Gênero e sexualidade na educação musical : uma análise dos conteúdos das publicações no portal de periódicos da CAPES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Hugo Romano, 1983-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636690
Resumo: Orientador: Helena Altmann
id UNICAMP-30_a4fd823429aac21ceb14920b8a78b47a
oai_identifier_str oai::1090854
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Gênero e sexualidade na educação musical : uma análise dos conteúdos das publicações no portal de periódicos da CAPESGender and sexuality in musical education : an analysis of the contents of publications in the portal of CAPES newspapersEducação musicalGêneroSexualidadeMusical educationGenderSexualityOrientador: Helena AltmannDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta é uma pesquisa bibliográfica com a finalidade de analisar os conteúdos das publicações da educação musical que versam sobre Gênero e Sexualidade, produções científicas indexadas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação ¿ CAPES/MEC, disponíveis entre os anos de 2017 e 2018, abrangendo periódicos do Brasil e demais países. A pesquisa tem por objetivos: (1) compreender quais conteúdos relacionados à educação musical, ao gênero e à sexualidade trazem as publicações selecionadas e, a partir disso, (2) mostrar qual a relevância do gênero e da sexualidade, enquanto categorias de análise, dentro do campo da educação musical, em especial na escola. Para a análise bibliográfica foram selecionadas publicações a partir de combinações de palavras-chave concernentes ao tema supracitado; seguiu-se, então, a leitura dos resumos dos trabalhos acadêmicos encontrados. Posterior a isso, houve uma nova discriminação do material a partir de seus níveis de importância, definidos dentro dos limites desta pesquisa. 13 publicações apresentaram conteúdos específicos a esta pesquisa. Todas as publicações foram lidas e fichadas e aqui será apresentada a análise pormenorizada e entrecruzada dos dados levantados. Esta análise está subdividida e apresentada a partir de três temáticas: 1°) Conteúdos musicais; 2°) Territorialidades; e 3°) Estratégias feministas. Foi observado que quase a totalidade das publicações ocorreram a partir de 2010, com exceção de uma única publicação de 1997; cabendo explicitar que, embora haja poucas publicações, os conteúdos encontrados evidenciam uma grande interdisciplinaridade na abordagem do tema proposto, o que por sua vez, nos faz assumir que tal dado apresenta um amalgamento entre a temática desta pesquisa e outras áreas de conhecimento, e que o gênero e a sexualidade aparecem na educação musical formal e não formal com sentidos diversos que vão desde uma certa transversalidade, passando por constituidores de subjetividades musicais e delimitadores dos entendimentos e da escolha de instrumentos e gêneros musicais, até constituintes de áreas que se sobrepõem e disputam entre si pela emancipação de sujeitos discriminados. Em específico na escola, nossa análise aponta que as categorias de gênero e sexualidade constituem junto à educação musical, modos de reiterar, subverter e ressignificar os padrões vigentes, e assim, diferenças e desigualdades se constituem na relação destas três áreas de conhecimentoAbstract: This is a bibliographical research with the purpose of analyzing the contents of publications in Music Education that deal with Gender and Sexuality, scientific productions indexed in the Portal of Periodicals of the Coordination of Personnel Improvement for Higher Education, Ministry of Education - CAPES / MEC, available between 2017 and 2018, covering periodicals from Brazil and other countries. The research aims to (1) understand which contents related to music education, gender and sexuality the selected publications encompass and from this, (2) show the relevance of gender and sexuality, as categories of analysis within the field of Musical Education, especially in school. For the bibliographic analysis, publications were selected from combinations of keywords related to the aforementioned topic; followed by a summary of the academic papers found. Subsequent to this, there was a new discrimination of the material from its levels of importance, defined within the limits of this research. 13 publications presented specific contents to this research. All the publications have been read and indexed. The detailed and cross-examined analysis of the data collected will be presented here. This analysis is subdivided and presented from three themes - 1st Musical Contents, 2nd Territorialities and 3rd Feminist Strategies. It was observed that almost all the publications occurred as of 2010, with the exception of a single publication in 1997; It should be pointed out that, although there are few publications, the content found evidences a great interdisciplinarity in the approach of the proposed theme, which in turn makes us assume that this data presents an amalgamation between the theme of this research and other areas of knowledge. Also that gender and sexuality appear in formal and non-formal music education with different meanings ranging from a certain transversality going through constitutions of musical subjectivities and delimiters of the understandings, the choice of musical instruments and genres to constituents of areas that overlap and compete for the emancipation of discriminated individuals. Specifically, at school, our analysis points out that the categories of gender and sexuality establish, alongside musical education, ways of reiterating, subverting and re-defining current standards, and thus, differences and inequalities are constituted in the relation of these three areas of knowledgeMestradoEducaçãoMestre em EducaçãoCAPES[s.n.]Altmann, Helena, 1973-Schroeder, Jorge LuizSilva, Helena Lopes daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMariano, Hugo Romano, 1983-20192019-04-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (164 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636690MARIANO, Hugo Romano. Gênero e sexualidade na educação musical: uma análise dos conteúdos das publicações no portal de periódicos da CAPES . 2019. 1 recurso online (164 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636690. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1090854Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-06T10:38:25Zoai::1090854Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-08-06T10:38:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e sexualidade na educação musical : uma análise dos conteúdos das publicações no portal de periódicos da CAPES
Gender and sexuality in musical education : an analysis of the contents of publications in the portal of CAPES newspapers
title Gênero e sexualidade na educação musical : uma análise dos conteúdos das publicações no portal de periódicos da CAPES
spellingShingle Gênero e sexualidade na educação musical : uma análise dos conteúdos das publicações no portal de periódicos da CAPES
Mariano, Hugo Romano, 1983-
Educação musical
Gênero
Sexualidade
Musical education
Gender
Sexuality
title_short Gênero e sexualidade na educação musical : uma análise dos conteúdos das publicações no portal de periódicos da CAPES
title_full Gênero e sexualidade na educação musical : uma análise dos conteúdos das publicações no portal de periódicos da CAPES
title_fullStr Gênero e sexualidade na educação musical : uma análise dos conteúdos das publicações no portal de periódicos da CAPES
title_full_unstemmed Gênero e sexualidade na educação musical : uma análise dos conteúdos das publicações no portal de periódicos da CAPES
title_sort Gênero e sexualidade na educação musical : uma análise dos conteúdos das publicações no portal de periódicos da CAPES
author Mariano, Hugo Romano, 1983-
author_facet Mariano, Hugo Romano, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Altmann, Helena, 1973-
Schroeder, Jorge Luiz
Silva, Helena Lopes da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Hugo Romano, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Gênero
Sexualidade
Musical education
Gender
Sexuality
topic Educação musical
Gênero
Sexualidade
Musical education
Gender
Sexuality
description Orientador: Helena Altmann
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-04-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636690
MARIANO, Hugo Romano. Gênero e sexualidade na educação musical: uma análise dos conteúdos das publicações no portal de periódicos da CAPES . 2019. 1 recurso online (164 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636690. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636690
identifier_str_mv MARIANO, Hugo Romano. Gênero e sexualidade na educação musical: uma análise dos conteúdos das publicações no portal de periódicos da CAPES . 2019. 1 recurso online (164 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636690. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1090854
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (164 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189146060652544