Ator & alma : a morte como metodo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Alexandre Silva
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599762
Resumo: Orientadores: Veronica Fabrini Machado de Almeida, Elizabeth Bauch Zimmermann
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spelling Ator & alma : a morte como metodoRepresentação teatralPerformance (Arte)CorpoArte - PsicologiaRitualAlmaOrientadores: Veronica Fabrini Machado de Almeida, Elizabeth Bauch ZimmermannDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A questão da interioridade do ator, em seu trabalho artístico, tem demandado, já há mais de um século, a atenção de diversos encenadores e teóricos teatrais. Paralelamente a esse movimento de atenção à subjetividade do ator, tem havido forte retomada de interesse pelas origens de sua arte, num ambiente cultural cada vez mais caracterizado pela pluralidade de formas e pela experimentação. Neste mesmo ambiente, a psicologia teve nascimento, enquanto ciência, estruturou-se e desestruturou-se, ao longo de um século. Um dos pais da psicologia profunda, Carl Gustav Jung, se dedicou ao estudo da alma humana, através de imagens de sonhos, mitos e símbolos da cultura. Em sua teoria, a alma possui uma característica teleológica, que aponta para o chamado processo de individuação, através do qual, potencialidades inatas da personalidade podem se desenvolver. Esta temática permanece até os dias de hoje, encontrando no pós-junguiano James Hillman um de seus principais expoentes. Hillman é um dos criadores do movimento psicológico denominado psicologia arquetípica, que tem buscado aproximar a psicologia (ou seja, o logos de psyqué) da cultura, das artes e da filosofia, em lugar do consultório médico. Recebendo influências de Henry Corbin e do renascimento florentino, Hillman demonstra a relação que existe entre a alma e a morte, e que a individuação junguiana pode ser vista como um processo de fazer a alma. Nesta dissertação, procuro coadunar a idéia do fazer a alma com o processo de formação e atuação em artes cênicas, usando a psicologia arquetípica como ferramenta para ampliar as discussões acerca da interioridade do ator e de sua relação com a corporeidade da cenaAbstract: The inner state of an actor, as well as the origins of the actor's art has been subject of discussions by directors and researchers in the field of theatre studies for more than a century. The cultural diversity and the development of science allowed researches in the field of psciology. Carl Gustav Jung dedicated his life to study the human soul, through dreams, myths and symbols of human culture. In his theory, the human soul has characteristics, which develops an individual process, allowig the inherents personality aspects of a person to develop. James Hillman developed jung's ideas in what is called archetipical psicology. This field of studies understand that the interweaving between psicology, arts, culture and philosophy is important to understand human kind as a whole. Hillman demonstrates the relationship between soul and death and believes that the jung's individual process can be understood as a way to create the soul. This dissertation intends to get hllman's concept and extend it to theatre studies in order to discuss the inner state of the actor and the relationship of the actor with the scene that is created.MestradoArtesMestre em Artes[s.n.]Almeida, Veronica Fabrini Machado de, 1960-Zimmermann, Elisabeth Bauch, 1946-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASNunes, Alexandre Silva20052005-01-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf203 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599762NUNES, Alexandre Silva. Ator & alma: a morte como metodo. 2005. 203 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599762. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/336650porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-18T14:26:23Zoai::336650Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-18T14:26:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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