Visitas de estudantes a museus : formação histórica, patrimônio e memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra, Elizabeth Aparecida Duque, 1968-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618219
Resumo: Orientador: Ernesta Zamboni
id UNICAMP-30_a36e3e51ab3b39a97a1a030b93ec6c9b
oai_identifier_str oai::870619
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Visitas de estudantes a museus : formação histórica, patrimônio e memóriaVisit a museum of students : historical education, heritage and memoryMuseus - FrequênciaPatrimônioMemóriaHistóriaMuseums - AttendanceHeritageMemoryHistoryOrientador: Ernesta ZamboniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo central da tese é analisar em que medida práticas escolares de visitas a museus podem romper com os saberes disciplinares e pedagógicos incidindo diretamente sobre a produção de um conhecimento experiencial a ser mobilizado no ensino de história. Do ponto de vista teórico, a pesquisa toma a ideia de visitante como um espectador emancipado (RANCIÈRE, 2010) e a produção da cultura como um modo de vida comum perpassada pelas idéias e práticas sociais (WILLIAMS, 1969 e 1979). Do ponto de vista empírico, investiga-se como um grupo de estudantes de Licenciatura em História em situações educativas de visita constroem sentidos diversos para o patrimônio, para o ensino de história e a para a memória cultural. Destacam-se, em especial, as práticas vivenciadas pelos visitantes no Museu do Escravo de Belo Vale (MG) e no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.Abstract: The main objective of this thesis is to analyze the extent in that school field trips to museums can modify established disciplinary and pedagogical knowledge and directly influence the production of knowledge from experience to be mobilized for the teaching of history From the theoretical viewpoint, this study considers the visitor as an emancipated spectator (RANCIÈRE, 2010) and the production of culture as a common way of life and determined by the social ideas and practices (WILLIAMS, 1969 and 1979). From the empirical viewpoint, we investigated the way how history licensure students construct various meanings to the heritage in field trips for the teaching of history and the cultural memory.The practices experienced by the visitors to the Slave Museum in Belo Vale, State of Minas Gerais, and the National History Museum in Rio de Janeiro, state of Rio de Janeiro are given special emphasis.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Zamboni, Ernesta, 1939-Pereira, Júnia SalesBruzzo, CristinaSilva, Cristiani Bereta daDe Rossi, Vera Lúcia SabongiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSeabra, Elizabeth Aparecida Duque, 1968-20122012-02-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf202 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618219SEABRA, Elizabeth Aparecida Duque. Visitas de estudantes a museus: formação histórica, patrimônio e memória. 2012. 202 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618219. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/870619porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:41:57Zoai::870619Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:41:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Visitas de estudantes a museus : formação histórica, patrimônio e memória
Visit a museum of students : historical education, heritage and memory
title Visitas de estudantes a museus : formação histórica, patrimônio e memória
spellingShingle Visitas de estudantes a museus : formação histórica, patrimônio e memória
Seabra, Elizabeth Aparecida Duque, 1968-
Museus - Frequência
Patrimônio
Memória
História
Museums - Attendance
Heritage
Memory
History
title_short Visitas de estudantes a museus : formação histórica, patrimônio e memória
title_full Visitas de estudantes a museus : formação histórica, patrimônio e memória
title_fullStr Visitas de estudantes a museus : formação histórica, patrimônio e memória
title_full_unstemmed Visitas de estudantes a museus : formação histórica, patrimônio e memória
title_sort Visitas de estudantes a museus : formação histórica, patrimônio e memória
author Seabra, Elizabeth Aparecida Duque, 1968-
author_facet Seabra, Elizabeth Aparecida Duque, 1968-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zamboni, Ernesta, 1939-
Pereira, Júnia Sales
Bruzzo, Cristina
Silva, Cristiani Bereta da
De Rossi, Vera Lúcia Sabongi
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Seabra, Elizabeth Aparecida Duque, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Museus - Frequência
Patrimônio
Memória
História
Museums - Attendance
Heritage
Memory
History
topic Museus - Frequência
Patrimônio
Memória
História
Museums - Attendance
Heritage
Memory
History
description Orientador: Ernesta Zamboni
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-02-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618219
SEABRA, Elizabeth Aparecida Duque. Visitas de estudantes a museus: formação histórica, patrimônio e memória. 2012. 202 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618219. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618219
identifier_str_mv SEABRA, Elizabeth Aparecida Duque. Visitas de estudantes a museus: formação histórica, patrimônio e memória. 2012. 202 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618219. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/870619
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
202 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189080918917120