A pesquisa na formação do estudante universitário : a iniciação científica como espaço de possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612823 |
Resumo: | Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira |
id |
UNICAMP-30_a052dda980339cb7b5fdf9abcba5e30d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::773588 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A pesquisa na formação do estudante universitário : a iniciação científica como espaço de possibilidadesResearch in the formation of undergraduate : scientific initiation as a space of possibilitiesUniversidades e faculdadesEnsino superiorEstudantes - FormaçãoPesquisaIniciação científicaUniversities and collegesHigher educationStudents - TrainingResearchScientific initiationOrientador: Elisabete Monteiro de Aguiar PereiraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A universidade, em quase todos os países do mundo, tem o papel de contribuir com a sociedade tanto por meio da produção de conhecimento através da pesquisa científica como pela formação de profissionais e de cidadãos. A ênfase da pesquisa na graduação inicia-se com Humboldt, responsável pela criação de um modelo emblemático de universidade voltada para a pesquisa, ressaltando aspectos totalmente relevantes nos dias atuais como a interdisciplinaridade, a autonomia acadêmica e científica, a formação pela pesquisa e a indissociabilidade do ensino e da pesquisa. O presente trabalho analisa a atividade de Iniciação Científica desenvolvida em uma universidade pública do estado de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), partindo da suposição de que o espaço da Iniciação Científica vai além da formação do pesquisador especializado, contribuindo para a formação intelectual e moral do estudante. Nosso objetivo principal é identificar, através da percepção de alunos e de professores (orientadores) envolvidos nessa atividade, os espaços de formação de um espírito investigativo tal como o pensado pela proposta Humboldtiana da universidade moderna. Os sujeitos são os alunos inseridos em agosto de 2008 nos programas oficiais de Iniciação Científica da Unicamp, nas diferentes áreas de ensino e de pesquisa dessa Universidade, e os professores orientadores de Iniciação Científica durante a mesma época. O instrumento de coleta de dados foi um questionário on line, constituído de questões abertas, enviado por e-mail aos alunos e aos professores. Os endereços foram disponibilizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp. A análise de dados foi realizada através da metodologia de Análise de Conteúdo descrita por Bardin (2002). Os dados evidenciaram que apesar dos alunos ingressarem na Iniciação Científica apenas com o objetivo de obterem uma formação técnica, professores orientadores e alunos de Iniciação Científica reconhecem que tal atividade contribui tanto para sua formação técnica como para a sua formação ampla.Abstract: The role of universities, almost everywhere throughout the world, is to contribute to society by promoting the production of knowledge via scientific research and the formation of professionals and citizens. The emphasis on research during graduation started with Humboldt, responsible for creating an emblematic model of university focused on research, highlighting the important aspects of present academic activities, such as, interdisciplinarity, academic and scientific autonomy, formation by research and inseparability of teaching and research. The objective of the present work is to analyze the Scientific Initiation program developed by a public university of São Paulo State - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - starting from the supposition that the role of Scientific Initiation is more than just the formation of a specialized researcher, but also a contribution for the intellectual and moral formation of students. Our main objective is to identify, through the perception of students and teachers (advisors) involved in such activity, the formation spaces of an investigative attitude, as proposed by the Humboldt model for the modern university. Subjects will be students enrolled in official Scientific Initiation programs at Unicamp (August 2008) for different areas of studying and researching and advisors for the Scientific Initiation program during the same period. A questionnaire will be used for the online data collection process and will consist of open questions emailed to students and professors. Email addresses were made available by the University Administration of Research at Unicamp. Data were analyzed using the methodology of Content Analysis described by Bardin (2002). The results show that despite the enrollment of students in Scientific Initiation programs merely aiming at technical formation, professors, advisers and students acknowledge that such activity contributes not only to their technical formation, but also to a more comprehensive one.DoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosDoutor em Educação[s.n.]Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949-Luz, Sueli Petry daAlmeida, Maria de Lourdes Pinto deBastos, Carmen Celia Barradas CorreiaGoergen, Pedro LaudinorUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBridi, Jamile Cristina Ajub2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf214 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612823BRIDI, Jamile Cristina Ajub. A pesquisa na formação do estudante universitário: a iniciação científica como espaço de possibilidades. 2010. 214 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612823. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/773588porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:58:23Zoai::773588Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:58:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pesquisa na formação do estudante universitário : a iniciação científica como espaço de possibilidades Research in the formation of undergraduate : scientific initiation as a space of possibilities |
title |
A pesquisa na formação do estudante universitário : a iniciação científica como espaço de possibilidades |
spellingShingle |
A pesquisa na formação do estudante universitário : a iniciação científica como espaço de possibilidades Bridi, Jamile Cristina Ajub Universidades e faculdades Ensino superior Estudantes - Formação Pesquisa Iniciação científica Universities and colleges Higher education Students - Training Research Scientific initiation |
title_short |
A pesquisa na formação do estudante universitário : a iniciação científica como espaço de possibilidades |
title_full |
A pesquisa na formação do estudante universitário : a iniciação científica como espaço de possibilidades |
title_fullStr |
A pesquisa na formação do estudante universitário : a iniciação científica como espaço de possibilidades |
title_full_unstemmed |
A pesquisa na formação do estudante universitário : a iniciação científica como espaço de possibilidades |
title_sort |
A pesquisa na formação do estudante universitário : a iniciação científica como espaço de possibilidades |
author |
Bridi, Jamile Cristina Ajub |
author_facet |
Bridi, Jamile Cristina Ajub |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Elisabete Monteiro de Aguiar, 1949- Luz, Sueli Petry da Almeida, Maria de Lourdes Pinto de Bastos, Carmen Celia Barradas Correia Goergen, Pedro Laudinor Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bridi, Jamile Cristina Ajub |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidades e faculdades Ensino superior Estudantes - Formação Pesquisa Iniciação científica Universities and colleges Higher education Students - Training Research Scientific initiation |
topic |
Universidades e faculdades Ensino superior Estudantes - Formação Pesquisa Iniciação científica Universities and colleges Higher education Students - Training Research Scientific initiation |
description |
Orientador: Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612823 BRIDI, Jamile Cristina Ajub. A pesquisa na formação do estudante universitário: a iniciação científica como espaço de possibilidades. 2010. 214 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612823. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612823 |
identifier_str_mv |
BRIDI, Jamile Cristina Ajub. A pesquisa na formação do estudante universitário: a iniciação científica como espaço de possibilidades. 2010. 214 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612823. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/773588 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 214 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189037129334784 |