Dependencia comportamental na velhice : uma analise do cuidado prestado ao idoso institucionalizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavarini, Sofia Cristina Iost
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584620
Resumo: Orientador: Anita Liberalesso Neri
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spelling Dependencia comportamental na velhice : uma analise do cuidado prestado ao idoso institucionalizadoVelhiceIdososDependência (Psicologia)Orientador: Anita Liberalesso NeriTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O número de idosos tem aumentado progressivamente sem que a sociedade esteja preparada para lidar com esse novo cenário. A necessidade que desponta é a formação de recursos humanos qualificados para trabalharem com idosos que vivem na comunidade ou instituições. No que se refere às instituições, o cuidado em geral é realizado por atendentes ou auxiliares de enfermagem pouco qualificados e com pouca ou nenhuma formação em gerontologia. O objetivo deste trabalho é analisar o cuidado prestado ao idoso institucionalizado através de observações da interação entre idoso e funcionário e entrevistas com funcionários. Primeiramente procuramos caracterizar os sujeitos desta pesquisa, ligados à instituição escolhida para a análise, através de fichas de identificação de idosos e funcionários. O quadro fixo de funcionários da instituição é composto em sua totalidade por mulheres, com idade entre 30 e 63 anos, a maioria com baixo grau de instrução, pouco tempo de trabalho na instituição. O cuidado direto ao idoso é realizado por atendentes de enfermagem que fazem rodízio. A instituição conta com 27 idosos, 14 do sexo feminino e 13 do sexo masculino, com idade entre 55 e 92 anos, a maioria alfabetizada, porém sem completar o 1 Q grau, solteiros ou viúvos, católicos e independentes para as atividades de vida diária. As observações da interação funcionário-idoso foram realizadas durante um mês, no período das 7 às 12 horas, em três situações específicas (banho, alimentação e medicação), definidas após um estudo-piloto. Foi realizado o registro cursivo dessa interação em um impresso próprio denominado "protocolo de observação". Em 20% das observações houve um segundo observador, treinado previamente para que pudéssemos testar a fidedignidade dos dados. Foram 360 sessões de observação, sendo 240 em situação de medicação, 18 de alimentação e 102 de banho, categorizadas de acordo com o padrão de interação apresentado pelo funcionário e pelo idoso, segundo a atividade realizada. Quatro tipos de padrão de interação foram identificados: manutenção de autonomia, estímulo à autonomia, estímulo à dependência e manutenção da dependência. Foi possível verificar que o cuidado prestado .ao idoso institucionalizado caracterizava-se principalmente pela manutenção de comportamentos dependentes nas três situações. O estudo observacional gerou a hipótese de que os desempenhos dos funcionários seriam mediados por suas concepções sobre dependência, competência e cuidado. Com o intuito de explorar essa questão foi planejado um estudo de levantamento que consistiu em entrevistar os funcionários. Para tanto, foi elaborado um filme e um roteiro de entrevistas. O filme, de seis minutos de duração, focalizava o cuidado prestado a idosos dependentes parciais, em situação de alimentação, em que o cuidador estimula a dependência, baseado em situações observadas anteriormente. O filme foi dirigido por dois professores de um grupo de teatro de uma cidade do interior de São Paulo. Participaram como atores idosos de um Grupo da Terceira Idade, integrantes do grupo teatral e como coadjuvantes idosos de um asilo, que serviu como cenário. A realização do filme consistiu de 10 sessões de ensaio, seis horas de gravações e 20 horas para edição final, todas efetuadas por empresa especializada. As entrevistas foram realizadas individualmente, seguindo-se um roteiro previamente estabelecido que serviu de orientação para a entrevistadora. O roteiro foi elaborado tomando-se por base as observações efetuadas e a entrevista foi desenvolvida procurando-se obter, através do discurso dos entrevistados, suas concepções sobre dependência, competência e cuidado prestado ao idoso institucionalizado. Todas as entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. O discurso dos funcionários entrevistados neste trabalho indica que eles acreditam que a dependência ocorre majoritariamente por doença e não é uma característica exclusiva dos idosos, embora muitos tenham ressaltado que ocorre mais nesta faixa etária. Não há consenso de que a dependência de um determinado comportamento possa ser generalizada para outras situações. A concepção dos funcionários quanto ao sentimento de