As multiplas linguagens na teatralidade circense : Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do seculo XIX e inicio do XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Erminia, 1954-
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593461
Resumo: Orientador : Silvia Hunold Lara
id UNICAMP-30_9bfe781569fbe8e3247bde62887b7ad1
oai_identifier_str oai::276000
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As multiplas linguagens na teatralidade circense : Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do seculo XIX e inicio do XXCircoCirco - HistóriaTeatro - Brasil - HistóriaOrientador : Silvia Hunold LaraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Neste trabalho pesquisa-se o processo de produção e organização da teatralidade circense expressa pela confonnação do circo-teatro, no Brasil, considerando-se como fio condutor a vida artística de Benjamim de Oliveira, da década de 1870 à de 1910. Acompanhar a vida de Benjamim de Oliveira é perseguir a multiplicidade de interlocuções que realizou, permitindo-se assim recuperar como os circenses enfrentaram os desafios e obstáculos para se constituírem, além de tirar proveito do fato de que Benjamim foi um dos importantes demarcadores das características mais significativas daquela teatralidade. Entretanto, este trabalho mostra que o processo de inserção do circo-teatro na produção de uma teatralidade circensejá ocorria no momento em que Benjamininiciava sua vida no circo. O estudo toma as produções circenses através das ações dos seus vários sujeitos e, desta fonna, investiga como homens e mulheres artistas de circo, ao mesmo tempo em que mantiveram uma especificidade, renovaram, criaram, adaptaram, incorporaram, copiaram experiências vividas e enfrentaram desafios e obstáculos decorrentes das continuidades e mudanças encontradas na sociedade, nas produções culturais e em si mesmos. Parte-se da idéia de que os circenses devem ser vistos como um grupo que articulava matrizes e procedimentos em constante reelaboração e ressignificação, bem como adequavam, incorporavam e produziam um espetáculo para cada í!.blico,manipulando elementos de outras variáveis artísticasjá disponíveis e gerando novas e múltiplas versões da teatralidadeAbstract: This study researches the production and organization process of circensian theatricality as expressed within the configuration of the Brazilian Circus-Theater. The mainstream thereto is Benjamim de Oliveira's artistic life ranging ITomthe 1870's up to the 1910's. Keeping track of Benjamim de Oliveira's life is the same as pursuing the multiplicity of interlocutions which he perfonned. This leads to a recovery of the ways followed by the circensian artists to face challenges and stumbling blocks in order to get themselves established. Moreover, Benjamim acted as an outstanding demarcator of the most meaningful characteristics pertaining to that theatricality. Meanwhile, this study remarks the fact that the process of insertion of the circus-theater into the production of a circensian theatricality already existed by the time when Benjamimstarted his life in the circus. This research regards circensian productions thrqugh the actions of varied subjects involved. Therefore, it investigates how circus artists, both men and women, at the same time as they maintained one sense of specificity, they were also able to renew, create, adapt, incorporate and reproduce experiences. In addition, they faced challenges and obstacles which arose ITom continuities and changes found in society, in cultural productions and in themselves. The primary idea of this study is that circensian artists should be understood as a group of people who articulated matrices and procedures under pennanent reelaboration and resignification. Furthennore, they adjusted, incorporated and produced shows for each audience by manipulating elements belonging to other available artistic variables, which generated new and multiple versions oftheatricalityDoutoradoDoutor em História[s.n.]Lara, Silvia Hunold, 1955-Cunha, Maria Clementina PereiraPereira, Leonardo Affonso de MirandaSperber, Suzi FranklFonseca, Marcos Luiz Bretas daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Erminia, 1954-20032003-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf370p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593461SILVA, Erminia. As multiplas linguagens na teatralidade circense: Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do seculo XIX e inicio do XX. 2003. 370p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593461. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/276000porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:43:41Zoai::276000Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:43:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As multiplas linguagens na teatralidade circense : Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do seculo XIX e inicio do XX
title As multiplas linguagens na teatralidade circense : Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do seculo XIX e inicio do XX
spellingShingle As multiplas linguagens na teatralidade circense : Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do seculo XIX e inicio do XX
Silva, Erminia, 1954-
Circo
Circo - História
Teatro - Brasil - História
title_short As multiplas linguagens na teatralidade circense : Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do seculo XIX e inicio do XX
title_full As multiplas linguagens na teatralidade circense : Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do seculo XIX e inicio do XX
title_fullStr As multiplas linguagens na teatralidade circense : Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do seculo XIX e inicio do XX
title_full_unstemmed As multiplas linguagens na teatralidade circense : Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do seculo XIX e inicio do XX
title_sort As multiplas linguagens na teatralidade circense : Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do seculo XIX e inicio do XX
author Silva, Erminia, 1954-
author_facet Silva, Erminia, 1954-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lara, Silvia Hunold, 1955-
Cunha, Maria Clementina Pereira
Pereira, Leonardo Affonso de Miranda
Sperber, Suzi Frankl
Fonseca, Marcos Luiz Bretas da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em História
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Erminia, 1954-
dc.subject.por.fl_str_mv Circo
Circo - História
Teatro - Brasil - História
topic Circo
Circo - História
Teatro - Brasil - História
description Orientador : Silvia Hunold Lara
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593461
SILVA, Erminia. As multiplas linguagens na teatralidade circense: Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do seculo XIX e inicio do XX. 2003. 370p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593461. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SILVA, Erminia. As multiplas linguagens na teatralidade circense: Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do seculo XIX e inicio do XX. 2003. 370p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593461. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1593461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/276000
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
370p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188880863199232