Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Eliana Melo Machado
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601410
Resumo: Orientador: João Wanderley Geraldi
id UNICAMP-30_3329de92d89b88c30c93e22b239a21cb
oai_identifier_str oai::359466
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolarNote-taking: contribuitions for the characterization of a discourse genre and its appropriation at schoolApontamentosGeneros discursivosLíngua materna - Análise do discursoNote-takingDiscurse genresMothe langue - Discourse analysisOrientador: João Wanderley GeraldiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Este trabalho apresenta a construção de um possível percurso de apropriação da anotação, do Ensino Fundamental à Pós-graduação. Esse percurso foi reconstruído tomando por base anotações realizadas nos materiais escolares dos alunos e está organizado em quatro situações de anotação que se configuram como cópia, transcrição, retextualização e anotação como comentário e análise.A anotação escolar é defendida nesta tese como um gênero discursivo, a partir das indicações de estudos sobre gêneros aportados pela reflexão de Bakhtin, que se expressa composicionalmente, desde as formas diversas de rastros de leitura até a tentativa de sistematização e organização dos conhecimentos escolares. A compreensão de como se dá a apropriação da anotação enquanto gênero discursivo que vai do Ensino Fundamental à Pós-graduação nos oferece contribuições não só quanto a constituição de um gênero discursivo, mas também mostra como o aluno dota esse gênero de um estilo próprio ao longo dos seus anos de estudos na escola, fornecendo indícios para a implementação de mudanças no que concerne à formação dos professores e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem da língua maternaAbstract: This paper presents the construction of a possible trajectory of appropriation of notetaking, from elementary school to post-graduation studies. This trajectory was reconstructed from notes written on the students material, and it is organized in four situations of note-taking which are: copy, transcription, retextualization and notetaking as commentaries and analysis.School note-taking is defended in this thesis as a discourse genre, from the indications of studies on genres based on Bakhtin's reflection, which expresses itself compositionally, since the diverse forms of reading traits until the attempt of systematization and organization of academic knowledge. The understanding of the ways in which the appropriation of note-taking occurs as a discourse genre, coming from elementary school to post-graduation studies, provides contributions not only for the constitution of a discourse genre, but it also shows how the students attribute a personal style to this genre throughout their schooling years, offering clues for the implementation of changes regarding teachers education and its relationship with the mother tongue learning and teaching processDoutoradoAnálise do DiscursoDoutor em Linguística[s.n.]Geraldi, João Wanderley, 1946-Signorini, InêsKoch, Inguedore Grunfeld VillaçaAbaurre, Maria Bernadete MarquesMoura, Maria DenildaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoraes, Eliana Melo Machado20052005-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf194p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601410MORAES, Eliana Melo Machado. Anotações de aulas: contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar. 2005. 194p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601410. Acesso em: 7 fev. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/359466porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:21:31Zoai::359466Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:21:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar
Note-taking: contribuitions for the characterization of a discourse genre and its appropriation at school
title Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar
spellingShingle Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar
Moraes, Eliana Melo Machado
Apontamentos
Generos discursivos
Língua materna - Análise do discurso
Note-taking
Discurse genres
Mothe langue - Discourse analysis
title_short Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar
title_full Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar
title_fullStr Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar
title_full_unstemmed Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar
title_sort Anotações de aulas : contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar
author Moraes, Eliana Melo Machado
author_facet Moraes, Eliana Melo Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Geraldi, João Wanderley, 1946-
Signorini, Inês
Koch, Inguedore Grunfeld Villaça
Abaurre, Maria Bernadete Marques
Moura, Maria Denilda
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Eliana Melo Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Apontamentos
Generos discursivos
Língua materna - Análise do discurso
Note-taking
Discurse genres
Mothe langue - Discourse analysis
topic Apontamentos
Generos discursivos
Língua materna - Análise do discurso
Note-taking
Discurse genres
Mothe langue - Discourse analysis
description Orientador: João Wanderley Geraldi
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-10-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601410
MORAES, Eliana Melo Machado. Anotações de aulas: contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar. 2005. 194p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601410. Acesso em: 7 fev. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MORAES, Eliana Melo Machado. Anotações de aulas: contribuições para a caracterização de um genero discursivo e de sua apropriação escolar. 2005. 194p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601410. Acesso em: 7 fev. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/359466
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
194p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1791085427615072256