Juventude negra e cotidiano escolar : uma abordagem etnográfica no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corsino, Luciano Nascimento, 1986-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636513
Resumo: Orientador: Dirce Djanira Pacheco e Zan
id UNICAMP-30_a0a7c342124127ab8cd210427d5bfca5
oai_identifier_str oai::1090222
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Juventude negra e cotidiano escolar : uma abordagem etnográfica no ensino médioBlack youth and everyday school : an ethnographic approach in high schoolEnsino médioJuventudeCotidiano escolarHigh schoolYouthEveryday schoolOrientador: Dirce Djanira Pacheco e ZanTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender, a partir das relações que se estabelecem entre jovens estudantes de Ensino Médio, focando na intersecção entre raça, gênero e juventude como categorias de análise, como se dá a construção de espaços de revalorização no interior da escola. Propomos o estudo em duas escolas públicas de Ensino Médio da rede estadual de São Paulo, situadas na capital. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, que utilizou observação e entrevista como técnicas de coleta de dados. O trabalho está fundamentado em autores/as da Sociologia da Educação, de modo a considerar as contribuições dos estudos sobre o Ensino Médio, os estudos antirracistas e algumas inspirações advindas de Estudos Feministas para estudar o cotidiano escolar. Os dados ora analisados, suscitam, por um lado, que as duas escolas são palco de múltiplas formas de opressão simbólica de caráter racial e de gênero, que ocorrem por meio de complexas e contraditórias relações de poder no interior das relações tidas como "brincadeiras", tanto entre estudantes como entre docentes e estudantes e também por meio de opressões institucionais, como o desconhecimento da legislação referente ao ensino de história e cultura afro-brasileira e africana pelos professores e professoras, devido à falta de formação continuada e falta de debate sobre relações raciais e de gênero durante as aulas. Por outro lado, os dados apontam que as relações estabelecidas no cotidiano das duas escolas apresentam caminhos para a construção de espaços de revalorização e, portanto, de transformação social, como um grupo de meninas que organizaram um grupo de estudos sobre empoderamento feminino na escola 1, ou a semana da consciência negra, que obteve uma enorme repercussão e pode ser um dos motivos que desencadeou, posteriormente, a ocupação da escola 2. A pesquisa revela as diversas contradições do cotidiano das escolas investigadas, de modo a evidenciar as opressões raciais e de gênero e, ao mesmo tempo, o modo como se estabelecem espaços de revalorização das identidades juvenisAbstract: The goal of this work is to understand the relationships established among young students of high school, with emphasis on the intersection between race, gender and youth as categories of social analysis, as if there is a construction of revaluation spaces inside the school. We studied two public high school in the city of São Paulo, located in the capital. We seek an ethnographic research, which uses observation and interview as data collection techniques. The work is based on authors of the Sociology of Education, in order to consider the contributions of studies on High School, antiracist studies and some inspirations coming from Feminist Studies to study school everyday. On the one hand, the data analyzed show that the two schools are the scene of multiple forms of racial and gender symbolic oppression, occurring through complex and contradictory power relations within the relations considered as "jokes" , both among students and between teachers and students and also through institutional oppression, such as the lack of knowledge about the teaching of Afro-Brazilian and African history and culture by teachers, due to the lack of continuous education and lack of debate about racial and gender relations during class. On the other hand, the data point out that the practices of expansion of the everyday of the two schools show ways to construct spaces of revaluation and, therefore, of social transformation, like a group of girls who organize a group of studies on the feminine empowerment at school 1, or the week of the black conscience, which obtained a great repercussion and can be one of the reasons that later, the occupation of the school 2. The research reveals the different contradictions of the daily life of the schools investigated, in order to highlight the racial and gender oppression and, at the same time, the way in which spaces of revaluation of the youthful identities are establishedDoutoradoEducaçãoDoutor em EducaçãoCAPES1421998[s.n.]Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-Auad, DanielaVenancio, LucianaSoligo, Ângela FátimaMazza, DéboraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCorsino, Luciano Nascimento, 1986-20192019-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (246 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636513CORSINO, Luciano Nascimento. Juventude negra e cotidiano escolar: uma abordagem etnográfica no ensino médio. 2019. 1 recurso online (246 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636513. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1090222Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:51:55Zoai::1090222Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-07-25T11:51:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Juventude negra e cotidiano escolar : uma abordagem etnográfica no ensino médio
Black youth and everyday school : an ethnographic approach in high school
title Juventude negra e cotidiano escolar : uma abordagem etnográfica no ensino médio
spellingShingle Juventude negra e cotidiano escolar : uma abordagem etnográfica no ensino médio
Corsino, Luciano Nascimento, 1986-
Ensino médio
Juventude
Cotidiano escolar
High school
Youth
Everyday school
title_short Juventude negra e cotidiano escolar : uma abordagem etnográfica no ensino médio
title_full Juventude negra e cotidiano escolar : uma abordagem etnográfica no ensino médio
title_fullStr Juventude negra e cotidiano escolar : uma abordagem etnográfica no ensino médio
title_full_unstemmed Juventude negra e cotidiano escolar : uma abordagem etnográfica no ensino médio
title_sort Juventude negra e cotidiano escolar : uma abordagem etnográfica no ensino médio
author Corsino, Luciano Nascimento, 1986-
author_facet Corsino, Luciano Nascimento, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zan, Dirce Djanira Pacheco e, 1969-
Auad, Daniela
Venancio, Luciana
Soligo, Ângela Fátima
Mazza, Débora
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Corsino, Luciano Nascimento, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Juventude
Cotidiano escolar
High school
Youth
Everyday school
topic Ensino médio
Juventude
Cotidiano escolar
High school
Youth
Everyday school
description Orientador: Dirce Djanira Pacheco e Zan
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636513
CORSINO, Luciano Nascimento. Juventude negra e cotidiano escolar: uma abordagem etnográfica no ensino médio. 2019. 1 recurso online (246 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636513. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636513
identifier_str_mv CORSINO, Luciano Nascimento. Juventude negra e cotidiano escolar: uma abordagem etnográfica no ensino médio. 2019. 1 recurso online (246 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636513. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1090222
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (246 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189145044582400