Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Luzia Siqueira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606695
Resumo: Orientador: Jose Roberto Rus Perez
id UNICAMP-30_9cf18e25e5f2d07ec79a057fa24ef6fe
oai_identifier_str oai::421282
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberalContinuing progression : schooling education in the new liberal orderProgressão continuadaEducação e EstadoEnsino fundamentalNeoliberalismoSistema de ensino em ciclosContinuing progressionEducational policyPrimary schoolNew liberalismSchool system in ciclesOrientador: Jose Roberto Rus PerezTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Estudo teórico que aborda a Progressão Continuada, implantada no Brasil a partir da política educacional que promulgou a Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96. A análise se debruça sobre o Ensino Fundamental - nível obrigatório e gratuito da educação - no qual a Progressão Continuada se situa e a política educacional que a instituiu. Contextualiza o complexo educacional no processo de reprodução social em sua forma capitalista, buscando traçar as mediações que atrelam o fenômeno em pauta à crise contemporânea do capital. O estudo resgata os princípios liberais que fundamentam a política educacional e a prática pedagógica, desde a instituição da escola pública no país, e pretende demonstrar que, se, por um lado, o mecanismo da Progressão Continuada favoreceu a universalização do acesso das crianças à escola, promoveu a correção do fluxo escolar e o saneamento dos investimentos públicos com a educação, por outro lado, criou, no seio da própria escola, novas e diferentes formas de exclusão educacional, promovendo a produção do analfabetismo escolarizado e a desestruturação da escola seriada.Abstract: This is a theoretical study on Continuing Progression, which was implemented in Brazil through the educational policy emanated from LDB (Act.9.394/96). The present work analyzes Primary School - compulsory and provided by the government - in which the Continuing Progression Regime is contexted and also, the educational policy that has established it. It contextualizes education in the process of social reproduction under capitalism by seeking to outline the mediation that relates this phenomenon to the contemporary crisis of capital. This study rescues the liberal principles, which have been the foundation of educational policies and pedagogical practices since public school was first instituted in the country. In addition, it aims at demonstrating that, if on one hand, the mechanism of Continuing Progression has favored the universalization of school access to children, and the promotion of students as well as improved the public investment in education, on the other hand, it has brought new and different forms of educational exclusion to the core of school itself, producing illiteracy within school, and the disestablishment of serial school.DoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosDoutor em Educação[s.n.]Rus Perez, José Roberto, 1956-Martins, Angela MariaHöfling, Eloisa de MattosJimenez, Susana VasconcelosTropia, Patrizi VieiraAguilar, Luis EnriqueDias, Maria Helena FerreiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVasconcelos, Luzia Siqueira20072007-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf285p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606695VASCONCELOS, Luzia Siqueira. Progressão continuada: educação escolar na ordem neoliberal. 2007. 285p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606695. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/421282porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:07:56Zoai::421282Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:07:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberal
Continuing progression : schooling education in the new liberal order
title Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberal
spellingShingle Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberal
Vasconcelos, Luzia Siqueira
Progressão continuada
Educação e Estado
Ensino fundamental
Neoliberalismo
Sistema de ensino em ciclos
Continuing progression
Educational policy
Primary school
New liberalism
School system in cicles
title_short Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberal
title_full Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberal
title_fullStr Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberal
title_full_unstemmed Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberal
title_sort Progressão continuada : educação escolar na ordem neoliberal
author Vasconcelos, Luzia Siqueira
author_facet Vasconcelos, Luzia Siqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rus Perez, José Roberto, 1956-
Martins, Angela Maria
Höfling, Eloisa de Mattos
Jimenez, Susana Vasconcelos
Tropia, Patrizi Vieira
Aguilar, Luis Enrique
Dias, Maria Helena Ferreira
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Luzia Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Progressão continuada
Educação e Estado
Ensino fundamental
Neoliberalismo
Sistema de ensino em ciclos
Continuing progression
Educational policy
Primary school
New liberalism
School system in cicles
topic Progressão continuada
Educação e Estado
Ensino fundamental
Neoliberalismo
Sistema de ensino em ciclos
Continuing progression
Educational policy
Primary school
New liberalism
School system in cicles
description Orientador: Jose Roberto Rus Perez
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-12-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606695
VASCONCELOS, Luzia Siqueira. Progressão continuada: educação escolar na ordem neoliberal. 2007. 285p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606695. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
VASCONCELOS, Luzia Siqueira. Progressão continuada: educação escolar na ordem neoliberal. 2007. 285p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606695. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/421282
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
285p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188981287419904