Visitas de estudantes a museus : formação histórica, patrimônio e memória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618219 |
Resumo: | Orientador: Ernesta Zamboni |
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Visitas de estudantes a museus : formação histórica, patrimônio e memóriaVisit a museum of students : historical education, heritage and memoryMuseus - FrequênciaPatrimônioMemóriaHistóriaMuseums - AttendanceHeritageMemoryHistoryOrientador: Ernesta ZamboniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo central da tese é analisar em que medida práticas escolares de visitas a museus podem romper com os saberes disciplinares e pedagógicos incidindo diretamente sobre a produção de um conhecimento experiencial a ser mobilizado no ensino de história. Do ponto de vista teórico, a pesquisa toma a ideia de visitante como um espectador emancipado (RANCIÈRE, 2010) e a produção da cultura como um modo de vida comum perpassada pelas idéias e práticas sociais (WILLIAMS, 1969 e 1979). Do ponto de vista empírico, investiga-se como um grupo de estudantes de Licenciatura em História em situações educativas de visita constroem sentidos diversos para o patrimônio, para o ensino de história e a para a memória cultural. Destacam-se, em especial, as práticas vivenciadas pelos visitantes no Museu do Escravo de Belo Vale (MG) e no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.Abstract: The main objective of this thesis is to analyze the extent in that school field trips to museums can modify established disciplinary and pedagogical knowledge and directly influence the production of knowledge from experience to be mobilized for the teaching of history From the theoretical viewpoint, this study considers the visitor as an emancipated spectator (RANCIÈRE, 2010) and the production of culture as a common way of life and determined by the social ideas and practices (WILLIAMS, 1969 and 1979). From the empirical viewpoint, we investigated the way how history licensure students construct various meanings to the heritage in field trips for the teaching of history and the cultural memory.The practices experienced by the visitors to the Slave Museum in Belo Vale, State of Minas Gerais, and the National History Museum in Rio de Janeiro, state of Rio de Janeiro are given special emphasis.DoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Zamboni, Ernesta, 1939-Pereira, Júnia SalesBruzzo, CristinaSilva, Cristiani Bereta daDe Rossi, Vera Lúcia SabongiUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSeabra, Elizabeth Aparecida Duque, 1968-20122012-02-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf202 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618219SEABRA, Elizabeth Aparecida Duque. Visitas de estudantes a museus: formação histórica, patrimônio e memória. 2012. 202 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618219. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/870619porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:41:57Zoai::870619Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:41:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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