O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581577 |
Resumo: | Orientador : Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson |
id |
UNICAMP-30_a07ab69f7eaaf9c69231052214763902 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::76767 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criançaCrianças - Escrita - Estudo e ensino (Primeiro grau)Alfabetização - Estudo e ensino (Primeiro grau)Crianças e adultosAquisição de linguagem - EscritaOrientador : Maria Laura Trindade Mayrink-SabinsonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa longitudinal- observacional acerca da constitui~ão da linguagem escrita por' sete crianc:as alfabetizandas de uma 1.série do 1° Grau. de uma escola pública da rede estadual de ensino da cidade de Campinas - SP. durante o 1° semestre letivo do ano de 1992. A referida pesquisa teve como obietivos de investigação observar. analisar e refletir sobre o papel do adulto. enquanto OUTRO. no processo de constituic:ão da linguagem escrita por estas crianças. Observou-se Que o adulto Que interage com a crianc:a. não apenas afeta o processo de constituic:ão do conhecimento pela criança. como também é afetado/modificado pela própria ação linguisitica e não-linguística da criança. Constatou-se. ainda. Que não é apenas o adulto. fisicamente presente em sala de aula Que vai-se constituir em um OUTRO para a crianea real. mas os outros suieitos Que com ela intera~em vão-se constituir no OUTRO Que com ela dialoga na constituição de conhecimentos sobre a linguagem escrita. Finalmente. destaca-se a necessidade real de se considerar a singularidade presente no processo de constituição da linguagem escrita pela criança. uma vez Que na prática pedagógica o professor depara-se com o su,ieito singular Que as teorias de aprendizagem. que postulam protótipos. não explicamAbstract: Not informed.MestradoMestre em Linguística[s.n.]Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade, 1945-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMagalhães, Luciane Manera1994info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf[117]f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581577MAGALHÃES, Luciane Manera. O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança. 1994. [117]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581577. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76767porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T03:23:56Zoai::76767Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T03:23:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança |
title |
O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança |
spellingShingle |
O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança Magalhães, Luciane Manera Crianças - Escrita - Estudo e ensino (Primeiro grau) Alfabetização - Estudo e ensino (Primeiro grau) Crianças e adultos Aquisição de linguagem - Escrita |
title_short |
O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança |
title_full |
O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança |
title_fullStr |
O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança |
title_full_unstemmed |
O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança |
title_sort |
O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança |
author |
Magalhães, Luciane Manera |
author_facet |
Magalhães, Luciane Manera |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mayrink-Sabinson, Maria Laura Trindade, 1945- Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães, Luciane Manera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças - Escrita - Estudo e ensino (Primeiro grau) Alfabetização - Estudo e ensino (Primeiro grau) Crianças e adultos Aquisição de linguagem - Escrita |
topic |
Crianças - Escrita - Estudo e ensino (Primeiro grau) Alfabetização - Estudo e ensino (Primeiro grau) Crianças e adultos Aquisição de linguagem - Escrita |
description |
Orientador : Maria Laura Trindade Mayrink-Sabinson |
publishDate |
1994 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1994 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581577 MAGALHÃES, Luciane Manera. O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança. 1994. [117]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581577. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581577 |
identifier_str_mv |
MAGALHÃES, Luciane Manera. O papel do adulto no processo da constituição da linguagem escrita pela criança. 1994. [117]f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1581577. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/76767 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf [117]f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188767119966208 |