Automação de projetos de estruturas planas treliçadas tubulares de aço com estudo comparativo entre treliças constituidas por barras com ligações rotuladas e rigidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Renato Henrique Ferreira
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605494
Resumo: Orientador: João Alberto Venegas Requena
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spelling Automação de projetos de estruturas planas treliçadas tubulares de aço com estudo comparativo entre treliças constituidas por barras com ligações rotuladas e rigidasSteel plane tubular trusses design automation and comparative analysis between trusses composed by released members and non-released membersEstruturas metálicasProjeto estruturalAço tubular - EstruturasSteel structuresStructural designTubular steel structuresOrientador: João Alberto Venegas RequenaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar análises comparativas entre estruturas metálicas treliçadas tubulares planas considerando as vinculações entre as barras como rotuladas e estruturas metálicas treliçadas tubulares planas considerando as vinculações entre as barras como rígidas. A motivação deste estudo foi determinar qual a importância da rigidez das barras no dimensionamento das mesmas estruturas quando são consideradas diferentes vinculações entre as barras. Foram encontradas diferenças nos dimensionamentos quando as barras são ¿curtas¿ e conseqüentemente, bastante rígidas. Nestes casos, onde as barras são rígidas, a consideração de rótula leva a resultados que não condizem com o comportamento real da estrutura e, conseqüentemente, a um dimensionamento inadequado da estrutura tubular. Para agilizar as análises, foi desenvolvido um software que automatiza as etapas principais de um projeto de estruturas metálicas tubulares planas, com o objetivo de enquadrar tais análises em condições que respeitem os parâmetros normativos de ângulos entre barras, limites de esbeltez, entre outros. As etapas automatizadas foram: geração automática de determinadas geometrias, cálculo dos coeficientes de pressão e forma do vento e pressão dinâmica, carregamento automático da estrutura, cálculo estrutural e dimensionamento da estrutura. O programa possui uma interface amigável, integrada e ágil que permite aos projetistas de estruturas metálicas realizarem diversas análises possibilitando de forma rápida a escolha da solução mais adequada para a estruturaAbstract: This research has the objective to present a comparative analysis between steel plane tubular trusses that consider the member¿s end connections as released and steel tubular plane trusses that consider the member¿s end connections as non-released (rigid). This study intends to measure the member¿s stiffness importance for the design of these members when them are considered released or not. It was found differences when the members were ¿short¿ and very rigid. In this cases, when the members were rigid, the released consideration takes to results that don¿t represent the real behavior of the structure and, consequently, to an inadequate design of the tubular structure. To make the analysis faster, it was developed a software that automate the major steps of a steel tubular structure design, with the objective to fit the analysis in the standard design recommendations, like angles between members, stiffness limits, and others. The automated steps were: automatic generation of geometries, automatic wind pressure calculation, automatic structure load insertion, structural analysis and steel structure design based on Brazilian codes. The software has a friendly interface, which allows engineers realize several analyses and, thus, choose the most adequate solution for the structureMestradoEstruturasMestre em Engenharia Civil[s.n.]Requena, João Alberto Venegas, 1956-Ribeiro, Luiz Fernando LoureiroMenezes, Francisco AntonioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBranco, Renato Henrique Ferreira20062006-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf202p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605494BRANCO, Renato Henrique Ferreira. Automação de projetos de estruturas planas treliçadas tubulares de aço com estudo comparativo entre treliças constituidas por barras com ligações rotuladas e rigidas. 2006. 202p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605494. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/407910porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:57:44Zoai::407910Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:57:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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