Aquisição dos roticos em crianças com queixa fonoaudiologica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luciana Lessa 1982-
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607032
Resumo: Orientador: Eleonora Cavalcante Albano
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spelling Aquisição dos roticos em crianças com queixa fonoaudiologicaThe acquisition of rhotic sounds in children with so called deviant phonological systemsFonologia acústico-articulatóriaContrastes encobertosAquisição fonológicaDesvio fonologicoRóticosAcoustic-Articulatory PhonologyCovert contrastPhonological AcquisitionPhonological DevianceRhoticsOrientador: Eleonora Cavalcante AlbanoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O objetivo deste estudo foi investigar o processo de aquisição dos róticos por crianças com queixa fonoaudiológica relacionada ao sistema fônico. Foram coletados dados de fala de dois sujeitos com dificuldades de pronúncia de sons róticos. O quadro de referência teórico adotado na análise foi a Fonologia Gestual (Fonologia Articulatória ¿ FAR ¿ proposta por Browman e Goldstein, 1992, na versão denominada Fonologia Acústico-Articulatória ¿ FAAR ¿ proposta por Albano, 2001). Os resultados permitiram observar a presença de contrastes fônicos nas produções de fala dos sujeitos que, por meio de análise de outiva, foram classificadas como: (a) omissão do tap [R]; e (b) substituição tanto do tap [R] quanto da aproximante retroflexa [¿] pela semivogal [j]. Esse achado permitiu confirmar a existência de contrastes fônicos encobertos durante o processo de aquisição do sistema fônico, ou seja, contrastes já em andamento na fala dos sujeitos que ainda não são perceptíveis para o ouvinte. Esses resultados trouxeram, portanto, importantes contribuições para a área de pesquisa sobre Aquisição Fonológica e, conseqüentemente, para a prática clínica relativa a crianças com queixa fonoaudiológica relacionada ao sistema fônico. Tais contribuições foram possíveis devido à metodologia e análise dos dados baseados em princípios da FAAR, que permitiu a observação de fatos fônicos tanto categóricos quanto gradientesAbstract: The aim of this study was to investigate the acquisition of rhotic sounds in children with so called deviant phonological systems. Speech data on two subjects with rhotic pronunciation difficulties were collected. The theoretical frame of reference adopted in the analysis was Gestural Phonology (Articulatory Phonology ¿ AP ¿ proposed by Browman and Goldstein, 1992, in the Acoustic-Articulatory version ¿ AAP ¿ proposed by Albano, 2001). The results showed the presence of covert phone contrasts in the speech productions of the subjects. Such productions had been classified, auditorily, as: (a) omission of the tap [R]; and (b) substitution of the palatal approximant [j] for both the tap [R] and the retroflex approximant [¿]. This finding suggests the existence of covert contrasts during phonological acquisition, i.e., contrasts already in progress in the speech of the subjects which are not yet perceivable for the listener. These results brought, therefore, important contributions to Phonological Acquisition research and, consequently, to the clinical practice with children diagnosed as having deviant phonological systems. Such contributions have been made possible by methodology and analysis based on principles of Gestural Phonology, which allowed for the observation of categorical and gradients phone distinctionsMestradoLingüísticaMestre em Linguística[s.n.]Albano, Eleonora Cavalcante, 1950-Silva, Adelaide Hercilia PescatoriPanhoca, IvoneUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Luciana Lessa 1982-20082008-03-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf156p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607032RODRIGUES, Luciana Lessa. Aquisição dos roticos em crianças com queixa fonoaudiologica. 2008. 156p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1607032. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/424353porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:11:13Zoai::424353Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:11:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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