Por uma ciência popular da vida : educação do campo, agroecologia e tradição biocultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz Pupo, Marcelo, 1978-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634629
Resumo: Orientador: Sandro Tonso
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spelling Por uma ciência popular da vida : educação do campo, agroecologia e tradição bioculturalFor a popular life science : land education, agroecology and biocultural traditionEducação no campoEnsino de ciênciasEcologia agrícolaRural educationScience teachingAgricultural ecologyOrientador: Sandro TonsoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: Na América Latina a história se apresenta como a história da resistência ao progresso da colonização e, mais tarde, da modernização capitalista. Seria possível dizermos, então, de uma tradição dos oprimidos que se traduz em uma ativa rememoração que resiste e reinventa formas de superar a histórica trajetória de espoliação que segue demonstrando voracidade. A Educação do Campo e a Agroecologia, como expressão de uma rememoração biocultural, se apresentam no cenário brasileiro como expoentes do enfrentamento à colonialidade do poder e ao regime alimentar dos impérios agroalimentares. Juntas, têm construído ciência e educação sob um prisma popular, desde as lutas e perspectivas de mundo estabelecidas pelos movimentos sociais do campo. O reconhecimento da importância destes domínios comportamentais ¿ campesinos e indígenas ¿, por um lado, e os novos debates acerca de uma perspectiva marxista para o campo, por outro, incidem na antiga polêmica entre profissionais da educação sobre o lugar que os conhecimentos populares devem ocupar na escola. Ainda que a reflexão sociocientífica das últimas décadas tenha superado a concepção de neutralidade do conhecimento científico e de determinismo tecnológico, a compreensão de uma C&T neutra e linear permanece em vários âmbitos da sociedade, entre elas a própria academia e a escola. Os domínios camponeses, portadores de formas de organização do trabalho perseguidas pela Agroecologia, contribuem para o avanço da Agricultura Camponesa e da Reforma Agrária Popular; temos o desafio de pensar a educação e a escola desde este novo cenário. Para pesquisadores estrangeiros, nossas populações do campo são responsáveis pelo pioneirismo no reprojetamento de práticas de conhecimento transformadoras da realidade do campo, em demonstrar para o país e para o continente que outros metabolismos sociais são viáveis. A alteração de metabolismos sociais, resultado da disputa camponesa pelo território, conforma um novo sistema sociotécnico uma vez que promove mudanças nos domínios comportamentais capitalistas. Essa realidade tem exigido novos olhares sobre áreas do conhecimento como as Ciências da Natureza, tendo em vista a crescente necessidade de estabelecer práticas de conhecimento integradas às Ciências Humanas, à Matemática, às Linguagens e Códigos e às Ciências Agrárias. A formação de educadores do campo (e também da cidade) se beneficia, dessa forma, de atividades formativas pautadas por abordagens socioecológicas, tendo em vista a importância de educarmos crianças que possam interpretar sua realidade e o metabolismo social que organiza a relação ser humano e natureza. É neste sentido que esta tese caminha, refletindo sobre as experiências sociais que constroem pedagogias agroecológicas capazes de apoiar a transformação socioambiental que as populações do campo vem imprimindo Brasil adentroAbstract: In Latin America history is presented as the history of resistance to the progress of colonization and, later, to the capitalist modernization. In this way, we would think in a tradition of the oppressed which implies an active remembrance that resists and reinvents paths to overcome the historical trajectory of plunder that continues to show voracity. Land Education (Educação do Campo) and Agroecology, as expressions of a biocultural remembrance, are presented in the Brazilian scenario as exponents of the confrontation with the coloniality of power and the food culture imposed by large corporations in an era of empire and globalization. Together, they have built science and education from a popular perspective, from the struggles and worldviews established by the social movements of the countryside. The recognition of the importance of these behavioral domains ¿ peasants and indigenous ¿ on the one hand, and the new debates about a Marxist perspective for the countryside, on the other, reach the old controversy among professionals in education about the place that popular knowledge should occupy in school. The peasant domains, carriers of forms of work organization pursued by Agroecology, contribute to the advancement of Peasant Agriculture and Popular Agrarian Reform; we have the challenge of thinking about education and the school from this new scenario. For foreign researchers, our rural populations are responsible for pioneering the reprojection of knowledge practices that transform the rural reality, that demonstrate to the country and to the continent that other social metabolisms are viable. The alteration of social metabolisms, as a result of the peasant dispute over the territory, forms a new sociotechnical system since it promotes changes in the capitalist behavioral domains. This reality has required new perspectives on knowledge areas such as Life Sciences, according to the growing need to establish integrated knowledge practices with Social Sciences, Mathematics, Languages and Agrarian Sciences. In this way the teacher education benefits from formative activities guided by socioecological approaches, considering the importance of educating children who can interpret their reality and the social metabolism that organizes the relationship between human beings and nature. This thesis goes through that way, reflecting on the social experiences that construct agroecological pedagogies capable of supporting the socio-environmental transformation that countryside populations do in BrazilDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutor em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES[s.n.]Tonso, Sandro, 1961-Compiani, MauricioFreitas, Luiz Carlos deBarbosa, Lia PinheiroSilveira, Pedro Castelo BrancoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVaz Pupo, Marcelo, 1978-2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (286 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634629VAZ PUPO, Marcelo. Por uma ciência popular da vida: educação do campo, agroecologia e tradição biocultural. 2018. 1 recurso online (286 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634629. 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