Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615799 |
Resumo: | Orientador: Evely Boruchovitch |
id |
UNICAMP-30_a6e29d6a252eb14bb34d9509dd94f8d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::803507 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolarLearning strategies in elementary school : relationships with emotional regulation, motivation and school performanceEstratégias de aprendizagemEnsino fundamentalMotivação (Psicologia)Auto-regulação emocionalRendimento escolarLearning strategiesElementary schoolMotivation (Psychology)Emotional self-regulationAcademic performanceOrientador: Evely BoruchovitchDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Estudos e pesquisas mostram a importância das estratégias de aprendizagem para o processo de aquisição de conhecimentos e para a melhoria do rendimento escolar. A presente pesquisa investiga as estratégias de aprendizagem relatadas pelos alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, de três escolas públicas do município de Hortolândia, sendo uma municipal (ensino de 1º ano a 4ª série) e duas estaduais (de 5ª a 8ª séries), em relação ao gênero, a idade, a série e ao rendimento escolar. Verifica ainda, se há correlação entre as estratégias de aprendizagem e a regulação emocional e entre as estratégias de aprendizagem e o tipo de motivação para aprender dos alunos. A amostra foi composta de 314 participantes, de ambos os sexos e com diferentes níveis de rendimento escolar, cuja faixa etária variou entre 7 a 17 anos. Para a coleta dos dados utilizou-se a Escala de Estratégias de Aprendizagem do Ensino Fundamental (EAEF), a Escala de Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Fundamental (EMA), a Escala de Avaliação da Regulação Emocional para Estudantes do Ensino Fundamental (EREEF) e o Rendimento Escolar dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática. As escalas foram aplicadas coletivamente, em duas sessões. Todos os itens foram lidos pela pesquisadora durante a aplicação. Os resultados mostraram diferença nas estratégias de aprendizagem quando consideradas em relação a gênero, idade, série e rendimento escolar, assim como existência de correlações entre as estratégias de aprendizagem e a motivação para aprender e entre as estratégias de aprendizagem e a regulação emocional. Espera-se que o conhecimento produzido pela presente pesquisa possa contribuir para futuros estudos e para a prática pedagógica dos docentes.Abstract: Recent studies on learning strategies have revealed their importance to learning, once they contribute to increase school performance and the processing of information by the students. Hence, the current research investigates the learning strategies informed by second, fourth, sixth and eighth-grade students in Elementary School, from three public schools in the city of Hortolandia - one of them is municipal (first to fifth grades) and two are state-managed (sixth to ninth grades) - in relation to gender, age, grade and school performance. Additionally, it investigates if a correlation may be encountered between learning strategies and the emotional regulation and between learning strategies and the type of learning motivation present in students. The sample is constituted of 314 subjects, from both genders and with diverse school performance, ages ranging between 7 and 17 years old. Data collection has employed the Elementary School Learning Strategies Scale (EAEF), Elementary School Learning Motivation Scale (EMA), the Elementary School Emotional Regulation Evaluation Scale (EREEF) and students performance in the subjects Portuguese and Math. The scales were employed collectively, in two meetings. The researcher has read every item throughout the sections. The results have displayed some disparity between the learning strategies and the investigated variables: gender, age, grade and school performance, as well as existing correlations between learning strategies and learning motivation and between learning strategies and emotional regulation. There is the expectation that the data produced within this study be relevant not only to future researchers but also to educators to improve their pedagogical practice and the quality of the educational situations, fortifying, thus, the learning to learn process.MestradoPsicologia EducacionalMestre em Educação[s.n.]Boruchovitch, Evely, 1961-Fini, Lucila Diehl TolaineSantos, Acácia Aparecida Angeli dosOliveira, Gislene de CamposBariani, Isabel Cristina DioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPerassinoto, Maria Gislaine Marques2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf113 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615799PERASSINOTO, Maria Gislaine Marques. Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental: relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar. 2011. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615799. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/803507porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:20:15Zoai::803507Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:20:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar Learning strategies in elementary school : relationships with emotional regulation, motivation and school performance |
title |
Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar |
spellingShingle |
Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar Perassinoto, Maria Gislaine Marques Estratégias de aprendizagem Ensino fundamental Motivação (Psicologia) Auto-regulação emocional Rendimento escolar Learning strategies Elementary school Motivation (Psychology) Emotional self-regulation Academic performance |
title_short |
Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar |
title_full |
Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar |
title_fullStr |
Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar |
title_full_unstemmed |
Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar |
title_sort |
Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental : relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar |
author |
Perassinoto, Maria Gislaine Marques |
author_facet |
Perassinoto, Maria Gislaine Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Boruchovitch, Evely, 1961- Fini, Lucila Diehl Tolaine Santos, Acácia Aparecida Angeli dos Oliveira, Gislene de Campos Bariani, Isabel Cristina Dio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perassinoto, Maria Gislaine Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de aprendizagem Ensino fundamental Motivação (Psicologia) Auto-regulação emocional Rendimento escolar Learning strategies Elementary school Motivation (Psychology) Emotional self-regulation Academic performance |
topic |
Estratégias de aprendizagem Ensino fundamental Motivação (Psicologia) Auto-regulação emocional Rendimento escolar Learning strategies Elementary school Motivation (Psychology) Emotional self-regulation Academic performance |
description |
Orientador: Evely Boruchovitch |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615799 PERASSINOTO, Maria Gislaine Marques. Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental: relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar. 2011. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615799. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615799 |
identifier_str_mv |
PERASSINOTO, Maria Gislaine Marques. Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental: relações com regulação emocional, motivação e rendimento escolar. 2011. 113 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615799. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/803507 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 113 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189058281209856 |