Dario Argento e o cinema de gênero : do assassinato como uma bela arte ao cinema do sonho e do delírio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/15228 |
Resumo: | Orientador: Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppia |
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Dario Argento e o cinema de gênero : do assassinato como uma bela arte ao cinema do sonho e do delírioDario Argento and film genre : from murder as a fine art to cinemaArgento, Dario, 1940-Gêneros cinematográficosFilmes de terrorAssassinosDelírio no cinemaArgento, DarioFilm genresHorror filmsAssassinsDelirium in motion picturesOrientador: Alfredo Luiz Paes de Oliveira SuppiaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho tem como objetivo principal desenvolver um percurso de análise da obra de Argento com foco na hipótese de que o cinema de Dario Argento pode ser lido como um projeto em fases, ou ciclos, nos quais a exploração das possibilidades estéticas do assassinato como obra de arte e do delírio como ponto convergente entre as facetas onírico-horríficas e a morbidez naturalista de sua obra se apresentam como marcas definidoras. Tal hipótese vai ao encontro de um objetivo secundário que é apresentar o diálogo existente entre a obra cinematográfica de Dario Argento e a obra literária de Thomas de Quincey, autor inglês do século XIX cuja obra serviu de inspiração central para a mitologia que sustenta o enredo dos filmes Suspiria, A Mansão do Inferno (Inferno) (1980) e O Retorno da Maldição: A Mãe das Lágrimas (La Terza Madre) (2007). Para isso, seus filmes serão explorados a partir de três principais premissas, a fase de formação será o momento no qual o estilo de Argento começará a se desenvolver a partir de uma aproximação intencional com o cinema de gênero, sendo o giallo o gênero definidor de seu estilo no primeiro momento de sua carreira. A segunda premissa será a maturidade de seu estilo através do viés maneirista de sua abordagem ao cinema de gênero que terá como efeito o desenvolvimento de uma filmografia na qual se destacarão o dois elementos de estilo principais mencionados acima, o assassinato como uma arte bela e o delírio como ponto convergente entre formas de representação oníricas e naturalistas. Por fim, haverá a transformação de seu estilo em um momento de abandono gradativo do viés maneirista em busca de um retorno ao foco nos elementos básicos constitutivos do cinema de gênero e uma simplificação na mise-en-scène. Tais premissas serão apresentadas através de análises fílmicas de alguns filmes centrais em sua filmografia como O Pássaro das Plumas de Cristal (L’uccello dalle Piume di Cristallo) (1971), Prelúdio para Matar (Profondo Rosso) (1975) e Suspiria (1977), além de comentários sobre a filmografia de Dario Argento em suas diversas fasesAbstract: The main objective of this work is to develop a path of analysis of Argento's films focusing on the hypothesis that Dario Argento's cinema can be read as a project in phases, or cycles, in which the exploration of the aesthetic possibilities of murder as a work of art and delirium as a convergent point between the nightmarish and the naturalistic morbidity of his work are presented as defining marks. This hypothesis is in line with a secondary objective that is to present the dialogue between the cinematographic work of Dario Argento and the literary work of Thomas de Quincey, an English author of the 19th century whose work served as a central inspiration for the mythology that underpins the plot of the films Suspiria, Inferno (1980) and Mother of Tears (La Terza Madre) (2007). For this, his films will be explored from three main premises, the formation period will be the moment in which Argento's style will begin to develop from an intentional approach to genre cinema, the giallo being the genre defining his style at this first moment of his career. The second premise will be the maturity of his style through the mannerist bias of his approach to genre cinema that will have as effect the development of a filmography in which the two main style elements mentioned above will stand out, murder as a fine art and delirium as a convergent point between dreamlike and naturalistic forms of representation. Finally, there will be the transformation of his style into a moment of gradual abandonment of the mannerist bias in search of a return to focus on the basic constitutive elements of genre cinema and a simplification in mise-en-scène. Such premises will be presented through filmic analyses of some central films in his filmography such as The Bird with the Crystal Plumage (L'uccello dalle Piume di Cristallo) (1971), Deep Red (Profondo Rosso) (1975) and Suspiria (1977), as well as comments on the filmography of Dario Argento in its various phasesDoutoradoMultimeiosDoutor em Multimeios[s.n.]Suppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira, 1975-Freire, MarciusCánepa, Laura LoguercioCosta Júnior, Edson Pereira daEsteves, Leonardo GomesUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCorreia, Gabriel Costa, 1984-20232023-03-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (162 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/15228CORREIA, Gabriel Costa. Dario Argento e o cinema de gênero: do assassinato como uma bela arte ao cinema do sonho e do delírio. 2023. 1 recurso online (162 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/15228. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1373997porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-09T13:12:52Zoai::1373997Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-02-09T13:12:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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