um idoso dependente é bastante diversificada. Para uns ser dependente significa ser triste, isolado e depressivo enquanto que para outros é uma forma de relação, apego ou recompensa. Com relação à competência do idoso, a maioria dos entrevistados acredita que é possível fazer com que um idoso mude. Acreditam que a dependência do idoso está associada ao fato de que ele busca atenção do funcionário mais do que propriamente à sua incapacidade para realizar determinadas atividades. Com respeito aos cuidadores, para os entrevistados o cuidado ao idoso pode ser realizado tanto por homens como por mulheres, porém para situações que envolvem privacidade, a maioria acha que o cuidado deve ser realizado por mulheres. Quanto às dificuldades no cuidado os mais relatados são falta de força física do cuidador, dificuldade de locomoção e precariedade de compreensão do idoso. O último aspecto analisado refere-se às qualidades do cuidador que, para o pessoal técnico, são principalmente paciência e formação especializada e para os funcionários de apoio, paciência e "amor". Os dados obtidos fortalecem a noção de que o tipo de cuidado prestado ao idoso institucionalizado e os padrões de interação sociais que se estabelecem entre ele e os funcionários são mediados por suas concepções e influenciados por estereótipos. Além disso, os padrões de interação na situação de cuidado são influenciados por eventos situacionais associados ao contexto físico, social e profissional em que se dá o cuidado, pelas características de personalidade, pela competência comportamental e pela funcionalidade física do idoso que é alvo do cuidado e, evidentemente por variáveis do comportamento e da personalidade do cuidador. A formação de recursos humanos em gerontologia só será possível e efetiva se considerarmos todos esses elementos no contexto do cuidado. Conhecer essa realidade é uma condição básica para o trabalho profissional em instituições para idososAbstract: The number of elderly people has been continuously increasing in the past years without the corresponding increse in the support from society. Qne of the areas a more marked response is in the traing of staff to deal with the elderly, either in the comunity or in specialized elderly homes. Concerning elderly homes, the present situation is that, the care is exercized by unappropriate trained staff, usually with no training in ger.ontology. This work is concerned with the investigation of the care delivered in a particular elderly home by monitoring the interaction elderly-staff and through staff interviews. First1y we tried to characterize the subjects of this work by clearly identifying the elderly and the staff through and identification file. The permanent staff of this elderly home is made up of females in its totality, aged 30-60 years; the majority with very low leveI of learning and very short time as a staff at that working posto The care is delivered by shiftworking stafí. The elderly home houses 27 elderly people, 14 females and 13 males aged 55-92 years; the majority of them can read and write even though had not completed primary school. They were also single or widowed, catholic, and had no difficulties with day-to-day activities the monitoring of the interactions elderly-staff lasted for one month, from 7 to 12 a.m., during three activities (shower, meals, medication), defined after a preliminary study. A cursive registration of this interaction was executed in a appropriated form named observation protocol. Data reliability was tested through a second observer notes in 20% of the observations. There were 360 observation events; 240 during medication, 18 during meals and 102 during showers, all of them classified according to the interaction type displayed by the staff and the elderly. Four types of model behaviour were observed: keeping up with self care, stimulus to self care, stimulus to dependency and maintaining dependency. Neverthless, the trend attitude of the staff was reinforcing dependency in each of the 3 observed activities. The observational study created a hypothesis that the behavior of the staff would be mediated by their conceptions about dependency, competence and care. With the aim of exploring this question it was planned a study that consisted in interviewing the staff. 