Modos de participação de crianças em práticas digitais no 1º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Carolina Branco Costa Antunes de, 1995-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639912
Resumo: Orientador: Ana Lúcia Horta Nogueira
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A construção dos dados ocorreu a partir de nove oficinas lúdicas - áudio e videogravadas, além de registradas em diário de campo - as quais permitiram o recorte de 12 eventos que apresentaram situações envolvendo o computador. Os dados foram agrupados em três temas: a) modos de acesso e operação digital; b) sentidos produzidos através da/sobre a linguagem escrita na interação com instrumentos técnico-semióticos digitais e c) implicações para o desenvolvimento cultural e funcionamento psíquico, os quais foram interpretados sob o enfoque da abordagem microgenética e qualitativa, à luz da Análise Dialógica do Discurso. Entre os resultados obtidos, destaca-se que a escrita digital exige gestos e ações específicos e diferentes daqueles envolvidos na escrita no papel. Observou-se também que a prática de uso do computador, articulada a situações de interlocução, oportunizou a mediação interpessoal e a ampliação de sentidos que contribuíram para a reconfiguração dos modos de operação digital empreendidos pelos alunos, o que parece ser indício de um uso instrumental do dispositivo que, assim como o processo de apropriação da escrita, interfere e complexifica o funcionamento psíquicAbstract: This study investigated the interaction of children with instruments of semiotic mediation during their literacy process. The aim of the study was to elucidate how children appropriate these instruments during their literacy process and which meanings do they generate from their interaction, and the repercussion over cultural development and their psychological constitution. To tackle this, data were collected from 9 workshops performed with children from a public elementary school, covering the use of computers and pedagogical activities, that were recorded in video and audio, and further described in detail in a diary for analysis. Data were then classified in 3 themes: use of digital gadgets; meanings created by the interaction with the semiotic instruments and writing; repercussions on cultural development and psychological constitution. The recorded data were analyzed accordingly to the dialogical discursive analysis perspective. The results indicate that digital writing has specificity, requiring specific gestures and actions, different aspects from those involved in conventional writing. It was also observed that the practices involving computer, articulated to situations of dialogue, which provided interpersonal mediation and meanings expansion, contributed to reconfigure students' digital operation modes, which indicates an instrumental use of the device. This use, alongside writing, interferes on the psychic functioningMestradoEducaçãoMestra em EducaçãoFAPESP2018/05768-8[s.n.]Nogueira, Ana Lúcia Horta, 1963-Smolka, Ana Luiza BustamanteRocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi daCarvalho, Maria de FatimaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Maria Carolina Branco Costa Antunes de, 1995-20202020-08-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online ( 164 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639912OLIVEIRA, Maria Carolina Branco Costa Antunes de. Modos de participação de crianças em práticas digitais no 1º ano do ensino fundamental . 2020. 1 recurso online ( 164 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639912. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157276Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-06T14:37:46Zoai::1157276Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-11-06T14:37:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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