Atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar e resiliência em estudantes do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Natália Rodovalho, 1985-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621132
Resumo: Orientador: Evely Boruchovitch
id UNICAMP-30_a7fe2b69403841e87764a31016e44b46
oai_identifier_str oai::913152
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar e resiliência em estudantes do ensino fundamentalCausal attributions for academic success and failure and resilience of elementary school studentsCausalidadeAdaptaçãoEducação básicaCausalityAdaptationBasic educationOrientador: Evely BoruchovitchDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: As atribuições de causalidade para o sucesso e o fracasso escolar dizem respeito às interpretações individuais sobre as causas do desempenho acadêmico. Por sua vez, a resiliência é compreendida como a capacidade dos seres humanos de enfrentar positivamente as situações adversas. No campo educacional, o estudo desses construtos é relevante, pois apresentam relações com fatores importantes referentes à aprendizagem autorregulada e de qualidade. Assim, a presente pesquisa teve como objetivos identificar as atribuições de causalidade para o sucesso e o fracasso escolar e a resiliência em estudantes do Ensino Fundamental, verificar as relações desses construtos com as variáveis demográficas e a correlação existente entre as atribuições causais e a resiliência, na amostra. Buscou-se também conhecer as dificuldades encontradas pelos participantes no ambiente escolar e as estratégias de enfrentamento utilizadas para superá-las. A amostra foi composta por 275 alunos matriculados nos 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos, de ambos os sexos, de uma escola pública da cidade de Monte Carmelo - MG. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questões abertas sobre as dificuldades no ambiente escolar, de uma Escala de Avaliação das Atribuições de Causalidade para Sucesso e Fracasso Escolar, e de uma Escala de Resiliência para Crianças e Adolescentes. As questões abertas foram avaliadas por meio da análise categorial; e os dados objetivos foram analisados de acordo com os procedimentos da estatística descritiva e inferencial. Os resultados mostraram que os alunos relataram como principais dificuldades enfrentadas na escola as relacionadas à aprendizagem e ao relacionamento interpessoal e mencionaram o uso de diversas estratégias de enfrentamento para superá-las, tais como: utilização de boas estratégias de estudo e de aprendizagem e investimento nas relações interpessoais. No que concerne às atribuições causais, a maioria dos participantes disse acreditar que causas internas e controláveis são responsáveis pelo sucesso e pelo fracasso escolar. Quanto à resiliência observou-se que uma quantidade expressiva dos estudantes reportou as características que facilitam a superação das adversidades. Foram encontradas correlações significantes, positivas e negativas, entre atribuição de causalidade e resiliência e também entre esses construtos e as variáveis demográficas. Espera-se que o presente estudo possa contribuir para melhor compreensão das atribuições causais e das características da resiliência em alunos da Educação Básica. Tem-se a expectativa de que esta pesquisa possa colaborar para a ampliação do conhecimento na área e que instigue novos estudos. Pretende-se, ainda, que este trabalho possa trazer importantes implicações educacionais, especialmente sobre a prática docente, no sentido de promover nos alunos uma reflexão sobre as causas do desempenho escolar e estimulá-los em direção ao desenvolvimento de características individuais que facilitem a superação das adversidades.Abstract: The causal attributions for success and failure in school refer to individual interpretations about the causes of academic performance. In turn, resilience refers to the ability of humans to cope positively with adverse situations. In the educational field, the study of these constructs is relevant, because have related to important factors about the self-regulated learning process and quality. This study aimed to identify the causal attributions for success and failure in school, as well as resilience in elementary school students. It also aimed to examine the relationship between these constructs and the demographic variables along with the correlation between causal attributions and resilience in the sample. We also looked for information about the difficulties found by the participants and the coping strategies used to overcome these difficulties in the school environment. The sample involved 275 male and female students enrolled in 5th, 6th, 7th, 8th and 9th grades of a public school in the city of Monte Carmelo, in Minas Gerais, Brazil. Data were collected through the application of open questions about the difficulties in the school environment, a Scale of Causality Attributions for Success and School Failure, and a Resilience Scale for Children and Adolescents. The open questions were evaluated through categorical analysis and the objective data were analyzed according to the procedures of descriptive and inferential statistics. The results showed that the major difficulties faced by students in the school environment were related to learning and interpersonal relationship. They also mentioned the use of various coping strategies to overcome these difficulties, such as the use of good study and learning strategies, and investment in interpersonal relationship. Regarding the causal attributions, most participants said they believe that internal and controllable causes are responsible for school success and failure. With respect to resilience, we observed that a significant number of students reported features that help them overcome the adversities. Positive and negative significant correlations were found between causal attribution and resilience, and also between these constructs and demographic variables. We hope that this study will contribute to a better understanding of causal attributions and characteristics of resilience in elementary education students. We expect that this research will contribute to the expansion of knowledge in the area and instigate further studies. With this study, we also intend to provide important educational implications, especially on the teaching practice, in order to help students reflect on the causes of school performance, and to encourage the development of individual characteristics that help them overcome adversities.MestradoPsicologia EducacionalMestra em Educação[s.n.]Boruchovitch, Evely, 1961-Fini, Lucila Diehl TolaineSantos, Acácia Aparecida Angeli dosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGarcia, Natália Rodovalho, 1985-20132013-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621132GARCIA, Natália Rodovalho. Atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar e resiliência em estudantes do ensino fundamental. 2013. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621132. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/913152porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:06:34Zoai::913152Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:06:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar e resiliência em estudantes do ensino fundamental
Causal attributions for academic success and failure and resilience of elementary school students
title Atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar e resiliência em estudantes do ensino fundamental
spellingShingle Atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar e resiliência em estudantes do ensino fundamental
Garcia, Natália Rodovalho, 1985-
Causalidade
Adaptação
Educação básica
Causality
Adaptation
Basic education
title_short Atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar e resiliência em estudantes do ensino fundamental
title_full Atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar e resiliência em estudantes do ensino fundamental
title_fullStr Atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar e resiliência em estudantes do ensino fundamental
title_full_unstemmed Atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar e resiliência em estudantes do ensino fundamental
title_sort Atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar e resiliência em estudantes do ensino fundamental
author Garcia, Natália Rodovalho, 1985-
author_facet Garcia, Natália Rodovalho, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boruchovitch, Evely, 1961-
Fini, Lucila Diehl Tolaine
Santos, Acácia Aparecida Angeli dos
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Natália Rodovalho, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Causalidade
Adaptação
Educação básica
Causality
Adaptation
Basic education
topic Causalidade
Adaptação
Educação básica
Causality
Adaptation
Basic education
description Orientador: Evely Boruchovitch
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-11-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621132
GARCIA, Natália Rodovalho. Atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar e resiliência em estudantes do ensino fundamental. 2013. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621132. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621132
identifier_str_mv GARCIA, Natália Rodovalho. Atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar e resiliência em estudantes do ensino fundamental. 2013. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621132. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/913152
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
139 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189104865247232