"A beleza salvará o mundo" : a revolução estético-política no pensamento utópico de William Morris
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/18550 |
Resumo: | Orientador: Carlos Eduardo Ornelas Berriel |
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"A beleza salvará o mundo" : a revolução estético-política no pensamento utópico de William Morris"Beauty will save the world" : the aesthetic-political revolution in the utopian thought of William MorrisMorris, William, 1834-1896 - Crítica e interpretaçãoEstéticaUtopiasMorris, William - Criticism and interpretationBeautyUtopiasOrientador: Carlos Eduardo Ornelas BerrielTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presente tese tem como objetivo principal o estudo do pensamento utópico-estético-político do escritor inglês William Morris (1834-1896). Nela, defende-se a ideia de que as dimensões da utopia, da estética e da política encontram-se umbilicalmente conectadas na reflexão revolucionária arregimentada pelo polímata vitoriano. Assim, o conceito de beleza sustentado pelo ideal utópico da obra Notícias de lugar nenhuma (2002 [1890]) assume uma potencialidade radical à medida que seu autor o eleva à condição de produto da realização integral do Ser humano através dos atos materiais de conformação dos objetos artísticos, que seriam, por sua vez, a exteriorização necessária e essencial das faculdades anímicas humanas na forma de itens úteis à existência coletiva e cooperativamente produzidos. Consequentemente, ao sustentar tal posição, Morris acreditava que, embora a política fosse um caminho necessário para a instauração do comunismo, somente a beleza artística poderia efetivar a verdadeira revolução antrópica almejada. Nesse sentido, para ele, ao invés de subordinar-se às outras esferas da práxis humana, a estética deveria comandá-las a fim de que fosse possível alcançar o estado ontológico ideal do Ser. Apesar do radicalismo dessa percepção, houve, por tempo considerável, o negligenciamento de seus componentes mais básicos e de seus mais intensos efeitos revolutivos, inclusive para o próprio campo literário. Por isso, com o fito de restabelecer uma adequada consideração de seus pressupostos e implicações, o trabalho se inicia com a recuperação dos movimentos críticos oitocentistas e novecentistas que determinaram, em grande medida, tanto os aspectos mais pungentes da prática artística e da mundividência morrisiana quanto o seu enclausuramento e redução a interpretações limitantes. Satisfeito esse objetivo inicial e aproveitando-se das correções necessárias àquelas perspectivas, bem como de seus elementos de força, propõe-se a seguir uma leitura da concepção utópico-literária das Notícias e do trabalho metarrativo constituído em sua trama para concluir, afinal, que a utopia oferece para Morris o espaço ideal de consubstanciação dos conceitos de ética, comunidade, estética, História e literatura. Portanto, nos limites da narrativa ficcional, o utopista inglês foi capaz de reafirmar o mote de sua vida: a arte não vive sem a comunidade, assim como a humanidade só pode realizar-se integralmente, pela via ética e estética, dentro dos arranjos comunitários, simbiose essencial de reciprocidade que se revela exemplarmente na História e nas formas ideias da representação miméticaAbstract: This dissertation has as its main goal the study of the utopian-aesthetic-political thought of the English writer William Morris (1834-1896). It defends the idea that the utopian, aesthetic and political dimensions are strongly intertwined in the revolutionary reflection advanced by the Victorian polymath. Thus, the concept of beauty sustained by the utopian ideal from the work News from Nowhere (2002 [1890]) assumes a radical potentiality as the author heightens it to the condition of product of the human Being full realization through the conformation of artistic objects by means of material acts which would be, by its turn, the essential and necessary exteriorization of the human faculties under the form of useful items to the collective existence and cooperatively produced. Consequently, by sustaining this position, Morris believed that, although politics were a necessary path to the establishment of communism, only the artistic beauty could effectively bring about a real human revolution. Therefore, for him, instead of subordinating itself to other spheres of the human praxis, aesthetics should command them so that it would be possible to attain the ideal ontological state of the Being. Despite the radicalism of this insight, there was, for a considerable amount of time, the neglect of its basic components and stronger revolutionary effects, even to the literary field itself. So, with the aim of reestablishing a proper consideration of its assumptions and implications, this study begins by tracing the 19th and 20th centuries critical movements which determined in great measure the pungent aspects of the morrisean artistic practices and world vision as well as their enclosure and reduction to restrictive interpretations. Reaching this first goal and benefiting itself from the necessary corrections to those positions, as well as their strong elements, the dissertation offers thereafter an interpretation of the utopian-literary conception of News from Nowhere and the metarrative which is constructed in its plot to conclude eventually that the utopia offers Morris the ideal space for the consubstantiation of the concepts of ethics, community, aesthetics, History and literature. In the utopia, the English utopist was able to claim his life motif: art does not live without a community in the same way as humanity can only accomplish itself integrally by ethical and aesthetical means inside communitarians arrangements, essential symbiose of reciprocity which unveils itself ideally in History and in the ideal forms of the mimetic representationAbertoDoutoradoHistória e Historiografia LiteráriaDoutor em Teoria e História Literária[s.n.]Berriel, Carlos Eduardo Ornelas, 1951-Rago Filho, AntonioNacif, Cristina LontraSpinelli, DanielaBaldo, Milene Cristina da SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJesus, Almir Gomes de, 1991-20242024-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (216 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/18550JESUS, Almir Gomes de. "A beleza salvará o mundo": a revolução estético-política no pensamento utópico de William Morris. 2024. 1 recurso online (216 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/18550. 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