Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perassinoto, Maria Gislaine Marques
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615799
Resumo: Orientador: Evely Boruchovitch
id UNICAMP-30_a6e29d6a252eb14bb34d9509dd94f8d4
oai_identifier_str oai::803507
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolarLearning strategies in elementary school : relationships with emotional regulation, motivation and school performanceEstratégias de aprendizagemEnsino fundamentalMotivação (Psicologia)Auto-regulação emocionalRendimento escolarLearning strategiesElementary schoolMotivation (Psychology)Emotional self-regulationAcademic performanceOrientador: Evely BoruchovitchDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Estudos e pesquisas mostram a importância das estratégias de aprendizagem para o processo de aquisição de conhecimentos e para a melhoria do rendimento escolar. A presente pesquisa investiga as estratégias de aprendizagem relatadas pelos alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, de três escolas públicas do município de Hortolândia, sendo uma municipal (ensino de 1º ano a 4ª série) e duas estaduais (de 5ª a 8ª séries), em relação ao gênero, a idade, a série e ao rendimento escolar. Verifica ainda, se há correlação entre as estratégias de aprendizagem e a regulação emocional e entre as estratégias de aprendizagem e o tipo de motivação para aprender dos alunos. A amostra foi composta de 314 participantes, de ambos os sexos e com diferentes níveis de rendimento escolar, cuja faixa etária variou entre 7 a 17 anos. Para a coleta dos dados utilizou-se a Escala de Estratégias de Aprendizagem do Ensino Fundamental (EAEF), a Escala de Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental (EMA), a Escala de Avaliação da Regulação Emocional para Estudantes do Ensino Fundamental (EREEF) e o Rendimento Escolar dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática. As escalas foram aplicadas coletivamente, em duas sessões. Todos os itens foram lidos pela pesquisadora durante a aplicação. Os resultados mostraram diferença nas estratégias de aprendizagem quando consideradas em relação a gênero, idade, série e rendimento escolar, assim como existência de correlações entre as estratégias de aprendizagem e a motivação para aprender e entre as estratégias de aprendizagem e a regulação emocional. Espera-se que o conhecimento produzido pela presente pesquisa possa contribuir para futuros estudos e para a prática pedagógica dos docentes.Abstract: Recent studies on learning strategies have revealed their importance to learning, once they contribute to increase school performance and the processing of information by the students. Hence, the current research investigates the learning strategies informed by second, fourth, sixth and eighth-grade students in Elementary School, from three public schools in the city of Hortolandia - one of them is municipal (first to fifth grades) and two are state-managed (sixth to ninth grades) - in relation to gender, age, grade and school performance. Additionally, it investigates if a correlation may be encountered between learning strategies and the emotional regulation and between learning strategies and the type of learning motivation present in students. The sample is constituted of 314 subjects, from both genders and with diverse school performance, ages ranging between 7 and 17 years old. Data collection has employed the Elementary School Learning Strategies Scale (EAEF), Elementary School Learning Motivation Scale (EMA), the Elementary School Emotional Regulation Evaluation Scale (EREEF) and students performance in the subjects Portuguese and Math. The scales were employed collectively, in two meetings. The researcher has read every item throughout the sections. The results have displayed some disparity between the learning strategies and the investigated variables: gender, age, grade and school performance, as well as existing correlations between learning strategies and learning motivation and between learning strategies and emotional regulation. There is the expectation that the data produced within this study be relevant not only to future researchers but also to educators to improve their pedagogical practice and the quality of the educational situations, fortifying, thus, the learning to learn process.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Boruchovitch, Evely, 1961-Fini, Lucila Diehl TolaineSantos, Acácia Aparecida Angeli dosOliveira, Gislene de CamposBariani, Isabel Cristina DioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPerassinoto, Maria Gislaine Marques2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf113 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615799PERASSINOTO, Maria Gislaine Marques. Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental: relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar. 2011. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615799. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/803507porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:20:15Zoai::803507Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:20:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar
Learning strategies in elementary school : relationships with emotional regulation, motivation and school performance
title Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar
spellingShingle Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar
Perassinoto, Maria Gislaine Marques
Estratégias de aprendizagem
Ensino fundamental
Motivação (Psicologia)
Auto-regulação emocional
Rendimento escolar
Learning strategies
Elementary school
Motivation (Psychology)
Emotional self-regulation
Academic performance
title_short Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar
title_full Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar
title_fullStr Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar
title_full_unstemmed Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar
title_sort Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar
author Perassinoto, Maria Gislaine Marques
author_facet Perassinoto, Maria Gislaine Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boruchovitch, Evely, 1961-
Fini, Lucila Diehl Tolaine
Santos, Acácia Aparecida Angeli dos
Oliveira, Gislene de Campos
Bariani, Isabel Cristina Dio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Perassinoto, Maria Gislaine Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem
Ensino fundamental
Motivação (Psicologia)
Auto-regulação emocional
Rendimento escolar
Learning strategies
Elementary school
Motivation (Psychology)
Emotional self-regulation
Academic performance
topic Estratégias de aprendizagem
Ensino fundamental
Motivação (Psicologia)
Auto-regulação emocional
Rendimento escolar
Learning strategies
Elementary school
Motivation (Psychology)
Emotional self-regulation
Academic performance
description Orientador: Evely Boruchovitch
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615799
PERASSINOTO, Maria Gislaine Marques. Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental: relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar. 2011. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615799. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615799
identifier_str_mv PERASSINOTO, Maria Gislaine Marques. Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental: relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar. 2011. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615799. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/803507
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
113 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189058281209856