O ensino de geologia nos cursos tecnicos de mineração no Brasil : uma visão a partir de Araxa, MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Lucia Castanheira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601231
Resumo: Orientador: Celso Dal Re Carneiro
id UNICAMP-30_a0eadad9cc28ff3647dd2ec28b898df3
oai_identifier_str oai::358990
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O ensino de geologia nos cursos tecnicos de mineração no Brasil : uma visão a partir de Araxa, MGGeociências - Métodos de ensinoEnsino profissionalCiência - Estudo e ensinoGeociências - Estudo e ensinoOrientador: Celso Dal Re CarneiroTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeocienciasResumo: A mineração fornece à sociedade a maior parte da matéria-prima que permite a manutenção da vida, o conforto e o progresso da civilização. Ao mesmo tempo, é a Geologia que permite o entendimento e detém grande parte das respostas para a crise ambiental vivenciada hoje. Contraditoriamente, os conhecimentos geocientíficos estão praticamente ausentes no processo de formação de professores de Ciências e no Ensino Básico no Brasil. Também contraditoriamente os Cursos Técnicos de Mineração (CTMs), em especial o ensino de Geologia no âmbito dos mesmos, têm merecido escassa atenção dos estudiosos da educação brasileira. Isto reflete a (pouca) importância que a sociedade concede ao setor mineral - particularmente à Geologia. A presente tese foi elaborada partindo de dois pressupostos: (a) o conhecimento geológico facilita o entendimento do cidadão como parte intrínseca da Natureza; e (b) um CTM tem responsabilidade na formação de cidadãos que trabalharão com recursos naturais não-renováveis e dos quais a nossa civilização é totalmente dependente. Com base nesses pressupostos a pesquisa busca responder duas questões: (1) Quais conhecimentos geocientíficos são imprescindíveis para que o técnico em mineração (TM) desempenhe suas funções de forma satisfatória? (2) Como capacitá-lo com esses conteúdos e habilidades tendo em vista a realidade desses cursos? Nesta busca, elabora-se um mapa dos CTMs, por meio de prospecção realizada junto a professores e alunos dos mesmos e a empregadores dos técnicos. O mapa está mais detalhado no que diz respeito ao CTM de Araxá, que deu origem a essa tese por ser onde a autora trabalha. Este mapeamento focaliza em especial o conteúdo geológico valorizado pelos professores e pelos empregadores. Em termos gerais, o resultado da pesquisa indica o TM ideal como um profissional que detenha conhecimentos básicos sobre as características físico-químicas e a dinâmica do planeta Terra, que domine ferramentas geológicas variadas, que tenha autonomia para buscar novos conhecimentos, que tenha domínio da língua portuguesa, postura crítica e capacidade de trabalhar em equipe. A análise desses dados, à luz de ensinamentos de estudiosos da Educação - da Educação em Geociências em particular - permitiu a construção de uma proposta de ensino. Buscar alcançar essa formação na escola implica uma reforma ampla e significativa que perpassa o currículo, os métodos e as atividades utilizados em sala-de-aula além da atitude do professor em relação ao conhecimento. A experiência desenvolvida no CTM de Araxá mostra várias pedras no meio do caminho da busca dessas metas, mas a conclusão é bastante otimistaAbstract: The overwhelming majority of raw materials that permits the maintenance of life, as well as our comfort and the progress of civilization comes from mining. It is Geology that permits understanding of the environmental crisis in which we live today and also holds a great part of the answers. In contrast, geoscientific concepts are practically absent in the process of qualifying science teachers and also in the basic level studies in Brazil. In this area it is also contradictory that in the Technical Courses in Mining (TCM), specially for Geology, teaching of they have received little attention from the Brazilian education experts. This reflects the lack of importance that society gives to the mining area, particularly to Geology. This thesis was based on two presuppositions: (a) the knowledge of geology helps the understanding of the human being as part of nature and (b) a TCM has the responsibility of preparing people who will work with non-renewable natural resources and on which our civilization depends completely. Based on these presuppositions we try to answer two questions: (1) What geo-scientific knowledge is essential for a mining technician to perform properly; (2) How to make him/her qualified and skilled while taking into consideration the reality of the current courses. Searching for this quest a TCM map was developed based on teachers and their students' views as well as on the technicians employers' views. This map yields details concerning the CTM in Araxá, which gave rise to this thesis. The mapping focus especially on the geological content required by teachers and employers. In general, the research result shows that an ideal TM is a professional who possesses the basic knowledge on the physical and chemical characteristics of the Earth as well as on the Earth's dynamics. An ideal TM also withholds knowledge on varied geological tools, he/she is someone who is able to search for new knowledge, who is proficient in the Portuguese language, who is capable of developing good team work and who is critical. The analysis of the information under the scope of Education experts - specially of the Geoscience Education, led to the development of a teaching proposal. Achieving such qualification at schools implies significant changes that involve the syllabus, the method and the activities used in class and also the teachers' attitude towards knowledge. The experiment developed at the CTM in Araxá shows several difficulties for pursuing these objectives, but the conclusion is quite optimisticDoutoradoDoutor em Geociências[s.n.]Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-Oliveira, Maria Rita SalesFigueirôa, Silvia Fernanda de MendonçaAmaral, Ivan Amorosino doFerraz, Celso PintoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMoraes, Lucia Castanheira20052005-08-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf225p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601231MORAES, Lucia Castanheira. O ensino de geologia nos cursos tecnicos de mineração no Brasil: uma visão a partir de Araxa, MG. 2005. 225p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601231. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/358990porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:20:23Zoai::358990Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:20:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de geologia nos cursos tecnicos de mineração no Brasil : uma visão a partir de Araxa, MG
title O ensino de geologia nos cursos tecnicos de mineração no Brasil : uma visão a partir de Araxa, MG
spellingShingle O ensino de geologia nos cursos tecnicos de mineração no Brasil : uma visão a partir de Araxa, MG
Moraes, Lucia Castanheira
Geociências - Métodos de ensino
Ensino profissional
Ciência - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
title_short O ensino de geologia nos cursos tecnicos de mineração no Brasil : uma visão a partir de Araxa, MG
title_full O ensino de geologia nos cursos tecnicos de mineração no Brasil : uma visão a partir de Araxa, MG
title_fullStr O ensino de geologia nos cursos tecnicos de mineração no Brasil : uma visão a partir de Araxa, MG
title_full_unstemmed O ensino de geologia nos cursos tecnicos de mineração no Brasil : uma visão a partir de Araxa, MG
title_sort O ensino de geologia nos cursos tecnicos de mineração no Brasil : uma visão a partir de Araxa, MG
author Moraes, Lucia Castanheira
author_facet Moraes, Lucia Castanheira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Celso Dal Ré, 1951-
Oliveira, Maria Rita Sales
Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça
Amaral, Ivan Amorosino do
Ferraz, Celso Pinto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Lucia Castanheira
dc.subject.por.fl_str_mv Geociências - Métodos de ensino
Ensino profissional
Ciência - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
topic Geociências - Métodos de ensino
Ensino profissional
Ciência - Estudo e ensino
Geociências - Estudo e ensino
description Orientador: Celso Dal Re Carneiro
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-08-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601231
MORAES, Lucia Castanheira. O ensino de geologia nos cursos tecnicos de mineração no Brasil: uma visão a partir de Araxa, MG. 2005. 225p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601231. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MORAES, Lucia Castanheira. O ensino de geologia nos cursos tecnicos de mineração no Brasil: uma visão a partir de Araxa, MG. 2005. 225p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociencias, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601231. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/358990
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
225p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188932539121664