Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601410 |
Resumo: | Orientador: João Wanderley Geraldi |
id |
UNICAMP-30_3329de92d89b88c30c93e22b239a21cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::359466 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolarNote-taking: contribuitions for the characterization of a discourse genre and its appropriation at schoolApontamentosGeneros discursivosLíngua materna - Análise do discursoNote-takingDiscurse genresMothe langue - Discourse analysisOrientador: João Wanderley GeraldiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho apresenta a construção de um possível percurso de apropriação da anotação, do Ensino Fundamental à Pós-graduação. Esse percurso foi reconstruído tomando por base anotações realizadas nos materiais escolares dos alunos e está organizado em quatro situações de anotação que se configuram como cópia, transcrição, retextualização e anotação como comentário e análise.A anotação escolar é defendida nesta tese como um gênero discursivo, a partir das indicações de estudos sobre gêneros aportados pela reflexão de Bakhtin, que se expressa composicionalmente, desde as formas diversas de rastros de leitura até a tentativa de sistematização e organização dos conhecimentos escolares. A compreensão de como se dá a apropriação da anotação enquanto gênero discursivo que vai do Ensino Fundamental à Pós-graduação nos oferece contribuições não só quanto a constituição de um gênero discursivo, mas também mostra como o aluno dota esse gênero de um estilo próprio ao longo dos seus anos de estudos na escola, fornecendo indícios para a implementação de mudanças no que concerne à formação dos professores e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem da língua maternaAbstract: This paper presents the construction of a possible trajectory of appropriation of notetaking, from elementary school to post-graduation studies. This trajectory was reconstructed from notes written on the students material, and it is organized in four situations of note-taking which are: copy, transcription, retextualization and notetaking as commentaries and analysis.School note-taking is defended in this thesis as a discourse genre, from the indications of studies on genres based on Bakhtin's reflection, which expresses itself compositionally, since the diverse forms of reading traits until the attempt of systematization and organization of academic knowledge. The understanding of the ways in which the appropriation of note-taking occurs as a discourse genre, coming from elementary school to post-graduation studies, provides contributions not only for the constitution of a discourse genre, but it also shows how the students attribute a personal style to this genre throughout their schooling years, offering clues for the implementation of changes regarding teachers education and its relationship with the mother tongue learning and teaching processDoutoradoAnálise do DiscursoDoutor em Linguística[s.n.]Geraldi, João Wanderley, 1946-Signorini, InêsKoch, Inguedore Grunfeld VillaçaAbaurre, Maria Bernadete MarquesMoura, Maria DenildaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoraes, Eliana Melo Machado20052005-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf194p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601410MORAES, Eliana Melo Machado. Anotações de aulas: contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar. 2005. 194p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601410. Acesso em: 7 fev. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/359466porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:21:31Zoai::359466Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:21:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar Note-taking: contribuitions for the characterization of a discourse genre and its appropriation at school |
title |
Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar |
spellingShingle |
Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar Moraes, Eliana Melo Machado Apontamentos Generos discursivos Língua materna - Análise do discurso Note-taking Discurse genres Mothe langue - Discourse analysis |
title_short |
Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar |
title_full |
Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar |
title_fullStr |
Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar |
title_full_unstemmed |
Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar |
title_sort |
Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar |
author |
Moraes, Eliana Melo Machado |
author_facet |
Moraes, Eliana Melo Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Geraldi, João Wanderley, 1946- Signorini, Inês Koch, Inguedore Grunfeld Villaça Abaurre, Maria Bernadete Marques Moura, Maria Denilda Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Eliana Melo Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Apontamentos Generos discursivos Língua materna - Análise do discurso Note-taking Discurse genres Mothe langue - Discourse analysis |
topic |
Apontamentos Generos discursivos Língua materna - Análise do discurso Note-taking Discurse genres Mothe langue - Discourse analysis |
description |
Orientador: João Wanderley Geraldi |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-10-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601410 MORAES, Eliana Melo Machado. Anotações de aulas: contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar. 2005. 194p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601410. Acesso em: 7 fev. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) MORAES, Eliana Melo Machado. Anotações de aulas: contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar. 2005. 194p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601410. Acesso em: 7 fev. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/359466 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 194p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1791085427615072256 |