Cinema novo e Embrafilme : cineastas e Estado pela consolidação da industria cinematografica brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Marina Soler, 1978-
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591572
Resumo: Orientador : Marcelo Siqueira Ridenti
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spelling Cinema novo e Embrafilme : cineastas e Estado pela consolidação da industria cinematografica brasileiraEMBRAFILMECinema - BrasilCinema e EstadoIndústria culturalCinema novoOrientador : Marcelo Siqueira RidentiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Esta dissertação analisa as relações que os cineastas provenientes do movimento conhecido como CINEMA NOVO estabelecem com a Empresa Brasileira de Filmes S/A - EMBRAFILME - criada pelo Estado Militar em 1969 para o financiamento, a coprodução e mais tarde para a distribuição de filmes brasileiros. Apesar destes cineastas terem participado ativamente do período de efervescência artística e revolucionária prégolpe e posicionarem-se publicamente contra a ditadura estabelecida em 1964, eles exercem grande influência no interior da EMBRAFILME, principalmente a partir de 1974. A ligação de artistas de esquerda com um projeto cultural de um regime autoritário de direita dá a este segmento da indústria cultural brasileira uma especificidade que procuramos compreender e discutirAbstract: This dissertation deals with the relations between the moviemakers of CINEMA NOVO and EMBRAFILME- Empresa Brasileira de Filmes S/A -, which was created by the Military State in 1969 to finance, produce and later distribute Brazilian films. Although these moviemakers had actively taken part in the artistic and revolutionary effervescence pre-coup d 'état and had also openly declared themselves against the dictatorship established in 1964, they had great influence in Embrafilme, mainly Erom 1974 onwards. The link between such left-wing artists and a cultural project supported by an authoritarian govemment gives to this segment of the Brazilian cultural industry a specificitythat we try to understand and discussMestradoMestre em Sociologia[s.n.]Ridenti, Marcelo Siqueira, 1959-Menezes, Paulo Roberto Arruda deRamos, José Mario OrtizUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJorge, Marina Soler, 1978-20022002-03-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf185p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591572JORGE, Marina Soler. Cinema novo e Embrafilme: cineastas e Estado pela consolidação da industria cinematografica brasileira. 2002. 185p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591572. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/226467porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:31:27Zoai::226467Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:31:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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