Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606695 |
Resumo: | Orientador: Jose Roberto Rus Perez |
id |
UNICAMP-30_9cf18e25e5f2d07ec79a057fa24ef6fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::421282 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberalContinuing progression : schooling education in the new liberal orderProgressão continuadaEducação e EstadoEnsino fundamentalNeoliberalismoSistema de ensino em ciclosContinuing progressionEducational policyPrimary schoolNew liberalismSchool system in ciclesOrientador: Jose Roberto Rus PerezTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Estudo teórico que aborda a Progressão Continuada, implantada no Brasil a partir da política educacional que promulgou a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96. A análise se debruça sobre o Ensino Fundamental - nível obrigatório e gratuito da educação - no qual a Progressão Continuada se situa e a política educacional que a instituiu. Contextualiza o complexo educacional no processo de reprodução social em sua forma capitalista, buscando traçar as mediações que atrelam o fenômeno em pauta à crise contemporânea do capital. O estudo resgata os princípios liberais que fundamentam a política educacional e a prática pedagógica, desde a instituição da escola pública no país, e pretende demonstrar que, se, por um lado, o mecanismo da Progressão Continuada favoreceu a universalização do acesso das crianças à escola, promoveu a correção do fluxo escolar e o saneamento dos investimentos públicos com a educação, por outro lado, criou, no seio da própria escola, novas e diferentes formas de exclusão educacional, promovendo a produção do analfabetismo escolarizado e a desestruturação da escola seriada.Abstract: This is a theoretical study on Continuing Progression, which was implemented in Brazil through the educational policy emanated from LDB (Act.9.394/96). The present work analyzes Primary School - compulsory and provided by the government - in which the Continuing Progression Regime is contexted and also, the educational policy that has established it. It contextualizes education in the process of social reproduction under capitalism by seeking to outline the mediation that relates this phenomenon to the contemporary crisis of capital. This study rescues the liberal principles, which have been the foundation of educational policies and pedagogical practices since public school was first instituted in the country. In addition, it aims at demonstrating that, if on one hand, the mechanism of Continuing Progression has favored the universalization of school access to children, and the promotion of students as well as improved the public investment in education, on the other hand, it has brought new and different forms of educational exclusion to the core of school itself, producing illiteracy within school, and the disestablishment of serial school.DoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosDoutor em Educação[s.n.]Rus Perez, José Roberto, 1956-Martins, Angela MariaHöfling, Eloisa de MattosJimenez, Susana VasconcelosTropia, Patrizi VieiraAguilar, Luis EnriqueDias, Maria Helena FerreiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVasconcelos, Luzia Siqueira20072007-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf285p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606695VASCONCELOS, Luzia Siqueira. Progressão continuada: educação escolar na ordem neoliberal. 2007. 285p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606695. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/421282porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:07:56Zoai::421282Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:07:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberal Continuing progression : schooling education in the new liberal order |
title |
Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberal |
spellingShingle |
Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberal Vasconcelos, Luzia Siqueira Progressão continuada Educação e Estado Ensino fundamental Neoliberalismo Sistema de ensino em ciclos Continuing progression Educational policy Primary school New liberalism School system in cicles |
title_short |
Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberal |
title_full |
Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberal |
title_fullStr |
Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberal |
title_full_unstemmed |
Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberal |
title_sort |
Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberal |
author |
Vasconcelos, Luzia Siqueira |
author_facet |
Vasconcelos, Luzia Siqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rus Perez, José Roberto, 1956- Martins, Angela Maria Höfling, Eloisa de Mattos Jimenez, Susana Vasconcelos Tropia, Patrizi Vieira Aguilar, Luis Enrique Dias, Maria Helena Ferreira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Luzia Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Progressão continuada Educação e Estado Ensino fundamental Neoliberalismo Sistema de ensino em ciclos Continuing progression Educational policy Primary school New liberalism School system in cicles |
topic |
Progressão continuada Educação e Estado Ensino fundamental Neoliberalismo Sistema de ensino em ciclos Continuing progression Educational policy Primary school New liberalism School system in cicles |
description |
Orientador: Jose Roberto Rus Perez |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-12-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606695 VASCONCELOS, Luzia Siqueira. Progressão continuada: educação escolar na ordem neoliberal. 2007. 285p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606695. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) VASCONCELOS, Luzia Siqueira. Progressão continuada: educação escolar na ordem neoliberal. 2007. 285p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606695. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/421282 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 285p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188981287419904 |