selected satires, we investigate the technical-compositional paradigms, as well as the semantic-pragmatic and the symbolic-modeling ones, which define them as satirical practice [GREENBERG (2019); MARSHALL (2013) which, in fact, highlights a discursive scenario of the nineteenth century literate Luso-Brazilian environment. Thus, this corpus satiricum is not only ordered to the Greco-Latin-Christian comic texts conventions, but also to the dialogical creed of a persona that has a fruitful vis comica. Thus, the whole corpus satiricum studied (1820-1905) does not allow the exercise of poetic creation detached from the logical-rhetorical-fictional work of the Greco-Latin-Christian tradition; just as the libertine fictional matter that is averse to the customs of Catholic doctrine is not admitted – as is the case, for example, with realistic prose sensualism; or the recurring nineteenth-century practice of the sonnet without argument, without obvious theme, subject, or proposition by a Poet "Margarida". People tend to accept that rhetorical-poetic techniques produce satirical artifacts whose immaterial descriptive effects of allusion, remission, and evidence develop concepts and themes similar to those propagated by the nineteenth-century instances of production, circulation, and reception of knowledge. Satire considers fallible and, therefore, laughable, all human discourse (literary or not) that proclaims itself univocal. In the "knowledge" pyramid of this "poetic centipede", above the human intellect and society is Christian metaphysics; below and gathered almost impartially are the men and the brutes. In the senses figured by the satirical scenes there are brute men (homens-brutos) and brutalized men (brutos-homens); it is because of that European animalia is emulated in the texts as a didactic analogical process that matches the satirical matter and style presented in apologists, epigrams, fables, courts, sextiles and sonnets, in order to dramatize human vices, abstracted, comically, by the act of intellect of the persona that dramatizes the immaterial similitude of the singular and historical conditions of each object or precept or person or discourse. These poetic genres have in common the fact that in all of them a satirical, metaphorical relationship is established, whose Horatian urban decorum is taken into consideration. Because of this, the author acquired on more than one occasion the epithets "Mouth of Heaven" or "Brazilian Tolentine"DoutoradoHistória e Historiografia LiteráriaDoutor em Teoria e História LiteráriaCNPQ140562/2008-7[s.n.]Pécora, Alcir, 1954-Franchetti, PauloMoreira, MarcelloFurtado, Joaci PereiraBarros, Jose Americo de MirandaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes, Ednaldo Cândido Moreira, 1981-20212021-08-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (641 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642144GOMES, Ednaldo Cândido Moreira. Arte satírica antiga e história literária moderna ilustradas pela centopeia poético-brasílica de padre-mestre José Joaquim Correia de Almeida (1820-1905). 2021. 1 recurso online (641 p.) 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