Análise do cortisol salivar e ciclo vigília sono em estudantes de enfermagem : repercussões no estado nutricional e qualidade de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Sandra Soares, 1976-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7115
Resumo: Orientador: Milva Maria Figueiredo De Martino
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Um importante marcador da resposta fisiológica ao estresse é o hormônio cortisol, a dosagem desse hormônio na saliva tem sido utilizada na avaliação de situações de estresse e de possíveis condições desfavoráveis ao sono. Objetivo: Analisar a concentração de cortisol salivar como índice fisiológico do estresse e relacionar com o estresse psicológico e sono e as repercussões no comportamento alimentar e qualidade de vida dos estudantes de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo transversal descritivo e comparativo, com abordagem quantitativa. Participaram desta pesquisa estudantes do curso noturno de Enfermagem, de uma instituição particular, na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil. Utilizou-se para a coleta de dados um questionário de caracterização individual e sociodemográfico, o Instrumento para Avaliação de Estresse em Estudantes de Enfermagem-AEEE, o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh-PSQI-BR, questionário sobre comportamento alimentar, o instrumento de qualidade de vida WHOQOL-bref e a dosagem do cortisol salivar. Os questionários foram respondidos em sala de aula ou em locais de estágio. As coletas de saliva foram efetuadas pelos próprios estudantes, a noite antes de dormir e no dia seguinte ao acordar, em dia de rotina de estudo e ou trabalho. Participaram 187 sujeitos respondentes aos questionários e 129 participaram da coleta de cortisol salivar. Resultados: Observou-se predomínio do sexo feminino (81,29%), média idade 26,8 anos (± 8,03), solteiros (67,38%), sem filhos (68,99%), que exerciam atividade laboral (74,33%) e residentes no município (82,36%) onde a pesquisa foi desenvolvida. Houve diferença significante entre as concentrações de cortisol salivar quanto aos horários de coleta para o 2º (p=0,0049) e 5º (p<0,0001) anos. Atividade laboral, custeio dos estudos e sexo feminino foram variáveis associadas a maiores níveis de estresse, menor duração do sono e pior qualidade de vida. A partir do 3º ano observou-se maiores níveis de estresse para Realização das Atividades Práticas (D1), Comunicação Profissional (D2) e Formação Profissional (D5). Estudantes do último ano apresentaram maiores níveis de estresse para Comunicação Profissional (D2), Formação Profissional (D5) e Ambiente (D4). As análises de regressão mostraram que maiores níveis de estresse para os domínios Gerenciamento do Tempo (D3) e Ambiente (D4) estiveram relacionados a pior qualidade do sono, e a pior percepção no domínio físico do Whoqol esteve relacionada a pior qualidade do sono. Obteve-se qualidade de sono ruim para todos os anos do curso e queixas de sonolência diurna. Quanto aos comportamentos de saúde, verificou-se baixa aderência à atividade física, consumo de bebida alcóolica, baixo consumo de água, frutas, verduras e legumes. Conclusão: Demonstrou-se resposta fisiológica ao estresse com concentrações mais próximas do desejável, e melhor normalização do ritmo circadiano para estudantes do 2º e 5º anos do curso. A exposição ao estresse no ambiente acadêmico mostrou repercussões prejudiciais para a saúde, sono, comportamento alimentar e qualidade de vida entre os estudantesAbstract: Background: During the academic education process, students face several situations that can generate stress, some of which can promote personal growth, while others can compromise well-being, sleep, health and quality of life. An important marker of the physiological response to stress is the hormone cortisol, whose measurement in saliva has been used to assess stressful situations and possible unfavorable conditions for sleep. Aim: Analyze the concentration of salivary cortisol as a physiological index of stress and relate it to psychological stress and sleep and the repercussions on feeding behavior and quality of life of nursing students. Methods: This is a cross-sectional descriptive and comparative study, with a quantitative approach. Participants in this research were students of the night nursing course, from a private institution, in Poços de Caldas, Minas Gerais, Brazil. For data collection, an individual and sociodemographic characterization questionnaire, the Instrument for the Assessment of Nursing Student’s Stress-ANSS, the Pittsburgh Sleep Quality Index-PSQI-BR, a questionnaire on feeding behavior, the WHOQOL-Bref quality of life instrument and salivary cortisol measurements were used. The questionnaires were answered in the classroom or at internship locations. The students themselves performed saliva collection, at night before going to sleep and after waking up the following day, on a regular study and / or workday. In all, 187 students answered the questionnaires and 129 participated in the collection of salivary cortisol. Results: There was a predominance of females (81.29%), mean age 26.8 years (± 8.03), single (67.38%), without children (68.99%), who carried out work activity (74.33%) and residents of the municipality (82.36%) where the research was developed. There was a significant difference between the concentrations of salivary cortisol as to the collection times for the second (p = 0.0049) and fifth (p <0.0001) years. Work activity, cost of studies and female gender were variables associated with higher levels of stress, shorter sleep duration and worse quality of life. From the third year onwards, higher scores were observed for the Practical Activity Performance (D1), Professional Communication (D2) and Professional Education (D5). Last year students had higher scores for Professional Communication (D2), Professional Education (D5) and Environment (D4). The regression analyses showed that higher stress levels for the domains Time Management (D3) and Environment (D4) were related to worse sleep quality and the worst perception in the Whoqol's physical domain was related to worse sleep quality. Poor sleep quality was obtained for all years of the course as well as complaints of daytime sleepiness. As for health behaviors, there was low adhesion to physical activity, consumption of alcoholic beverages, and low consumption of water, fruits and vegetables. Conclusion: A physiological response to stress was demonstrated, with concentrations closer to desirable levels and better normalization of the circadian rhythm for students in the second and fifth years of the course. Exposure to stress in the academic environment showed harmful repercussions for health, sleep, feeding behavior and quality of life among studentsDoutoradoCuidado e Inovação Tecnológica em Saúde e EnfermagemDoutora em Ciências da SaúdeFuncamp35364-18[s.n.]De Martino, Milva Maria Figueiredo, 1947-Silva, Rosângela Marion daBarbosa, Dulce AparecidaGrassi-Kassisse, Dora MariaDuran, Erika Christiane MaroccoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMendes, Sandra Soares, 1976-20202020-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (210 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7115MENDES, Sandra Soares. Análise do cortisol salivar e ciclo vigília sono em estudantes de enfermagem: repercussões no estado nutricional e qualidade de vida. 2020. 1 recurso online (210 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7115. 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