Atributos do solo e desenvolvimento radicular da cana-de-açúcar com diferentes espaçamentos de plantio e controle de tráfego
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634253 |
Resumo: | Orientador: Zigomar Menezes de Souza |
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Atributos do solo e desenvolvimento radicular da cana-de-açúcar com diferentes espaçamentos de plantio e controle de tráfegoSoil attributes and root growth of sugar cane with different row spacings and controlled trafficFisica do soloSolos - CompactaçãoCana-de-açucar - MecanizaçãoCana-de-açúcar - ColheitaSistema radicularSoil physicsSoil compactionCane sugar - MechanizationCane sugar - HarvestRoot systemOrientador: Zigomar Menezes de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia AgrícolaResumo: O sistema de produção mecanizado da cana-de-açúcar, com ênfase na colheita de cana crua, promove o tráfego intenso sobre o solo, resultando na sua compactação e consequente alteração nos atributos físicos, com reflexos no desenvolvimento radicular e na produtividade da cultura. Com a necessidade de minimizar os efeitos gerados pela compactação, surge o sistema de manejo com controle de tráfego agrícola assistido com piloto automático, onde as cargas dos pneus das máquinas são confinadas em linhas de tráfego permanentes a favor de evitar tráfego na maior parte do campo. O objetivo deste trabalho foi avaliar alterações dos atributos físico-mecânicos do solo e seus efeitos no desenvolvimento do sistema radicular e na produtividade da cana-de-açúcar, com diferentes espaçamentos de plantio e em sistema de manejo com controle de tráfego agrícola, após terceira e quarta colheita mecanizada. A pesquisa foi realizada na Usina Santa Fé, no Município de Nova Europa-SP, num Latossolo Vermelho. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com quatro repetições e três tratamentos: T1 = cana-de-açúcar plantada com espaçamento simples (1,5 m) e manejo sem controle de tráfego; T2 = cana-de-açúcar plantada com espaçamento simples (1,5 m) e manejo com controle de tráfego; T3 = cana-de-açúcar plantada com espaçamento duplo combinado (1,50 x 0,90 m) e manejo com controle de tráfego. As amostragens de solo foram realizadas na linha de plantio, no canteiro e na linha do rodado, nas camadas de 0,00-0,10; 0,10-0,20; 0,20-0,30; 0,30-0,40; 0,40-0,50; 0,50-0,70; e 0,70-1,00 m. Os atributos físicos: densidade do solo, resistência do solo à penetração, porosidade, estabilidade e resistência tênsil de agregados, assim como a produtividade da cultura, foram avaliados nos dois anos de estudo. A retenção de água no solo, o carbono orgânico total, a capacidade de suporte de carga e o sistema radicular foram avaliados somente após a terceira colheita. A capacidade de suporte de carga do solo foi avaliada na linha do rodado e no canteiro, na camada superficial de 0,00-0,10 m e na camada de máxima resistência do solo à penetração, identificada na camada de 0,20-0,30 m. Os sistemas de manejo com controle de tráfego preservaram a qualidade física do solo na região do canteiro e da linha de plantio (menor densidade do solo e maior macroporosidade), e proporcionaram maior compactação na linha do rodado. A pressão de preconsolidação nos manejos T2 e T3 foi maior na linha do rodado, enquanto no manejo T1, foi maior no canteiro. O uso do controle de tráfego promoveu maior desenvolvimento do sistema radicular, com incremento da biomassa seca de 17,9% no T2 e de 18,5% no T3 em relação ao manejo sem controle de tráfego. Os manejos com controle de tráfego apresentaram ganhos na produtividade de 9 e 12% no T2 e, de 21 e 18% no T3 na terceira e quarta colheita, respectivamente, em relação ao manejo sem controle de tráfegoAbstract: Mechanized sugar cane production system, especially green cane harvesting, generates intense traffic over the soil, leads to soil compaction and consequent alteration of its physical attributes, reflecting on the root growth and crop productivity. With the need to minimize compaction effects, a management system with controlled traffic assisted with automatic steering emerges, in which machine wheel loads are confined into permanent traffic lines in order to avoid traffic at most part of the field. This study aimed to evaluate changes in the soil physical and mechanical attributes, and their effects on root system growth and sugar cane productivity, planted with different row spacings and controlled traffic management systems, after the third and fourth mechanical harvest. The research was carried out on an Oxisol at the Santa Fé Sugar Mill [Usina Santa Fé], in the city of Nova Europa, state of São Paulo. The experiment was implemented with a randomized block design, with four replications and three treatments: T1 - sugar cane planted with single row spacing (1.5 m) and harvested without controlled traffic; T2 - sugar cane planted with single row spacing (1.5 m) and harvested with controlled traffic; and T3 - sugar cane planted with double combined row spacing (1.50 x 0.90 m) and harvested with controlled traffic. Soil samples were collected at the plant row, seedbed and inter-row center, at the layers 0.00-0.10, 0.10-0.20, 0.20-0.30, 0.30-0.40, 0.40-0.50, 0.50-0.70 and 0.70-1.00 m. The physical attributes of bulk density, soil penetration resistance, soil porosity, aggregate stability and tensile strength of aggregates, as well as the crop yield, were evaluated in the two years of the study. Soil water retention, total organic carbon, load-bearing capacity and root system were evaluated only after the third harvest. The load-bearing capacity was assessed at the inter-row center and seedbed, at the superficial layer of 0.00-0.10 m and at the maximum penetration resistance layer of 0.20-0.30 m. The management systems with controlled traffic preserved the soil physical quality at the seedbed and plant row (lower bulk density and higher macroporosity), and increased soil compaction at the inter-row center. Preconsolidation pressure in the T2 and T3 conditions was higher at the inter-row center, while in T1, it was higher at the seedbed. Controlled traffic promoted higher root system growth, with 17.9% increase of dry matter in T2 and 18.5% in T3 in relation to the management system without controlled traffic. The adoption of controlled traffic resulted in crop yield increases of 9 and 12% in T2, and 21 and 18% in T3 at the third and fourth harvest, respectively, in relation to management without controlled trafficMestradoÁgua e SoloMestre em Engenharia AgrícolaFAPESP2016/14751-6[s.n.]Souza, Zigomar Menezes de, 1970-Maria, Isabella Clerici deTormena, Cassio AntonioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia AgrícolaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia AgrícolaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAguilera Esteban, Diego Alexander, 1986-20182018-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (118 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634253AGUILERA ESTEBAN, Diego Alexander. Atributos do solo e desenvolvimento radicular da cana-de-açúcar com diferentes espaçamentos de plantio e controle de tráfego. 2018. 1 recurso online (118 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634253. Acesso em: 28 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1045553Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-19T11:28:06Zoai::1045553Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-09-19T11:28:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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