A interface sociolinguistica/gramaticalização : estratificação de usos de tipo, feito, igual e como sincronia e diacronia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima-Hernandes, Maria Celia Pereira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621
Resumo: Orientador: Maria Luiza Braga
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spelling A interface sociolinguistica/gramaticalização : estratificação de usos de tipo, feito, igual e como sincronia e diacroniaThe sociolinguistic/grammaticalization interface: layered functions of tipo, feito, igual and como syncronic and diachronia reseachGramatica comparada e geral - GramaticalizaçãoSociolinguísticaGrammar, Comparative and general - GrammaticalizationSociolinguisticOrientador: Maria Luiza BragaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A partir da premissa de que deslizamentos funcionais de itens/estruturas mais ou menos lexicais permitem a apreensão de rotas de gramaticalização nas línguas, investigo os usos sincrônicos e diacrônicos dos itens tipo, feito, igual e como no português do Brasil. Apresento o estatuto da mudança sob a perspectiva da gramaticalização e da sociolingüística, posto que motivações internas e externas se imbricam em muitos trajetos de deslizamentos funcionais dos itens analisados. Procedo ao estudo de tipo painel (Labov 2002) com amostras de língua falada por cariocas dos projetos PEUL e NURC. Proponho a hierarquização dos vários usos baseada na unidirecionalidade e quantifico esses dados produzidos em situações de fala, avaliando a referendação dos padrões funcionais em dados diacrônicos dos séculos XIII ao XX. Com essa estratégia, mostro que muito do que ocorreu no passado explica o que já ocorre sincronicamente; além disso, essa metodologia favorece a compreensão da direção assumida pela mudança. Realizo um estudo circunstanciado na exemplificação/quantificação de type/tokens. Defendo, com base em Du Bois (1985), Hopper & Traugott (1993) e Bybee (2003), a pertinência de um estudo quantitativo para a apreensão da gramaticalização de itens. Como estratégia para estudar a incorporação de usos inovadores em textos escolares, empreendi um exaustivo estudo dos padrões funcionais de tipo em redações escolares dissertativas, por meio do que discuto o ingresso de usos funcionais inovadores na língua escrita e a trajetória de gramaticalização assumida pela forma-fonte. Apoio minhas explicações em pressupostos sociolingüísticos, especialmente naqueles que defendem que a incorporação de novas formas/funções lingüísticas pelos indivíduos deve-se à força de valores/atributos do grupo que as originou/ou que mais evidentemente as utiliza. A adesão lingüística de inovações seria, assim, reflexo da atitude individual e indicação de sintonia com os valores dos paresAbstract: Not informed.DoutoradoDoutor em Linguística[s.n.]Braga, Maria Luiza, 1943-Koch, Ingedore Grunfeld VillaçaNaro, Anthony JuliusPaiva, Maria ConceiçãoGonçalves, Sebastião CarlosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima-Hernandes, Maria Celia Pereira20052005-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis204 p. : il.application/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1621LIMA-HERNANDES, Maria Celia Pereira. A interface sociolinguistica/gramaticalização: estratificação de usos de tipo, feito, igual e como sincronia e diacronia. 2005. 204 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/348694porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-19T11:13:42Zoai::348694Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-09-19T11:13:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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