Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640601 |
Resumo: | Orientadores: Mauricio Compiani, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior |
id |
UNICAMP-30_9cdf3da8a252c06af72dd17b5dcf011e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1161629 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativasLiteracy tearchers and their social representations of science teaching : (re)constructions by collaborative formative practicesProfessores de ensino fundamental - FormaçãoFormação continuada de professorAlfabetização científicaEnsino de ciênciasRepresentações sociaisElementary school teachers - TrainingContinuous teacher trainingScientific literacyScience teachingSocial representationsOrientadores: Mauricio Compiani, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães JúniorTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Pelas peculiaridades do processo de alfabetização e do perfil polivalente que possuem as professoras alfabetizadoras, pedagogas dos anos iniciais, buscamos identificar as potencialidades de uma proposta de educação continuada sobre as suas representações sociais (RS) de ensino de Ciências. Realizamos uma formação a partir de práticas de caráter colaborativo, com participação de 25 professoras, na tentativa de intervenções sobre como elas relacionavam a Alfabetização Científica (AC) com a sua prática pedagógica, enquanto mediadoras do conhecimento científico para crianças em processo de apropriação da leitura e da escrita. A investigação foi direcionada por princípios da pesquisa-ação colaborativo-crítica e desenvolvida em três etapas: a priori, durante e a posteriori ao desenvolvimento da proposta formativa - um curso de extensão universitária da Faculdade de Educação (FE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no município de São Mateus, Espírito Santo ¿ ES, perfazendo o total de 92 horas. Valorizando os saberes docentes instituídos, buscamos construir um espaço formativo dialético, reflexivo e crítico, na dialogicidade sobre AC no Ciclo de Alfabetização, pautado no ensino de Ciências sob a perspectiva da educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Realizamos os registros por questionários de evocação livre de palavras, produção das atividades escritas e de sequências didáticas (SD) elaboradas e desenvolvidas pelas professoras, registros fotográficos, gravação em vídeo e áudio, bem como as anotações pelo pesquisador, em diário de bordo, dos diálogos realizados nos encontros formativos. A priori e a posteriori à formação, por técnica de evocação livre de palavras e análise prototípica, identificamos o possível núcleo central das RS sobre ensino de Ciências das professoras, com seus respectivos elementos constituintes. Verificamos que inicialmente a prática docente era fortemente marcada pelas diretrizes traçadas pelo currículo prescrito, apontando tendências limitadoras da atuação docente, polarizadoras dos processos de AC e da apropriação da escrita. Porém, constatamos que após a realização do processo formativo houve alteração do núcleo central das RS das professoras, bem como vestígios de mudanças na sua prática pedagógica, possibilitando-lhes encontrar outros elementos para o ensino da escrita a partir da prática para o ensino de Ciências. Pela análise do conteúdo dos discursos das professoras, sobre o processo formativo, identificamos indícios da relevância da prática colaborativa para a construção dialógica do conhecimento, possíveis influenciadores das suas RS e, consequentemente, da sua prática pedagógica: a troca de experiências dos saberes docentes historicamente instituídos; e a reflexão e crítica sobre a realidade local, dinamizada pela educação CTSA. Os resultados alcançados apontaram ser importante a elaboração e a oferta de propostas de educação continuada às (aos) alfabetizadoras (es), com ênfase no ensino de Ciências na perspectiva CTSA, desenvolvidas por práticas colaborativas. Elas favorecem o protagonismo da sua prática e a (re)construção das RS que possuem de ensino de Ciências, auxiliando-as no ensino da leitura e da escrita a partir das práticas de AC, principalmente pela triangulação possível entre formação continuada, práticas colaborativas e Educação CTSAAbstract: Due to the peculiarities of the literacy process and the polyvalent profile of literacy teachers, pedagogues of the early years, we seek to identify the potential of a proposal for continuing education on their Social Representations (SR) of Science teaching. We carry out training based on collaborative practices, with the participation of 25 teachers, in an attempt to intervene on how they related Scientific Literacy (SL) to their pedagogical practice, as mediators of scientific knowledge for children in the process of reading appropriation and writing. The investigation was guided by principles of collaborative-critical action research and developed in three stages: a priori, during and a posteriori to the development of the training proposal - a university extension course at the College of Education (FE) of the State University of Campinas (Unicamp) , in the city of São Mateus, Espírito Santo - ES, totaling 92 hours. Valuing the established teaching knowledge, we seek to build a dialectical, reflective and critical formative space, in the dialogicity about SL in the Literacy Cycle, based on Science teaching from the perspective of Science, Technology, Society and Environment (STSE) education. We carry out the records by questionnaires of free evocation of words, production of written activities and didactic sequences (DS) elaborated and developed by the teachers, photographic records, video and audio recording, as well as the notes by the researcher, in the