Um índio com uma câmera : as auto-representações indígenas através do vídeo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621373 |
Resumo: | Orientador: Vanessa Rosemary Lea |
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Um índio com uma câmera : as auto-representações indígenas através do vídeoAn indian with a camera : the indigenous self-representations through videoIndígenasImagensAuto-representaçãoIndiansImagesSelf-representationsOrientador: Vanessa Rosemary LeaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: Esta dissertação procurou investigar de que modo os indígenas estão se utilizando dos recursos audiovisuais, particularmente o vídeo, para se apresentarem para outros povos indígenas e não indígenas. Isso a partir da análise de três vídeos. A temática me parece relevante na medida em que a antropologia deve atentar para as formas que os nossos interlocutores estão elegendo para se relacionar/comunicar. No primeiro capítulo procurei mostrar que a antropologia e o cinema surgiram aproximadamente no mesmo período, no final do século XIX, e que a primeira equipe que foram a campo utilizaram câmeras como forma de registrar as populações nativas. Abordo as primeiras referências de filmes etnográficos até chegar à perspectiva mais compartilhada do cinema de Jean Rouch, que antecipou em certa medida a reviravolta epistemológica pela qual passou a antropologia a partir especialmente dos anos 1980, em que as representações e reflexões dos até então nativos adquiriram um novo lugar. A partir disso trato então por que a questão da auto-representação pode ser um viés pelo qual abordar os vídeos indígenas e retomo algumas contribuições teóricas sobre o tema. No capítulo seguinte abordo o início das produções audiovisuais indígenas no Brasil a partir de fontes bibliográficas que nos informam sobre duas experiências: a Kayapó e a Waiãpi. São casos emblemáticos em parte pelo pioneirismo desses povos na utilização da câmera de vídeo, mas também por serem experiências que tiveram considerável divulgação e reflexão. E no terceiro e último capítulo analiso os três vídeos procurando confrontar representações, quais sejam: as que os indígenas estão fazendo de si e dos outros e as minhas a partir de uma leitura dessas representações, procurando levantar as temáticas abordadas e destacando as estratégias discursivas mobilizadas nessas auto-representações proporcionadas pelos vídeosAbstract: This dissertation looked to investigate how the indigenous people are utilizing audiovisual resources, particularly video, to present themselves to other peoples both indigenous and non-indigenous. This being based on the analysis of three videos. The topic seems relevant in that anthropology must attend to the ways that our interlocutors are selecting to relate/communicate. In the first chapter, I sought to show that anthropology and cinema both surfaced at approximately the same period in the end of the 19th century and that the first crews to work in the field used cameras as a way to record the native populations. I approach the first references of etnographic films until I arrive at the shared perspective of Jean Rouch's cinematic work, which, to some extent, anticipated the epistemological upheaval undergone by anthropology, especially from the 1980's onward, in which the representations and reflections of the until-then natives acquired a new place. From this point I worked on the question of why auto-representation can be a means through which one could approach the indigenous videos and resume with some theoretical contributions on the topic. In the next chapter, I approached the beginning of indigenous audiovisual productions in Brazil from the bibliographical sources that inform us about two experiences: the Kayapó and the Waiãpi. These are emblematic cases due to the pioneering of these peoples in the use of cameras and video, but also due to these being experiences that have had considerable divulgation and reflection. In the third and final chapter, I analyzed the three videos searching to confront representations, which are: what the indigenous peoples are making of themselves and others and my representations which were drawn after reading these representations, seeking to raise the themes and pointing out the discursive strategies mobilized in the auto-representations proportioned by the videosMestradoAntropologia SocialMestra em Antropologia Social[s.n.]Lea, Vanessa, 1953-Lea, Vanessa, 1953-Athias, Renato MonteiroBollettin, ParideUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Francieli Lisboa de, 1982-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf135 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621373ALMEIDA, Francieli Lisboa de. Um índio com uma câmera: as auto-representações indígenas através do vídeo. 2013. 135 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621373. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/915128porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:08:40Zoai::915128Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:08:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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