O Ensino da Arte e a cultura popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Izabel Mota
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586758
Resumo: Orientador: Hayder Dourado de Faria Cardoso
id UNICAMP-30_9f5a15dbbc1260b35152f1413ae40e19
oai_identifier_str oai::136234
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O Ensino da Arte e a cultura popularArte e educaçãoCultura popularFolclore - Estudo e ensinoOrientador: Hayder Dourado de Faria CardosoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O presente trabalho se propõe a desenvolver uma estratégia para a utilização da cultura popular (ou de referência, do aluno) quanto ao ensino da Arte, através da aplicação dos princípios da Abordagem Triangular. As manifestações selecionadas são o Bumba-meu-Boi e o Tambor-de-Crioula da cidade de São Luís, Maranhão e, como material de apoio, a dança do Jongo das cidades de Guaratinguetá e Cunha, São Paulo. A escolha dessas manifestações deve-se ao fato de serem bastantes populares e portarem variados aspectos: coreográficos, visuais, formas de cantos, dramatizações. Além disso trazem em seu bojo elementos referentes à formação histórica, econômica, política, social, brasileira. Nelas vamos encontrar uma fonte rica em arte popular. Procuro mostrar que, apesar de as escolas, em sua maioria, terem como público alunos de classes populares, não promovem o aproveitamento desse material. O enfoque adotado é qualitativo e envolve observações de campo e experiências pessoais recentes e anteriores junto a manifestações da cultura popular. Foram efetuadas, igualmente, observações em salas de aula, entrevistas com arte-educadores e alunos de São Luís e São Paulo. Numa escola da capital paulista foi realizado um experimento visando aplicar as propostas acima mencionadasRésumé: Ce travail voule développer une stratégie pour l'utilisation de la culture populaire à les classes d' Arts vers l' application de I'abordage trianguler. Ces manifestations choisies sont le Bumba-meu-Boi et le Tambor-de-Crioula de São Luís, Maranhão et comme material d'appui, Ia dance du Jongo des villes de Guaratinguetá e Cunha, São Paulo. Ces deux premiéres danses sont trop populaires et portent beaucoup d'aspects choréographiques, visuels, forms de chanter, dramatizations en la région du Maranhão. Aussi, expressent beaucoups d' éléments de la formation historique, economique, politique, culturelle et social brésilienne. Dans ces manifestations il y a un fontaine trop riche d' Art. Malgré la plus part des éleves des écoles brésiliennes aient originaires des classes populaires - c'est a dire, porteurs de Ia culture populaire - l'enseignement escolaire n'utilize pas sa culture. L'abordage c'est qualitative e comprend des recherches de champ et experiences personelles récents et anterieurs chez les groups populaires. On a réalisé aussi des observations en salles de classe, enterview chez professeurs d' Art et éleves en São Luís e São Paulo. Dans une école a São Paulo on a realisé un experiment en objectivant l' apllication des propostes au-dessus mencionéesMestradoMestre em Multimeios[s.n.]Cardoso, Haydée Dourado de Faria, 1947-Universidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Izabel Mota19981998-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf114f. : il.(Enc.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586758COSTA, Izabel Mota. O Ensino da Arte e a cultura popular. 1998. 114f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586758. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/136234porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T12:09:57Zoai::136234Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T12:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino da Arte e a cultura popular
title O Ensino da Arte e a cultura popular
spellingShingle O Ensino da Arte e a cultura popular
Costa, Izabel Mota
Arte e educação
Cultura popular
Folclore - Estudo e ensino
title_short O Ensino da Arte e a cultura popular
title_full O Ensino da Arte e a cultura popular
title_fullStr O Ensino da Arte e a cultura popular
title_full_unstemmed O Ensino da Arte e a cultura popular
title_sort O Ensino da Arte e a cultura popular
author Costa, Izabel Mota
author_facet Costa, Izabel Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Haydée Dourado de Faria, 1947-
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Multimeios
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Izabel Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e educação
Cultura popular
Folclore - Estudo e ensino
topic Arte e educação
Cultura popular
Folclore - Estudo e ensino
description Orientador: Hayder Dourado de Faria Cardoso
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Enc.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586758
COSTA, Izabel Mota. O Ensino da Arte e a cultura popular. 1998. 114f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586758. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Enc.)
COSTA, Izabel Mota. O Ensino da Arte e a cultura popular. 1998. 114f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586758. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/136234
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
114f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188817292230656