Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Fernando da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617883
Resumo: Orientador: Haroldo Gallo
id UNICAMP-30_a55426afd8d81a40db96aad83019c0ae
oai_identifier_str oai::863265
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no designGeometry and mental rotation skill : an experience of teaching with isometric transformations in designGeometriaCogniçãoArtes gráficasEducaçãoSimetriaGeometryCognitionGraphic artsSymmetryOrientador: Haroldo GalloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A geometria tem sido, ao longo da história, disciplina prescritiva de uma extensa série de atividades cientificas e artísticas, e modernamente, sabe se que é fundamento para diversas profissões como arquitetura, design, engenharias, química, física, geologia, astronomia, etc. Apesar da importância reconhecida, seu ensino regular ao longo da vida acadêmica do indivíduo tem passado por muitas transformações (nem sempre para melhor) desde a segunda metade do século XX, e é hoje, assunto complexo e controverso no Brasil e no mundo. Entretanto, parece consensual entre os pesquisadores que a capacidade de visualização - que para a Psicologia Cognitiva, está categorizada entre as habilidades espaciais do indivíduo - pode ser positivamente afetada através do treinamento adequado em geometria. Tal vocação é muitas vezes descrita como seu maior potencial e principal justificativa para seu ensino sistemático. Esta pesquisa descreve um experimento que envolveu um grupo de sessenta alunos de um curso de bacharelado em design, onde procurou se compreender o impacto causado sobre sua capacidade cognitiva de rotação mental, a partir da administração de uma série de conceitos e exercícios relacionados ao tópico das Transformações Isométricas. Os estudantes foram divididos em duas turmas, e receberam instruções distintas em relação ao uso dos meios expressivos. A primeira turma exercitou se utilizando exclusivamente recursos bidimensionais, enquanto a segunda o fez incluindo exercícios com manipulativos físicos tridimensionais. Os desempenhos cognitivo e conceitual foram avaliados através de dois testes respectivamente: O MRT (mental rotation test) e TS (teste de simetria), e os dados analisados estatisticamente. A pesquisa procura assim, evidências que contribuam no sentido de esclarecer algumas das relações possíveis entre tópicos em geometria, cognição e método pedagógicoAbstract: Along history, geometry has been the prescriptive discipline of a large range of scientific and artistic activities. It is known to be the base of several professions such as architecture, design, engineering, chemicals, physics, geology, astronomy, etc. In spite of its acknowledged importance, its regular teaching throughout an individual's academic life has gone through many changes (not always for better) since the second half of the 20th century and it is nowadays a complex and controvert subject in Brazil and worldwide. Nevertheless, researchers seem to agree that the ability of visualizing - which is classified among the individual's spatial skills from the Cognitive Psychology standpoint - might be positively affected by means of appropriate training in geometry. Many times such vocation is described as a major potential and main justification for its systematic teaching. This research outlines an experiment which involved a group of sixty pupils of a design bachelor's program and aims at trying to understand the impact caused on their mental rotation cognitive ability as from the administration of a range of concepts and exercises related to Isometric Transformations. The students were set out into two groups and received different instructions regarding the use of means of expression. The first group performed exercises using uniquely bidimensional resources, while the second group's exercises included as well activities containing 3D physical manipulatives. The cognitive and conceptual performances were evaluated by two tests, respectively, MRT (mental rotation test) and TS (Symmetry Test), and all data were statistically analyzed. This study, thus, seeks for evidences that may contribute to clarify some of the possible relationships between topics in geometry, cognition, and the pedagogical methodDoutoradoArtes VisuaisDoutor em Artes[s.n.]Gallo, Haroldo, 1952-Boccara, Ernesto GiovanniBernardi, NubiaVaidergorn, JoséPuntoni, Geraldo VespazianoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRamos, Fernando da Silva2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf295 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617883RAMOS, Fernando da Silva. Geometria e habilidade de rotação mental: uma experiência de ensino com transformações isométricas no design. 2012. 295 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617883. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/863265porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:38:39Zoai::863265Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:38:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no design
Geometry and mental rotation skill : an experience of teaching with isometric transformations in design
title Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no design
spellingShingle Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no design
Ramos, Fernando da Silva
Geometria
Cognição
Artes gráficas
Educação
Simetria
Geometry
Cognition
Graphic arts
Symmetry
title_short Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no design
title_full Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no design
title_fullStr Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no design
title_full_unstemmed Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no design
title_sort Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no design
author Ramos, Fernando da Silva
author_facet Ramos, Fernando da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gallo, Haroldo, 1952-
Boccara, Ernesto Giovanni
Bernardi, Nubia
Vaidergorn, José
Puntoni, Geraldo Vespaziano
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Fernando da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Cognição
Artes gráficas
Educação
Simetria
Geometry
Cognition
Graphic arts
Symmetry
topic Geometria
Cognição
Artes gráficas
Educação
Simetria
Geometry
Cognition
Graphic arts
Symmetry
description Orientador: Haroldo Gallo
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617883
RAMOS, Fernando da Silva. Geometria e habilidade de rotação mental: uma experiência de ensino com transformações isométricas no design. 2012. 295 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617883. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617883
identifier_str_mv RAMOS, Fernando da Silva. Geometria e habilidade de rotação mental: uma experiência de ensino com transformações isométricas no design. 2012. 295 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617883. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/863265
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
295 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189077697691648