Vulnerabilidade social e os acidentes de trânsito em Campinas - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertho, Ana Carolina Soares, 1983-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612394
Resumo: Orientadores: Tirza Aidar, Alberto Augusto Eichman Jakob
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spelling Vulnerabilidade social e os acidentes de trânsito em Campinas - SPSocial vulnerability and traffic accidents in Campinas - SPVulnerabilidade socialAcidentes de trânsitoIgualdadeSocial vulnerabilityTraffic accidentsSocial inaqualityOrientadores: Tirza Aidar, Alberto Augusto Eichman JakobDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo:Diante da redução da mortalidade por homicídios no Brasil na última década,especialmente no estado de São Paulo, as mortes por acidentes de transportes vêm ganhando importância entre as causas externas. Com a implantação do Código de Trânsito Brasileiro, que entrou em vigor em 1998, houve uma queda significativa dos óbitos, mas os acidentes ainda constituem uma grande preocupação para o Poder Público. O objetivo geral do presente estudo é contribuir para o conhecimento sobre os padrões e tendências recentes dos acidentes de trânsito no município de Campinas, verificando se, além de idade e sexo, as características relacionadas às condições sociodemográficas tornam determinados grupos populacionais mais vulneráveis frente ao risco de se ferir ou morrer em acidentes de trânsito. O trabalho parte de uma análise sobre a tendência recente da mortalidade por acidentes de trânsito na Região Metropolitana de Campinas no período 1996-2006, verificando o perfil por idade, sexo e tipo de veículo que as vítimas ocupavam. A partir de 4.171 registros em Boletins de Ocorrência de acidentes ocorridos nas vias municipais de Campinas, é feita análise mais aprofundada sobre características das vítimas e eventos, fatais e não fatais considerando a localização de ocorrência dos acidentes e de residência das pessoas envolvidas e locais de ocorrência sendo esta utilizada como proxy das condições socioeconômicas. As análises em nível agregado sobre a distribuição e concentração no espaço intra-urbano, contrapostas com indicadores sobre vulnerabilidade social e intensidades de deslocamentos diários por áreas, evidenciam que a vulnerabilidade social pode agravar o risco de acidentes para grupos populacionais específicosAbstract: Given the reduction of homicides in Brazil in the last decade, especially in São Paulo, deaths from traffic accidents have been gaining importance among external causes. With the implementation of the Brazilian Traffic Code, which entered into force in 1998, there was a significant decrease of deaths, but accidents are still a major concern to the Government. The overall objective of this study is to contribute to knowledge about patterns and trends of recent traffic accidents in Campinas, verifying that in addition to age and sex, the sociodemographic characteristics related to render certain vulnerable population groups facing the risk was injured or die in traffic accidents. The paper presents an analysis of recent trends in mortality from traffic accidents in the metropolitan area of Campinas in the period 1996-2006, verifying the profile by age, sex and type of vehicle that the victims occupied. From 4171 records in official reports of accidents in Campinas, is made further analysis on characteristics of victims and events, fatal and nonfatal considering the location of occurrence of accidents and residence of the persons involved and local occurrence which is used as a proxy of socioeconomic conditions. Analyses at the aggregate level on the distribution and concentration in intra-urban space, contrasted with indicators of social vulnerability and intensity of daily shifts for the areas, show that the social vulnerability may increase the risk of accidents for specific population groupsMestradoSaúde e Morbi-mortalidadeMestre em Demografia[s.n.]Aidar, Tirza, 1961-Jakob, Alberto Augusto Eichman, 1970-Cunha, Jose Marcos Pinto daBarros, Marilisa Berti de AzevedoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em DemografiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBertho, Ana Carolina Soares, 1983-2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf94 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612394BERTHO, Ana Carolina Soares. Vulnerabilidade social e os acidentes de trânsito em Campinas - SP. 2010. 94 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612394. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/771112porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:55:09Zoai::771112Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:55:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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