O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Luciane Manera
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581577
Resumo: Orientador : Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson
id UNICAMP-30_a07ab69f7eaaf9c69231052214763902
oai_identifier_str oai::76767
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criançaCrianças - Escrita - Estudo e ensino (Primeiro grau)Alfabetização - Estudo e ensino (Primeiro grau)Crianças e adultosAquisição de linguagem - EscritaOrientador : Maria Laura Trindade Mayrink-SabinsonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa longitudinal- observacional acerca da constitui~ão da linguagem escrita por' sete crianc:as alfabetizandas de uma 1.série do 1° Grau. de uma escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Campinas - SP. durante o 1° semestre letivo do ano de 1992. A referida pesquisa teve como obietivos de investigação observar. analisar e refletir sobre o papel do adulto. enquanto OUTRO. no processo de constituic:ão da linguagem escrita por estas crianças. Observou-se Que o adulto Que interage com a crianc:a. não apenas afeta o processo de constituic:ão do conhecimento pela criança. como também é afetado/modificado pela própria ação linguisitica e não-linguística da criança. Constatou-se. ainda. Que não é apenas o adulto. fisicamente presente em sala de aula Que vai-se constituir em um OUTRO para a crianea real. mas os outros suieitos Que com ela intera~em vão-se constituir no OUTRO Que com ela dialoga na constituição de conhecimentos sobre a linguagem escrita. Finalmente. destaca-se a necessidade real de se considerar a singularidade presente no processo de constituição da linguagem escrita pela criança. uma vez Que na prática pedagógica o professor depara-se com o su,ieito singular Que as teorias de aprendizagem. que postulam protótipos. não explicamAbstract: Not informed.MestradoMestre em Linguística[s.n.]Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade, 1945-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMagalhães, Luciane Manera1994info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[117]f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581577MAGALHÃES, Luciane Manera. O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança. 1994. [117]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581577. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76767porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T03:23:56Zoai::76767Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T03:23:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança
title O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança
spellingShingle O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança
Magalhães, Luciane Manera
Crianças - Escrita - Estudo e ensino (Primeiro grau)
Alfabetização - Estudo e ensino (Primeiro grau)
Crianças e adultos
Aquisição de linguagem - Escrita
title_short O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança
title_full O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança
title_fullStr O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança
title_full_unstemmed O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança
title_sort O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança
author Magalhães, Luciane Manera
author_facet Magalhães, Luciane Manera
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade, 1945-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Luciane Manera
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças - Escrita - Estudo e ensino (Primeiro grau)
Alfabetização - Estudo e ensino (Primeiro grau)
Crianças e adultos
Aquisição de linguagem - Escrita
topic Crianças - Escrita - Estudo e ensino (Primeiro grau)
Alfabetização - Estudo e ensino (Primeiro grau)
Crianças e adultos
Aquisição de linguagem - Escrita
description Orientador : Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581577
MAGALHÃES, Luciane Manera. O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança. 1994. [117]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581577. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581577
identifier_str_mv MAGALHÃES, Luciane Manera. O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança. 1994. [117]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581577. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76767
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
[117]f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188767119966208