A composição como decomposição : um olhar sobre a criação em dança = Composition as decomposition : an insight regarding the dance creation
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618836 |
Resumo: | Orientadores: Eusébio Lobo da Silva, Sara Pereira Lopes |
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A composição como decomposição : um olhar sobre a criação em dança = Composition as decomposition : an insight regarding the dance creationComposition as decomposition : an insight regarding the dance creationDançaComposição (Arte)Improvisação na dançaCoreografiaDanceComposition (Art)Improvisation in danceChoreographyOrientadores: Eusébio Lobo da Silva, Sara Pereira LopesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A presente pesquisa apresenta um estudo sobre composição como decomposição em dança, sob o ponto de vista da experiência de atuação do ator-dançarino. Para tal, realiza se uma investigação teórica sobre o processo de elaboração formal em dança e seus possíveis elementos de construção, a partir das referências apresentadas principalmente por Dantas (1999) e Smith-Artaud (2000). Com o objetivo de agregar outras vozes sobre composição como decomposição em dança, a pesquisa apresenta reflexões elaboradas a partir de entrevistas realizadas com três artistas da Tanztheater Wuppertal Pina Bausch: Helena Pikon, Julie Anne Stanzak e Morena Nascimento. A pesquisa compreende uma investigação prática, através da observação e participação ativa de três diferentes processos criativos: a criação do espetáculo "Era... Uma vez?", da companhia Terraço Teatro; "Impressões", da Seis + 1 Cia. de dança e o projeto "Narrativa e poética no processo de elaboração de dança para o vídeo", desenvolvido em um formato de residência artística na cidade de Londres, Reino Unido. A partir de uma articulação teórica-prática, pretende-se discutir como composição e decomposição se integram nos processos de criação das obras citadas nesta dissertaçãoAbstract: This research presents a study about composition as a decomposition process in dance, from the performance's actor-dancer experience point of view. We performed a theoretical investigation regarding the formal elaboration process in dance and its building elements suggested by the references, mainly Dantas (1999) and Smith-Artaud (2000). In order to incorporate other voices to the composition as decomposition in dance, the present research exposes reflections developed from interviews with three different artists from Tanztheater Wuppertal Pina Bausch: Helena Pikon, Julie Anne Stanzak and Morena Nascimento. Additionally, the research comprehends a practical investigation monitoring three distinct creative processes: the "Era... Uma vez?" piece creation, from Terraço Teatro; "Impressões", from Seis + 1 dance company and "Narrative and poetics in the process of devising dance for the screen", project developed during an artistic residence in London, United Kingdom. Linking theory and practice, it is intended discuss how composition and decomposition merge during the creation processes the works mentioned in the present dissertationMestradoArtes da CenaMestra em Artes da Cena[s.n.]Silva, Eusébio Lobo da, 1952-Lopes, Sara, 1949-Ferracini, RenatoTourinho, Ligia LosadaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Karina Campos de, 1984-20122012-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf application/x-compressed mp4125 p. : il. ; 3 DVD.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618836ALMEIDA, Karina Campos de. A composição como decomposição: um olhar sobre a criação em dança = Composition as decomposition : an insight regarding the dance creation. 2012. 125 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618836. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881495https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881495https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881495https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881495https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881495https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881495https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881495https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881495https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881495https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881495https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/881495porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-17T15:26:23Zoai::881495Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-06-17T15:26:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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