Construção de um livro digital para o ensino em saúde sobre a sexualidade das pessoas com lesão medular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/5703 |
Resumo: | Orientador: Ana Railka de Souza Oliveira Kumakura |
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Construção de um livro digital para o ensino em saúde sobre a sexualidade das pessoas com lesão medularConstruction of a digital book for health education on the sexuality of people with spinal cord injuryTraumatismos da medula espinalSexualidadeTecnologia educacionalReabilitaçãoSpinal cord injuriesSexualityEducational technologyRehabilitationOrientador: Ana Railka de Souza Oliveira KumakuraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EnfermagemResumo: Este estudo tem como objetivo geral construir uma tecnologia educacional, do tipo livro digital, voltada para os estudantes e profissionais da saúde sobre a sexualidade das pessoas com lesão medular (LM). Trata-se de uma pesquisa metodológica, que percorreu três fases de cinco do Design Instrucional (DI): Análise, Design e Desenvolvimento para elaboração do conteúdo do livro digital. A fase de Análise contemplou quatro etapas: 1. Identificação e categorização dos elementos centrais para serem abordados na reabilitação da pessoa com LM no tocante à sua sexualidade à partir de duas revisões sistemáticas contendo 15 instrumentos validados sobre o assunto que passaram pela análise de conteúdo de Bardin e foram categorizados a partir das definições dos Descritores em Saúde (DeCS); 2. Determinação dos objetivos educacionais da tecnologia educacional, a partir da categorização dos elementos centrais, baseado na Taxonomia Bloom; 3. Determinação das competências esperadas com o uso da tecnologia educacional; e 4. Revisão integrativa sobre a sexualidade das pessoas com LM de forma a verificar as evidências que subsidiam a prática clínica dos estudantes e profissionais da saúde com inclusão de publicações até 28 de julho de 2021. Quanto à primeira fase da análise, 23 temáticas de 54 foram escolhidas e organizadas nas seguintes categorias: orientações de indivíduos, funções sexuais, questões pessoais, questões com o parceiro, atividade sexual, cuidados com o intestino e cuidados com a bexiga. Os objetivos educacionais de cada temática foram realizados visando a aquisição de conhecimento como competência esperada com o uso da tecnologia. Na quarta fase da análise, foram selecionadas 33 referências e a partir delas foi construído o conteúdo do livro digital baseado nas temáticas elencadas. Na fase de Design foi elaborado um documento de texto que serviu como guia para o planejamento e apresentação do livro digital. Para a fase de Desenvolvimento, foi realizada a simulação do produto final no Canva. O livro apresenta 66 páginas, distribuídos em 14 capítulos que abrangem introdução, aconselhamento e educação sexual, imagem corporal e autoestima, parceria, disfunção ejaculatória, disfunção erétil, disreflexia autonômica, orgasmo/prazer, atrofia e secura vagina/vulvar e dispaureuinia, posicionamento, cuidados com lesões de pele na atividade sexual e estratégias para o funcionamento intestinal e vesical, temas não discutidos no livro digital e conclusão. Conclui-se que esta é uma tecnologia educacional pioneira, com conteúdo advindo de uma revisão integrativa e que percorreu as etapas do DI. No entanto, algumas informações são abordadas de forma sucinta no livro digital, pois são poucas as pesquisas que descrevem os cuidados, intervenções e estratégias para abordar a sexualidade da pessoa com LM no período de reabilitação. Sendo assim, incita-se a realização de novas pesquisas sobre o tema, pois esse é um dos caminhos para a inclusão e expansão do ensino da temática a profissionais e estudantes da área da saúdeAbstract: This study has the general objective of building an educational technology, of the digital-book type, aimed at students and health professionals on the sexuality of people with SCI. This is methodological research, which covered the three phases of five Instructional Design (ID): Analysis, Design, and Development for the elaboration of the content of the digital book. The Analysis phase included four stages: 1. Identification and categorization of the central elements to be addressed in the rehabilitation of people with SCI on their sexuality based on two systematic reviews containing 15 validated instruments on the subject that underwent Bardin's content analysis and categorized based on the definitions of the Health Sciences Descriptors (DeCS); 2. Determination of the educational objectives of educational technology, from the categorization of the central elements, based on Bloom's Taxonomy; 3. Determination of expected competencies with the use of educational technology; and 4. Integrative review on the sexuality of people with SCI to verify the evidence that supports the clinical practice of students and health professionals including publications until July 28, 2021. As for the first phase of the analysis, 23 themes out of 40 were chosen and organized into the following categories: guidelines for individuals, sexual functions, personal issues, issues with the partner, sexual activity, bowel care, and bladder care. The educational objectives of each theme were accomplished by aiming at the acquisition of knowledge as an expected competence with the use of technology. In the fourth phase of the analysis, 33 references were selected and from them, the content of the digital book was built based on the themes listed. In the Design phase, a text document was prepared that served as a guide for the planning and presentation of the digital book. For the Development phase, the final product was simulated in Canva, a graphic design platform with free tools. The book has 66 pages containing 14 chapters covering introduction, counseling and sex education, body image and self-esteem, partnership, ejaculatory dysfunction, erectile dysfunction, autonomic dysreflexia, orgasm/pleasure, atrophy and dryness vagina/vulvar and dyspareunia, positioning, care with skin lesions in sexual activity and strategies for bowel and bladder functioning, topics not discussed in the digital book and conclusion. It is concluded that this is a pioneer educational technology, elaborated with content coming from an integrative review that went through the stages of ID. However, some information is briefly addressed in the digital book, as few studies describe care, interventions, and strategies to address the sexuality of the person with SCI during the rehabilitation period. Therefore, further research on the subject is encouraged, as this is one of the ways to include and expand the teaching of the subject to professionals and students in the health areaMestradoCuidado e Inovação Tecnológica em Saúde e EnfermagemMestra em Ciências da SaúdeCAPES88887.601259/2021-00[s.n.]Oliveira, Ana Railka de Souza, 1986-Lopes, Maria Helena Baena de MoraesFerreira, Adriana Gomes NogueiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASHencklein, Luana Cristina, 1996-20222022-07-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (138 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/5703HENCKLEIN, Luana Cristina. Construção de um livro digital para o ensino em saúde sobre a sexualidade das pessoas com lesão medular. 2022. 1 recurso online (138 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/5703. 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