Modos de participação de crianças em práticas digitais no 1º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639912 |
Resumo: | Orientador: Ana Lúcia Horta Nogueira |
id |
UNICAMP-30_a47aa56ae9663dd919f6e29a0c9a7649 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1157276 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modos de participação de crianças em práticas digitais no 1º ano do ensino fundamentalMeans of children's participation in digital practices in the 1st year of elementary schoolMediaçãoCulturaApropriação (Arte)Comunicação escritaComputadores digitaisMediationCultureAppropriation (Art)Written communicationDigital computersOrientador: Ana Lúcia Horta NogueiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este estudo objetivou investigar os modos de participação de crianças em processo de alfabetização em práticas sociais que envolveram a interação com instrumentos técnico-semióticos, bem como os sentidos produzidos na relação com os dispositivos digitais e suas repercussões para o desenvolvimento cultural e o funcionamento psíquico. O campo empírico foi uma sala do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma instituição pública do interior do estado de São Paulo. A construção dos dados ocorreu a partir de nove oficinas lúdicas - áudio e videogravadas, além de registradas em diário de campo - as quais permitiram o recorte de 12 eventos que apresentaram situações envolvendo o computador. Os dados foram agrupados em três temas: a) modos de acesso e operação digital; b) sentidos produzidos através da/sobre a linguagem escrita na interação com instrumentos técnico-semióticos digitais e c) implicações para o desenvolvimento cultural e funcionamento psíquico, os quais foram interpretados sob o enfoque da abordagem microgenética e qualitativa, à luz da Análise Dialógica do Discurso. Entre os resultados obtidos, destaca-se que a escrita digital exige gestos e ações específicos e diferentes daqueles envolvidos na escrita no papel. Observou-se também que a prática de uso do computador, articulada a situações de interlocução, oportunizou a mediação interpessoal e a ampliação de sentidos que contribuíram para a reconfiguração dos modos de operação digital empreendidos pelos alunos, o que parece ser indício de um uso instrumental do dispositivo que, assim como o processo de apropriação da escrita, interfere e complexifica o funcionamento psíquicAbstract: This study investigated the interaction of children with instruments of semiotic mediation during their literacy process. The aim of the study was to elucidate how children appropriate these instruments during their literacy process and which meanings do they generate from their interaction, and the repercussion over cultural development and their psychological constitution. To tackle this, data were collected from 9 workshops performed with children from a public elementary school, covering the use of computers and pedagogical activities, that were recorded in video and audio, and further described in detail in a diary for analysis. Data were then classified in 3 themes: use of digital gadgets; meanings created by the interaction with the semiotic instruments and writing; repercussions on cultural development and psychological constitution. The recorded data were analyzed accordingly to the dialogical discursive analysis perspective. The results indicate that digital writing has specificity, requiring specific gestures and actions, different aspects from those involved in conventional writing. It was also observed that the practices involving computer, articulated to situations of dialogue, which provided interpersonal mediation and meanings expansion, contributed to reconfigure students' digital operation modes, which indicates an instrumental use of the device. This use, alongside writing, interferes on the psychic functioningMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoFAPESP2018/05768-8[s.n.]Nogueira, Ana Lúcia Horta, 1963-Smolka, Ana Luiza BustamanteRocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi daCarvalho, Maria de FatimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Maria Carolina Branco Costa Antunes de, 1995-20202020-08-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 164 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639912OLIVEIRA, Maria Carolina Branco Costa Antunes de. Modos de participação de crianças em práticas digitais no 1º ano do ensino fundamental . 2020. 1 recurso online ( 164 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639912. Acesso em: 28 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157276Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-06T14:37:46Zoai::1157276Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-11-06T14:37:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modos de participação de crianças em práticas digitais no 1º ano do ensino fundamental Means of children's participation in digital practices in the 1st year of elementary school |
title |
Modos de participação de crianças em práticas digitais no 1º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Modos de participação de crianças em práticas digitais no 1º ano do ensino fundamental Oliveira, Maria Carolina Branco Costa Antunes de, 1995- Mediação Cultura Apropriação (Arte) Comunicação escrita Computadores digitais Mediation Culture Appropriation (Art) Written communication Digital computers |
title_short |
Modos de participação de crianças em práticas digitais no 1º ano do ensino fundamental |
title_full |
Modos de participação de crianças em práticas digitais no 1º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Modos de participação de crianças em práticas digitais no 1º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Modos de participação de crianças em práticas digitais no 1º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Modos de participação de crianças em práticas digitais no 1º ano do ensino fundamental |
author |
Oliveira, Maria Carolina Branco Costa Antunes de, 1995- |
author_facet |
Oliveira, Maria Carolina Branco Costa Antunes de, 1995- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, Ana Lúcia Horta, 1963- Smolka, Ana Luiza Bustamante Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi da Carvalho, Maria de Fatima Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Carolina Branco Costa Antunes de, 1995- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação Cultura Apropriação (Arte) Comunicação escrita Computadores digitais Mediation Culture Appropriation (Art) Written communication Digital computers |
topic |
Mediação Cultura Apropriação (Arte) Comunicação escrita Computadores digitais Mediation Culture Appropriation (Art) Written communication Digital computers |
description |
Orientador: Ana Lúcia Horta Nogueira |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-08-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639912 OLIVEIRA, Maria Carolina Branco Costa Antunes de. Modos de participação de crianças em práticas digitais no 1º ano do ensino fundamental . 2020. 1 recurso online ( 164 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639912. Acesso em: 28 fev. 2025. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639912 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Maria Carolina Branco Costa Antunes de. Modos de participação de crianças em práticas digitais no 1º ano do ensino fundamental . 2020. 1 recurso online ( 164 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639912. Acesso em: 28 fev. 2025. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157276 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online ( 164 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1825951818865180672 |