Vozes em embate no discurso do sujeito-professor-de-lingua(s)-em-formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Cristiane Carvalho de Paula
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608997
Resumo: Orientador: Maria Augusta Bastos de Mattos
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Partimos da hipótese de que o discurso dos sujeitos da pesquisa é constituído por vozes conflitantes, oriundas de diferentes regiões discursivas e de que apesar de serem (ou terem sido) expostos a diferentes discursos sobre a língua/linguagem, sobre o processo de ensino/aprendizagem, sobre o sujeito etc, os sujeitos da pesquisa consolidam, independentemente do ano em que estão no curso, concepções homogeneizantes e totalizadoras sobre si mesmos ou sobre seu objeto de estudo. Partindo de seus dizeres, analisamos suas imagens em relação ao "ser professor" e ao saber sobre a língua materna. A Análise do Discurso, aliada à noção psicanalítica de sujeito, constitui o quadro teórico que nos permite destecer os fios que se emaranham no discurso de nossos sujeitos de pesquisa.Ao falar do "ser professor", notamos o embate do dizer de teorias pedagógicas tradicionais e atuais, de teorias lingüísticas, e do discurso neoliberal. Em relação ao saber sobre a língua, verifica-se que a posição sujeito-professor-de-língua(s)-em-formação se confronta com a posição sujeito-usuário-da-língua por meio do jogo de aceitação-resistência da gramática normativa. Perpassando o dizer dos sujeitos, observa-se o desejo da completude e a percepção da falta, bem como a construção de diversas dicotomias, como forma de se alcançar a totalização de si mesmo, da língua e do conhecimento. Por fim, cremos que esse trabalho nos permite repensar a formação de professores de língua materna, sempre como processoAbstract: This paper aims to investigate the clash of voices in the construction of images that subjects-teachers-of-language(s)-in-training (students in a Language Teacher Education Program) have about themselves and about their object of study, what will enable us to comprehend their movements of identification with different discourse formations. We started from the assumption that the speech of the subjects of our research is made up of conflicting voices, from different discursive regions and that although they are (or were) exposed to different conceptions of language, of the process of teaching/learning, of subject etc, they consolidate, regardless of the year in which they are in their course, homogenizing and totalizing conceptions about themselves or about their object of study. We analyzed the images of our subjects with respect to their conception of "being a teacher" and of their mother tongue. The Discourse Analysis, allied to the psychoanalytic notion of subject, is the theoretical framework that allows us to unweave the threads which tangle in the speech of our subjects of research. When speaking of "being a teacher," we observe the clash of traditional and current educational theories, of linguistic theories, and of neo-liberal discourse. In relation to the knowledge about the language, it appears that the position subject-teacher-of-language(s)-in-training is confronted with the position of subject-user-of-the-language through the game of acceptance-resistance of normative grammar. We can notice in the saying of the subjects the desire of completeness and the perception of lack, as well as the construction of several dichotomies as a way to achieve the completeness of themselves, of the language and of the knowledge. Finally, we believe that this work allows us to rethink the development of mother tongue teachers, always as a processDoutoradoLíngua MaternaDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Mattos, Maria Augusta Bastos de, 1955-Lagazzi, Suzy MariaEckert-Hoff, Beatriz MariaCelada, Maria TeresaCapristano, Cristiane CarneiroUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrito, Cristiane Carvalho de Paula2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf190 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608997BRITO, Cristiane Carvalho de Paula. Vozes em embate no discurso do sujeito-professor-de-lingua(s)-em-formação. 2009. 190 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1608997. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/439493porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:27:54Zoai::439493Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:27:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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