80 that, it was elaborated a film and a quide for the interviews. The video of six minutes of duration focused the care delivered to elderly people partialy dependent where the staff in charge stressed the dependency behaviour. The video was directed by two lecturers from a theatre group. The actors were taken from the theatre group of an old age activity group and assistant actors taken from an elderly home which also served for the setting for the video. The making of the film took 10 rehearsal sessions, 6 hours of fiming and 20 hours of editing all done by a professional enterprise. The interviews were individualy made following a plan previously agreeded wich served as a guide for the interviewer. This planing was stronghy based on the results of the observation events of the first phase of this work, and the interviews were conducted with the purpose of obtaining the views of interviewes about dependency, competence and the care delivered to the inmates of an elderly home. All the interviews were taped and transcribed later on. The attitude of the interviewed staff indicates that they believed dependency is illness related rather being age related, though some believed it is more often in that age group. Furthermore, it was not clear from the staff opinion, whether dependency in one activity can be generalized to others. The staff perception related to the feelings of a dependent inmate is very diversified. For some, being dependent means feeling sad, isolated and depressive, whereas for others it is a kind of relationship, attachment and reward. Regarding compentence, the majority of the interviewers believe it is possible to work changes in the inmates behaviour. They also believe that dependency has more to do with attracting staff attention than with their inability of performing one activity. ln the staff opinion the sex of the staff is immaterial, however for the situation where privacy is required the female staff is more appropriate. Regarding the difficulties, the staff felt that the most important ones are the alck of physical strength of the carer and walking and undertanding desabilities of the elderly. The last aspect considered in the interview concerned the positive qualities the carer must have. It was common sense that patience and specialized training for the tecnical staff and patience and love for the support staff are amongst those qualities. The obtained data strenght the assumption that the kind of care given to these elders and the patterns of social interaction between them and the staff members are mediated by their conceptions and influenced by stereotypes. Moreover, the interaction patterns in care situation are influenced by situational events associated to the physical, social and professional context in which the care takes place, by caracteritics of personality, by behavioural competence and by physical funcionality of elderly, that is the object of care and, evidently by variables of the behaviour and personality of the carer. The training of specialized staff in gerontology well only be effective if we considerate all these elements in the context of the care. Knowled of such reality is a cornerstone for the work of a professional in an institution for the elderlyRésumé: Le nombre de personnes âgées augmente progressivement sans que Ia société soit préparée à traiter cette nouvelle situation. II est nécessaire de former des ressources humaines qualifiées pour travailler avec les personnes âgées qui vivent dans Ia communauté ou dans des institutions. En ce qui concerne les institutions, les soins sont pris en général, par des auxiliares infirmiers qui sont peu qualifiés et qui n'ont pas de formation en gérontologie. Le but de ce travail est d'analyser les soins prêtés aux personnes âgées institutionnalisées, à travers des observations de l'interaction entre Ia personne âgée, le fonctionnaire et créer des entretiens avec des fonctionnaires. On a d'abord cherché, à caractériser les sujets de cette recherche liés à l'institution choisie pour l'analyse, grâce aux cartes d'identité des personnes âgées et des fonctionnaires. Le cadre fixe des fonctionnaires de l'institution est composé, dans sa totalité, par des femmes agées entre 30 et 63 ans, Ia plupart d'entre elles possédent un bas niveau d'instruction et peu de temps de travail à l'institution. Ceux qui s'occupent directement des personnes âgées sont les auxiliares infirmiers qui se remplacent alternativement au travail. À l'institution il y a 27 personnes âgées, 14 du sexe féminin et 13 du sexe masculin, de l'âge de 52 à 92 ans; Ia plupart de ces personnes âgées savent lire et écrire sans avoir pourtant terminé le premier cycle; ils sont célibataires ou veufs, catholiques et indépendants pour les activités de Ia vie quotidienne. Les observations de l'interaction fonctionnaire-personne âgée ont été réalisées pendant un mois, dans Ia période de 7h à 12h, en trois situations spécifiques (le bain, l'alimentation et le soin). 