Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no design
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617883 |
Resumo: | Orientador: Haroldo Gallo |
id |
UNICAMP-30_a55426afd8d81a40db96aad83019c0ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::863265 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no designGeometry and mental rotation skill : an experience of teaching with isometric transformations in designGeometriaCogniçãoArtes gráficasEducaçãoSimetriaGeometryCognitionGraphic artsSymmetryOrientador: Haroldo GalloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A geometria tem sido, ao longo da história, disciplina prescritiva de uma extensa série de atividades cientificas e artísticas, e modernamente, sabe se que é fundamento para diversas profissões como arquitetura, design, engenharias, química, física, geologia, astronomia, etc. Apesar da importância reconhecida, seu ensino regular ao longo da vida acadêmica do indivíduo tem passado por muitas transformações (nem sempre para melhor) desde a segunda metade do século XX, e é hoje, assunto complexo e controverso no Brasil e no mundo. Entretanto, parece consensual entre os pesquisadores que a capacidade de visualização - que para a Psicologia Cognitiva, está categorizada entre as habilidades espaciais do indivíduo - pode ser positivamente afetada através do treinamento adequado em geometria. Tal vocação é muitas vezes descrita como seu maior potencial e principal justificativa para seu ensino sistemático. Esta pesquisa descreve um experimento que envolveu um grupo de sessenta alunos de um curso de bacharelado em design, onde procurou se compreender o impacto causado sobre sua capacidade cognitiva de rotação mental, a partir da administração de uma série de conceitos e exercícios relacionados ao tópico das Transformações Isométricas. Os estudantes foram divididos em duas turmas, e receberam instruções distintas em relação ao uso dos meios expressivos. A primeira turma exercitou se utilizando exclusivamente recursos bidimensionais, enquanto a segunda o fez incluindo exercícios com manipulativos físicos tridimensionais. Os desempenhos cognitivo e conceitual foram avaliados através de dois testes respectivamente: O MRT (mental rotation test) e TS (teste de simetria), e os dados analisados estatisticamente. A pesquisa procura assim, evidências que contribuam no sentido de esclarecer algumas das relações possíveis entre tópicos em geometria, cognição e método pedagógicoAbstract: Along history, geometry has been the prescriptive discipline of a large range of scientific and artistic activities. It is known to be the base of several professions such as architecture, design, engineering, chemicals, physics, geology, astronomy, etc. In spite of its acknowledged importance, its regular teaching throughout an individual's academic life has gone through many changes (not always for better) since the second half of the 20th century and it is nowadays a complex and controvert subject in Brazil and worldwide. Nevertheless, researchers seem to agree that the ability of visualizing - which is classified among the individual's spatial skills from the Cognitive Psychology standpoint - might be positively affected by means of appropriate training in geometry. Many times such vocation is described as a major potential and main justification for its systematic teaching. This research outlines an experiment which involved a group of sixty pupils of a design bachelor's program and aims at trying to understand the impact caused on their mental rotation cognitive ability as from the administration of a range of concepts and exercises related to Isometric Transformations. The students were set out into two groups and received different instructions regarding the use of means of expression. The first group performed exercises using uniquely bidimensional resources, while the second group's exercises included as well activities containing 3D physical manipulatives. The cognitive and conceptual performances were evaluated by two tests, respectively, MRT (mental rotation test) and TS (Symmetry Test), and all data were statistically analyzed. This study, thus, seeks for evidences that may contribute to clarify some of the possible relationships between topics in geometry, cognition, and the pedagogical methodDoutoradoArtes VisuaisDoutor em Artes[s.n.]Gallo, Haroldo, 1952-Boccara, Ernesto GiovanniBernardi, NubiaVaidergorn, JoséPuntoni, Geraldo VespazianoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRamos, Fernando da Silva2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf295 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617883RAMOS, Fernando da Silva. Geometria e habilidade de rotação mental: uma experiência de ensino com transformações isométricas no design. 2012. 295 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617883. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/863265porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:38:39Zoai::863265Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:38:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no design Geometry and mental rotation skill : an experience of teaching with isometric transformations in design |
title |
Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no design |
spellingShingle |
Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no design Ramos, Fernando da Silva Geometria Cognição Artes gráficas Educação Simetria Geometry Cognition Graphic arts Symmetry |
title_short |
Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no design |
title_full |
Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no design |
title_fullStr |
Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no design |
title_full_unstemmed |
Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no design |
title_sort |
Geometria e habilidade de rotação mental : uma experiência de ensino com transformações isométricas no design |
author |
Ramos, Fernando da Silva |
author_facet |
Ramos, Fernando da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gallo, Haroldo, 1952- Boccara, Ernesto Giovanni Bernardi, Nubia Vaidergorn, José Puntoni, Geraldo Vespaziano Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Artes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Fernando da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Cognição Artes gráficas Educação Simetria Geometry Cognition Graphic arts Symmetry |
topic |
Geometria Cognição Artes gráficas Educação Simetria Geometry Cognition Graphic arts Symmetry |
description |
Orientador: Haroldo Gallo |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617883 RAMOS, Fernando da Silva. Geometria e habilidade de rotação mental: uma experiência de ensino com transformações isométricas no design. 2012. 295 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617883. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617883 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Fernando da Silva. Geometria e habilidade de rotação mental: uma experiência de ensino com transformações isométricas no design. 2012. 295 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1617883. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/863265 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 295 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189077697691648 |