logbook, of the dialogues. held in formative meetings. A priori and a posteriori to the training, using the technique of free evocation of words and prototypical analysis, we identified the possible central nucleus of the SR on the teaching of Science by the teachers, with their respective constituent elements. We found that initially the teaching practice was strongly marked by the guidelines outlined by the prescribed curriculum, pointing out trends that limit the teaching performance, polarizing the SL processes and the appropriation of writing. However, we found that after the completion of the training process, there was a change in the central core of the teachers' SR, as well as traces of changes in their pedagogical practice, allowing them to find other elements for teaching writing from the practice for teaching Science. By analyzing the content of the teachers' speeches about the formative process, we identified evidence of the relevance of collaborative practice for the dialogical construction of knowledge, possible influencers of their SR and, consequently, of their pedagogical practice: the exchange of experiences of historically established teaching knowledge; and reflection and criticism about the local reality, driven by STSE education. The results achieved indicated that it is important to elaborate and offer continuing education proposals to literacy teachers, capable of making them protagonists of their practice and that this formative model is important for the (re) construction of RS that they have from Science teaching, assisting them in the teaching of reading and writing from the practices of SL, mainly by the possible triangulation between continuing education, collaborative practices and STSE EducationDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutor em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES88882.435455/2019[s.n.]Compiani, Mauricio, 1956-Magalhães Júnior, Carlos Alberto de OliveiraViveiro, Alessandra AparecidaMegid Neto, JorgeLorenzetti, LeonirOrtiz, Adriano JoséUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976-20202020-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (233 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640601GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa. Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências: (re)construções por práticas formativas colaborativas. 2020. 1 recurso online (233 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640601. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161629Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-08T16:24:15Zoai::1161629Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-08T16:24:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativas Literacy tearchers and their social representations of science teaching : (re)constructions by collaborative formative practices |
title |
Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativas |
spellingShingle |
Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativas Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976- Professores de ensino fundamental - Formação Formação continuada de professor Alfabetização científica Ensino de ciências Representações sociais Elementary school teachers - Training Continuous teacher training Scientific literacy Science teaching Social representations |
title_short |
Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativas |
title_full |
Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativas |
title_fullStr |
Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativas |
title_full_unstemmed |
Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativas |
title_sort |
Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências : (re)construções por práticas formativas colaborativas |
author |
Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976- |
author_facet |
Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Compiani, Mauricio, 1956- Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Viveiro, Alessandra Aparecida Megid Neto, Jorge Lorenzetti, Leonir Ortiz, Adriano José Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Emerson Nunes da Costa, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores de ensino fundamental - Formação Formação continuada de professor Alfabetização científica Ensino de ciências Representações sociais Elementary school teachers - Training Continuous teacher training Scientific literacy Science teaching Social representations |
topic |
Professores de ensino fundamental - Formação Formação continuada de professor Alfabetização científica Ensino de ciências Representações sociais Elementary school teachers - Training Continuous teacher training Scientific literacy Science teaching Social representations |
description |
Orientadores: Mauricio Compiani, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-12-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640601 GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa. Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências: (re)construções por práticas formativas colaborativas. 2020. 1 recurso online (233 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640601. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640601 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa. Professoras alfabetizadoras e suas representações sociais de ensino de ciências: (re)construções por práticas formativas colaborativas. 2020. 1 recurso online (233 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640601. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161629 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (233 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1822253493675622400 |