360 séances ont été réalisées, 240 en situation de soin, 18 en situation d'alimentation et 102 en situation de bain, classifiées selon le modele d'interaction présenté par le fonctionnaire et par Ia personne âgée, selon l'activité réalisée. Quatre types de modeles d'interaction ont été identifiés: le maintien de l'autonomie, Ia stimulation de l'autonomie, Ia stimulation de Ia dépendance et le maintien de Ia dépendance. II a été possible de vérifier que les soins prêtés aux personnes âgées institutionnalisées se caractérisaient surtout par le maintien des conduites dépendantes dans les trois situations. Beaucoup de dofttes ont surgi en rapport aux attitudes des valeurs et des conceptions des employés, ce qui a nécessité de réaliser des interviews avec des employés de l'institution. Pour Ia motivation de ces interviews, on a élaboré une video en VHS d'environ 6 minutes, mettant en évidence l'attention prise aux personnes âgées dépendentes parciales en situation d'alimentation, lors de laquelle Ia personne qui fait attention, estime Ia dépendence basée sur ces situations observées auparavant. Le film a été dirigé par deux professeurs d'un groupe de thêatre d'une ville de l'interieur de São Paulo. IIs ont participé comme acteurs âgés d'un groupe de troisieme âge, étant integrés au groupe théâtral et comme des compagnons âgés d'un asile, qui a servi comme scénario. La réalisation du film s'est faite en 10 sessions d'essaye, 6 heures d'enregistrement et 20 heures pour l'édition finale, toutes effectuées par l'entreprise specialisée. Les interviews ont été realisés individuellement en suivant un script préablement établi qui a servi d'orientation par l'intervieweur. Le script a été elaboré en tenant compte de Ia base des observations effectuées; et l'interview a été développé en cherchant à obtenir, au travers du discours des interviwés, ses conceptions sur Ia dépendance, Ia compétence et l'attention donnée à Ia personne âgée institutionalisée. Tous les interviews ont été enregistrés et apres transcrits. Le discours des employés interviewés dans ce travail indique que Ia dépendence arrive majoritairement lors de maladies et n'est pas une caracteristique exclusive des personnes âgées, encore que plusieurs ont accentué que cela arrive le plus souvent dans cette trame d' âge. D'ailleurs il n'y a pas un sens commun que Ia dependence d'un compertement determiné puisse être généralisée par d'autres situations. La conception des employés par rapport au sentiment d'une personne âgée dépendente est assez diversifiée. Pour les uns, être dépendent signifie être triste, isolé et dépressif tandis que par les autres, c'est une sorte de relation de proximité ou de récompense. Par rapport à Ia compétence de Ia personne âgée, Ia majorité des interviewés croit qui Ia dépendence de Ia personne âgée est associée au fait qu'il recherche l'attention de l'employé plus spécifiquement, qu'à son incapacité à réaliser des activités déterminées. Pour ceux qui font attention au rapport des interviewés, l'attention approtée aux personnes âgées, est peut-être similaire pour les hommes que pour les femmes, mais en ce qui concerne les situations de Ia .vie privée, Ia majorité considere que l'attention doit être apportée par des femmes. Quant aux difficultés lors de l'attention, les plus relatées sont le manque de force physique de celui qui fait attention, les difficultés de locomotion et Ia précarité de compréhension des personnes âgées. Le dernier aspect analisé se réfere aux qualités de celui qui fait attention, pour le personnel technique, il est principalement patient et a une formation spécialisée, et pour les employés auxiliaires d'appuye, il a de Ia patience et de l'amour. Donc on conclut que l'attention apportée par des personnes âgées institutionalisées est influenciée par les conceptions et stéreotypes qui gérent chaque fois plus les comportements de dépendence. La formation des ressourses humaines en gérontologie sera seulement possible et effective, si on considere, le contexte réel, à savoir de qui l'attention arrive, connaitre cette realité c'est une condition de base pour un travail professionel pour des personnes âgéesDoutoradoPsicologia EducacionalDoutor em Educação[s.n.]Neri, Anita Liberalesso, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPavarini, Sofia Cristina Iost19961997-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf230f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584620PAVARINI, Sofia Cristina Iost. Dependencia comportamental na velhice: uma analise do cuidado prestado ao idoso institucionalizado. 1996. 230f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1584620. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/115144porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:35:32Zoai::115144Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:35:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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