Governança filantrópica nas redes estaduais de ensino : a sociedade civil organizada e a política de educação integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: d'Avila, Carolina Machado, 1976-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640039
Resumo: Orientador: Debora Cristina Jeffrey
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Considerando tais aspectos, o objetivo da pesquisa foi analisar os discursos produzidos pelas instituições filantrópicas, com ou sem fins lucrativos que se tornam hegemônicos na definição de políticas de educação integral, mediante a constituição de uma rede política que se articula neste processo. Inicialmente, nos baseamos na metodologia das redes políticas propostas por Jessop (2003, 2016), Ball (2014) e Olmedo (2013, 2016), destacando o Gife - Grupo de Institutos Fundações e Empresas como elemento articulador e indutor de discursos e práticas entre essas instituições. A fim de analisar tais discursos, em especial aqueles relacionados à qualidade da educação integral e pública, utilizou-se a teoria do discurso de Laclau e Mouffe (2015). Entendendo o processo de produção do texto político enquanto um processo dinâmico e marcado por contínuas disputas de significados, buscamos, nos textos selecionados, os significantes privilegiados, seus pontos de articulação e a disputa por significados nas cadeias de significantes, através de uma interpretação empírica dos textos analisados, de forma a identificar os significantes que possibilitaram que a educação integral se tornasse um ponto nodal neste início de século. Percebemos, nesta busca, que os textos produzidos pelas instituições filantrópicas apresentam significados diversos justificar a educação integral, os quais se alteram de acordo com o momento político por que passa o Brasil ao longo dos anos de efetivação da política desta modalidade de ensinoAbstract: In this research, we made an analysis of the speeches produced by the institutions that represent organized civil society and their performance in the policy network - heterarchy and governance, in the conception and definition of integral education policies, between 2010 and 2017. We analyzed both internal and external political influences, public-private partnerships and the characteristics they assume. Considering these aspects, the objective of the research was to analyze the speeches produced by philanthropic institutions, profit or non-profit, which become hegemonic in the definition of integral education policies, through the constitution of a political network that is articulated in this process. Initially, we have based the research on the methodology of political networks proposed by Jessop (2003, 2016), Ball (2014) and Olmedo (2013, 2016), highlighting Gife - Group of Institutes Foundations and Companies as an articulating element and inducer of discourses and practices among these institutions. In order to analyze such speeches, especially those related to the quality of integral and public education, the theory of speech by Laclau and Mouffe (2015) was used. Understanding the political text production process as a dynamic process marked by continuous disputes of meanings, we searched, in the selected texts, the privileged signifiers, their points of articulation and the dispute for meanings in the chains of signifiers, through an empirical interpretation of the analyzed texts, in order to identify the signifiers that enabled integral education to become a nodal point at the beginning of this century. We noticed, in this search, that the texts produced by philanthropic institutions have different meanings to justify integral education, which change according to the political moment that Brazil is going through over the years of the effectiveness of the policy of this type of teachingDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Jeffrey, Debora Cristina, 1977-Lamar, Adolfo RamosLopes, Alice CasimiroSiqueira, Ivan Cláudio PereiraPetrucci-Rosa, Maria InêsUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASd'Avila, Carolina Machado, 1976-20202020-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online ( 208 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640039D'AVILA, Carolina Machado. Governança filantrópica nas redes estaduais de ensino: a sociedade civil organizada e a política de educação integral . 2020. 1 recurso online ( 208 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640039. 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